Prefeitura de Candeias anuncia inicio das obras da Escola Família Agrícola do Flor do Amazonas

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira

 CANDEIAS DO JAMARI (RO) O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, juntamente com o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Antônio Deuseminio de Almeida, visitaram esta semana o assentamento Flor do Amazonas, região campesina do município, para anunciar início das obras da Escola Família Agrícola (EFA) que será construída na localidade.

 O estabelecimento será construído com recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na ordem R$ 2,4 milhões, e terá capacidade para educar até 200 alunos. Além de salas de aulas, a escola terá alojamento e uma agroindústria que funcionará como laboratório.
 A expectativa do secretário municipal de Educação, Alcimar Casal, é que a obra seja concluída até o final de 2012, e no inicio do ano letivo previsto para 2013. O secretário adiantou que a Semed participa do projeto desde o início da discussão para a implantação da EFA em Candeias do Jamari e participou ainda da elaboração da planta escola e da
capacitação dos monitores.
 “Lutamos por esse projeto porque sabemos que esse modelo de ensino, trabalha com a pedagogia da alternância, uma modalidade de ensino especial, ou seja. Por esse sistema, o aluno fica em regime de semi internato  por um período de 15 dias. Nos outros 15 dias do mês ele é liberado para integra-se as atividades produtivas que envolvem seus familiares e a comunidade”, lembrou o secretário.
 O prefeito Dinho Sousa ressaltou a importância de se criar uma escola onde o aluno possa permanecer no seio familiar, ter as mesmas condições de ensino dos alunos de famílias urbanas se profissionalizar em atividades de interesse da comunidade, é importante para a formação do estudante que  não perde contato com o ambiente onde vive.
 “Essa ação conjunta entre a prefeitura e o governo visa beneficiar não só o assentamento Flor do Amazonas. Com certeza essa é a primeira de muitas Escolas Famílias Agrícolas que ainda virão para o município. O nosso objetivo é solucionar os problemas relacionados às questões do ensino regular, que geralmente são direcionado para as atividades urbanas, e desta forma, contribuir para que filhos de agricultores tenham acesso aos conhecimentos gerais e tecnológicos da terra”, disse o prefeito.
 O secretário adjunto da Seagri, Antônio Deusemínio de Almeida, frisou que o modelo das EFAs é erguido sobre quatro pilares: a família, que é a gestora da escola, através da Associação de Pais; a pedagogia de alternância;   a formação integral.; e o desenvolvimento local sustentável, onde o aluno aprende a produzir ou explorar a região respeitando a natureza, preservando o meio ambiente e garantindo o sustento das futuras gerações.
 “Uma das vantagens desse modelo de ensino, é que por esse sistema o aluno cursa quatro anos que equivalem aos três primeiros do ensino médio. E mais, ele sai já tendo uma profissão, porque o quinto ano é voltado à profissionalização. Mas esse ofício ele já começa a aprender desde o primeiro ano”, explicou.


2 comentários:

  1. Gostaria de fazer algumas correções nessa matéria. A primeira delas é que esse empreendimento será realizado através de recursos financeiros oriundos do Sub Crédito Social (compensação) do Consórcio Santo Antônio Energia, repassados ao Governo do Estado de Rondônia. Os orgãos responsáveis pela gestão administrativa e financeira do recurso é a SEAS - Secretaria de Estado da Assistencia Social e SEAGRI - Seretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária. A Prefeitura de Candeias é grande parceira na implementação da escola juntamente com a comunidade e AEFACAJ.

    ResponderExcluir
  2. OK! valeu pela informação vou adiciona-la a na próxima materia

    ResponderExcluir

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.