Idsus avalia saúde de Candeias do Jamari como a melhor de Rondônia e a segunda da região Norte

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
Candeias do Jamari obteve a melhor nota entre os municípios de Rondônia no Índice de Desempenho do SUS (Idsus), avaliação feita pelo Ministério da Saúde sobre o Sistema Único de Saúde. No ranking, Candeias ficou em primeiro lugar, com a nota 5,83, a frente da capital, Porto Velho, que obteve nota 5,51.

O índice, divulgado no Portal da Saúde, do Governo Federal, é maior que a média brasileira que foi de 5,47, e colocou  o município a frente de outras capitais da região como Rio Branco-AC (5,56), Manaus-AM (5,58), Boa Vista-RR (5,76), Belém-PA (4,57), Macapá-AP (5,09), ficando atrás apenas de Palmas-TO, que teve nota  6,31.

O Idsus é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.
A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país.

Para o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, esse desempenho positivo é mais um avanço do município alcançado graças aos investimentos da prefeitura, como a ampliação dos serviços disponibilizados à população na rede de atenção básica.  A Unidade de Saúde Santa Izabel, por exemplo, hoje oferece os serviços como pronto atendimento, odontológico, exame laboratorial, ultrassonografia, raio X, internações, além de outros procedimentos médicos.

A unidade também foi reformada e ampliada, o que proporcionou uma melhoria no atendimento aos usuários do SUS no município. Outro estabelecimento que saúde que está em obras é o do Palheira que também está foi ampliado. Em Vila Samuel, foi construído um posto para atender a comunidade, e falta apenas a unidade ser equipada para ser entregue a população. Na BR 364, o posto de saúde  Nova Colina também foi reformado.

Distante cerca de 90 quilômetros do núcleo urbano de Candeias do Jamari, o distrito de  Triunfo, também recebeu investimentos da prefeitura na área de saúde. No local foi construído a Casa de Apoio à Equipe da Saúde para abrigar os profissionais que trabalham no distrito.

Outro avanço significativo alcançado pelo município, e constatado na pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, está relacionado ao Programa Saúde da Família (PSF). Proporcionalmente, Candeias do Jamari é o município de Rondônia com o maior número de equipes do PSF atendendo a população em suas residências.

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.