Moradora de 101 anos homenageada pela Prefeitura de Candeias do Jamari

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
Como parte da programação alusiva ao “Mês da Mulher”, a Prefeitura de Candeias do Jamari realizou no último sábado, 11, na escola Albino Buttner, em Triunfo, uma festa em homenagem as mulheres do distrito.
Na ocasião, houve sorteio de brindes, condecorações às mulheres que mais se destacaram, por meio das ações realizadas na comunidade. Na próxima semana, será a vez das mulheres do assentamento “Flor do Amazonas”, na região do rio Preto, serem homenageadas.  
A programação em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, em Candeias do Jamari, iniciou na última quinta-feira, 08, com um evento no auditório da escola Carlos Drummond de Andrade, que teve várias atividades, entre elas, uma palestra com o tema “O Feminino e a Saúde da Mulher”, apresentações de grupos artísticos e sorteio de brindes.
Mas o ponto alto da programação foi a homenagem feita a dona Raimunda Alves dos Santos, a moradora mais velho do município. Nascida em Juazeiro do Norte (CE), dona Raimundo completou em fevereiro 101 no dia 05 de fevereiro deste ano.
Mãe de 14 filhos (12 já falecidos), 15 netos e 04 bisnetos, ela recebeu das mãos da secretária municipal de Assistência e Defesa dos Direitos da Mulher, Márcia Guerreiro, o certificado lhe concedendo o título de “Mulher do Ano”. Emocionada, Dona Raimunda chorou ao agradecer a honraria recebida.
“Essa é uma singela homenagem prestada a dona Raimunda, e o reconhecimento oficial pela contribuição dada por ela ao município. É simples, mas é feita com sinceridade e carinho”, disse a secretária. Dona Raimunda é apenas 15 mais nova que a mineira Maria Gomes, a mulher mais velha do mundo e do Brasil, que nasceu em 1896.
No ano em que Dona Raimunda nasceu, 1911, estavam sendo realizados os primeiros testes com aviões bombardeiros que seriam usados na Primeira Guerra Mundial. Foi também o ano de nascimento do ator Paulo Gracindo, do líder soviético, Konstantin Chernenko e do ex-presidente norte-americano, Ronald Reagan. Na música, falecia o compositor Gustav Mahler, e nasciam dois expoentes da música brasileira: Assis Valente e Nelson Cavaquinho.
Em 1911, Charles Chaplin iniciava sua carreira como ator no filme “Making a living”, de Mark Sennett. Foi o ano também em que estourou a Primeira Revolução Chinesa que culminaria com a derrubada do imperador Pu Yi, da Dinastia Qing, e o estabelecimento da República da China.


 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.