Prefeito Dinho apoia manifestação dos moradores de Candeias contra empresa de transporte coletivo


Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
Um grupo de mais de 200 moradores de Candeias do Jamari interditaram, na manhã desta segunda-feira, 12,  a garagem da empresa Viação Cidade Nova que faz a linha intermunicipal de Candeias/Porto velho, administrada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER)

O motivo são os constantes atrasos e superlotação dos coletivos. A manifestação foi deflagrada no início da manhã com a montagem de um piquete em frente a garagem da empresa, que apesar de explorar a linha, não é a concessionária do serviço público.

Até o final da manhã, apenas um ônibus conseguiu sair da garagem, o que das 5 horas, e a situação só foi normalizada por volta das 11 horas. Por causa da superlotação, os ônibus da Viação Cidade Nova estão sendo constantemente parados no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 364, o que já ocasionou várias multas à empresa.

Sem saber o que estava acontecendo na garagem, os usuários que utilizam os ônibus da linha para se deslocarem até Porto Velho, para o trabalho ou à escola, reclamavam da demora dos coletivos. Somente por volta das 7h30 veio a confirmação de que os coletivos não circulariam.
Mas a primeira informação era de que motoristas e cobradores haviam deflagrado greve. Depois veio a confirmação de que a própria população era que estava impedindo a saída dos ônibus, em protesto aos transtornos causado pela empresa por causa do número reduzido de coletivos para atender os usuários.

Os ânimos só se acalmaram com a chegada do prefeito de Candeias, Dinho Sousa, que esteve no local a pedido da própria comunidade. Para atuar como intermediador nas negociações com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Velho (SET) e o Encarregado de Trafego da Empresa Viação Cidade Nova.

A pedido do prefeito, foi formada uma comissão para iniciar as conversações a fim de acabar com o impasse. “Estamos aqui na manifestação por que somos solidários a reivindicação da população de candeias. Sabemos da dificuldade que os moradores passam todos os dias ao se deslocarem até Porto Velho”, disse o prefeito.

Depois de meia hora de negociação, a empresa acatou as reivindicações dos moradores, como o aumento da frota de nove para 12 ônibus e a redução de 20 para 15 minutos, no intervalo de um ônibus para o outro. Também ficou acertado que, em caso do descumprimento do acordo, o caso seria denunciado ao Ministério Público.

“E é o que faremos  se não for cumprido o acordo. A prefeitura junto com a comunidade buscará a intercessão do Ministério Publico e do próprio DER para que o que foi combinado hoje seja realmente cumprido. E, caso seja necessário, vamos colocar um fiscal da prefeitura na garagem para garantir que os ônibus cumpram com o novo horário estabelecido hoje pela empresa”, enfatizou o prefeito.     

Pelo cronograma de horário, o primeiro ônibus sai da garagem às 5 horas e os demais a cada 15 minutos, num sistema que até às 7 horas, todos os 12 coletivos estejam em circulação para atender os usuários no horário de pico pela parte da manhã, o mesmo ocorrendo nos outros horários de grande movimentação de passageiros.
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.