Conferência Municipal da Saúde de Candeias do Jamari

Texto Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
Foi realizado neste sábado, 09, na Câmara Municipal, a 4ª da Conferência Municipal de Saúde de Candeias do Jamari. Nesta edição, os delegados conferencistas travaram varias discussões tendo como base o tema central do encontro “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro”.



O eixo temático da discussão que versa pelo “acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” foi tratado pela palestrante professora da Universidade Federal de Rondônia, Katia Fernandes.












O primeiro sub-eixo, “Participação da comunidade e controle social”, foi debatido pelo presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RO), Diogo Casal. O tema “Gestão do SUS, financiamento, pacto pela saúde e relação publico x privado; Gestão de sistema do trabalho e da educação em saúde” foi mediado pelo auditor do Denasus de Minas Gerais, Carlos Jose de Sá.


O prefeito Dinho Sousa, reforçou a importância das conferências no Brasil, por abrir essa discussão para toda a comunidade. 

“Com as conferencias, temas locais, regionais, estaduais e nacionais, poderão ser discutidos e avaliados tanto pelo comunidade, quanto pelos trabalhadores da área da entre esses os representantes de órgãos públicos, entidades de classe, conselhos profissionais de saúde, usuários e pessoas interessadas em questões relativas ao assunto, os quais poderão opinar e contribuir na identificação dos principais problemas existentes no município”, avaliou, o prefeito.

As propostas aprovadas no encontro municipal irão compor a etapa estadual e nacional da Conferência de Saúde. O objetivo final é avaliar a situação do setor, de acordo com os princípios e as diretrizes previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, garantindo o acolhimento e a qualidade da atenção integral à população.
 
Outros objetivos são: definir diretrizes para a plena garantia da saúde como direito fundamental do ser humano e como política de Estado, condicionante do desenvolvimento humano, econômico e social pautado na seguridade social, no marco do conceito ampliado e associado aos direitos humanos; definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação da comunidade e dos diversos atores da sociedade na perspectiva da plena garantia e o fortalecimento do controle social na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.