Escola Dom João Batista Costa realiza Feira de Ciência

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira

Nesta sexta-feira, 25,a Escola Municipal Dom João Batista Costa, de Candeias do Jamari. realizou  a sua “1ª Feira de Ciência”  evento ocorreu no período letivo da tarde e à noite.
O tema central da feira foi voltado ao saneamento básico tendo como foco os conjuntos de medidas que poderão ser adotadas na cidade para melhorar a vida e a saúde dos moradores do município.
Ações que impeçam fatores de efeitos nocivos que possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico, mental e social também são abordados na feira.
No evento, a equipe formada por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular e do Ensino de Jovem e Adulto (EJA), irão expor trabalhos de pesquisas sobre abastecimento de água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais, que estão entre os serviços de infraestruturas urbana.
Para o sanitarista Beto Braga, professor voluntário da escola, a Feira de Ciência é importante para despertar nos alunos a preocupação e o interesse pelo assunto, que visa despertar na comunidade o interesse para conservação ambiental.
“Um dos problemas graves no país hoje é a falta do saneamento básico. E este é um dos fator importante para a saúde porque, de acordo com o meio onde se vive, corremos o risco de contrair e transmitir muitas doenças”, alertou.
Entre as moléstias transmissíveis, as principais são as doenças respiratórias, assim como também vermes e outros parasitas. Para o sanitarista, o acesso à água potável e algumas condições de higiene, são necessárias para que muitas doenças possam ser evitadas. E isso só será possível com o envolvimento da comunidade, por meio de ações educativas.
Para o professor Marco Antônio, diretor do estabelecimento, medidas como a de levar o debate para dentro da escola, é importante para a disseminação de procedimentos que poderão ser adotados população

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.