Cavalgada do Trabalhador acontece neste domingo em Candeias do Jamari



Texto e fotos: Shyley Saissem 
A cidade de Candeias do Jamari vai parar neste domingo, 29 de abril, durante a realização de uma das maiores cavalgadas da região norte. O evento, denominado “19ª Cavalgada do Trabalhador”, iniciará a partir das 9h, com a concentração das comitivas na área em frente ao terminal rodoviário, ás margens da BR 364.

Cavalgada

Um dos pontos alto da festa, que é o desfile pelas principais ruas da cidade, contará com a presença das comitivas “Os Veteranos”, “Rio Branco”, “Garanhões do Norte”, “Os Federais”, “Gela Guela”, “Espora Vermelha”, “Wiskinão”, “Cowboys por Acaso”, “Brutas do Sertanejo”, “Netos do Velho Barreiro”, “Lucivaldo Fabrício” “Nóis Enverga + Não Cai” “Fura-Olho” e “Os Cavalos do Pica-Pau”.

A novidade este ano será a homenagem à comitiva “Os Veteranos”, presidida pela comerciante Maria Bezerra, a “Dona Netinha”, uma das fundadoras da Cavalgada. O evento foi realizado pela primeira vez em 1993, no dia 7 de Setembro. Em 1997, na primeira gestão do ex-prefeito Lindomar Garçon, a data foi transferida para o dia 1º de maio em homenagem ao trabalhador. 

Quem também terá destaque especial durante a festa serão a Rainha da Cavalgada, Stephanie Pâmela; 1ª princesa, Daiane de Carvalho, a 2ª princesa, Fernanda Rodrigues e as soberanas do rodeio, como a a Rainha do Rodeio, Beatriz Leal; a 1ª princesa, Silvane Nunes e a 2ª princesa, Iana Saissem, eleitas durante o curso da Rainha da Cavalgada.

A galope pelas ruas da cidade, cavaleiros e amazonas, depois da cavalgada se concentrarão no espaço alternativo, atrás da prefeitura. No local ficará o trio-elétricos onde se apresentarão as atrações culturais como a dupla Isidoro e Paulinho e a atração nacional Dedim Gouveia, além das atrações musicais que anima as comitivas em tendas exclusivas. Para quem adquiriu as camisetas ainda tem almoço e bebidas de graça por conta das comitivas.

Segurança

Este ano estão sendo aguardados mais de 15 mil participantes, um número bem maior do registrado nos anos anteriores. Por conta disso, a prefeitura em parceria com o Governo do Estado, preparou um grande esquema de segurança para ser implantado durante a passagem da Cavalgada.

O prefeito Dinho Sousa confirmou que durante o evento, mais de 150 soldados do Pelotão de Policiamento Ostensivo e Batalhão da Policia Ambiental, estarão nas ruas para garantir a segurança.

Além desse contingente, haverá ainda guarnições de radiopatrulha com o apoio de seis motocicletas e o pessoal do Corpo de Bombeiro, Policia Rodoviária e Departamento Estadual de Transito. O município também disponibilizará duas ambulâncias durante o evento.

“Este ano faremos uma festa diferenciada, para isso buscamos o apoio do sistema de segurança do estado, assim como também do Ministério Publico Estadual. Essa parceria tem o objetivo maior de oportunizar à comunidade um momento de diversão e lazer, aliada à segurança, evidentemente ", enfatizou o prefeito.

A Cavalgada do Trabalhador de Candeias do Jamari é mais um acontecimento consolidados no Calendário de Eventos do Estado de Rondônia. Todos os anos mobiliza milhares de pessoas que se dirigem ao município para assistir e participar desse momento de festa, que resgata a simplicidade e a naturalidade do homem do campo e revive uma história dos caminhos percorridos por nossos antepassados.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.