Candeias do Jamari realiza solenidade de Juramento à bandeira


Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 






A Junta Militar de Candeias do Jamari realiza no próxima sexta-feira, 25,  a solenidade de Juramento à Bandeira. O evento acontece quadra de esportes Lucivaldo Gabriel de Barros, atrás da prefeitura, no bairro União.

Na ocasião 400 jovens alistados de novembro de 2011 a maio deste ano, receberão o Certificado de Alistamento e o Certificado de Dispensa Militar de Incorporação, referente às classes de 1991 a 1993 e anos anteriores.

Uma das novidades da solenidade cívica será a participação dos jovens alistados pela Junta Militar de Itapuã do Oeste. A solenidade, a exemplo dos outros anos, será presidida pelo prefeito Dinho Sousa, um dos incentivadores da implantação e permanência do JM no município.

Na avaliação do prefeito, o Exército, além de cumprir o preceito constitucional de proteger a nação, desenvolve um trabalho importante na cidade que é o de profissionalizar milhares de jovens todos os anos.

“O Exército muito mais que defender a pátria defende a família. Por isso tenho dado apoio à permanência da Junta Militar em Candeias do Jamari”, declarou o prefeito.

A secretária da Junta Militar do município, Margareth Nunes, lembrou que também poderão participar da solenidade  os alistados em período anterior a novembro de 2011, mas que não prestou o Juramento à Bandeira, nas solenidades anteriores.

“A Junta militar de Candeias do Jamari abrirá está exceção para que desta forma todos que se alistaram no município, assim como em Itapuã do Oeste que estão alistado, mas que ainda não juraram à bandeira, possam regularizar sua situação junto ao Ministério da Defesa”, disse Margateth Nunes.  

Na solenidade está confirmada a presença do tenente-coronel Julio César de Azevedo Farias, comandante da 31ª Circunscrição de Serviço Militar, do delegado da Junta Militar de Porto Velho, tenente Júlio Cezar Ardohaim Menezes, do prefeito Dinho Sousa, além da Banda da Base Aérea. 

Prefeitura de Candeias do Jamari realiza 1º Pedagógico da Educação Infantil


Texto e foto: Shyley Saissem


A Prefeitura de Candeias do Jamari realizou neste sábado, 19, o 1º Encontro Pedagógico da Educação Infantil 2012, realizado pela Prefeitura de Candeias do Jamari. O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semede), é voltado aos professores da rede municipal de ensino que atuam na área.
Com o tema “As múltiplas Linguagens da Educação Infantil”, o encontro visa proporcionar aos educadores oportunidades de expor e sanar duvida e adquirir mais conhecimentos a cerca da Educação Infantil e seus desafios.


O encontro abordou também a importância das praticas lúdicas no processo de aprendizagens, para facilitar o conhecimento e a interação dos alunos no cotidiano escolar.
No encontro foram ministradas três palestras com os temas “Deficit de Aprendizagem na Educação”, que teve como palestrante o médico neurocirurgião Pauzanes de Carvalho Filho; a segunda, “Aspectos Legais da Educação”, foi ministrada pela coordenadora pedagógica da Semede, Sheyla Cristina. A última palestra abordou o tema “Noção de Primeiros Socorros e Orientação no Manuseio com Brinquedos” ministrada pelo soldado do Corpo de Bombeiros, Marcelo Almeida.


Para a coordenação, a realização do evento foi positiva porque proporcionou a interação dos professores e a troca de experiências. Outro objetivo do encontro foi incentivar os educadores a buscar uma participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, e mostrar a importância de se trabalhar com jogos educativos nas séries iniciais, assim como também as dinâmicas de grupo.


O secretário municipal de Educação, Alcimar Casal, que representou o prefeito Dinho Sousa, parabenizou os educadores presentes e destacou os investimentos da administração municipal para melhorar a qualidade do ensino no município.


“Estamos trabalhando para que a rede municipal de ensino possa propiciar à população uma educação de qualidade. Por isso buscamos aperfeiçoar essa instrução com a capacitação e qualificação dos professores de Candeias do Jamari”, disse o secretário .
Para a coordenadora Pedagógica de Educação Infantil do município, Mariza Mendoza, o Encontro Pedagógico serviu também para que os profissionais da área possam trocar experiência e adiantou que os avanços conquistados na área são frutos do comprometimento de cada educador que é o ator principal que possibilita esses avanços.


“Nosso objetivo é oferecer condições para uma reflexão à prática pedagógica, visando sempre à inovação e melhoria do ensino público em Candeias do Jamari. Por isso queremos despertar nos educadores a utilização de outros instrumentais de trabalho que garantam uma aprendizagem de forma agradável e dinâmica, da mesma forma que os alunos gostam de aprender”, afirmou a coordenadora.
Durante o encontro foram apresentadas peças e esquetes teatrais e exposição de instrumento de trabalho pelos profissionais das pré-escola Fernando Fonseca, Francisco Alves, Leonora Atanásio, Vovó Ginoca, Creche Pedro Torres e Serafina de Azevedo.

 










Prevfogo/Ibama contrata brigadista para atuar em Candeias do Jamari


 


Texto e Fotos Shyley Saissem

Encerrou na tarde da última sexta-feira, 18, a terceira e ultima etapa do processo seletivo realizado pelo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para contratação de brigadistas temporárias para o combate a incêndios florestais em Candeias do Jamari. Na ocasião, o Ibama divulgou a lista dos aprovados.

Durante o curso de formação os candidatos foram avaliados em testes teóricos e práticos quando foram submetidos a situações para avaliar a habilidade dos concorrentes no uso de ferramentas agrícolas e aptidão física.

Foram selecionados 15 candidatos, sendo que 13 trabalharão como brigadistas, um como chefe de brigada e outro como chefe de esquadrão. O serviço será prestado no período de julho a novembro de 2012.

A assinatura do contrato foi realizada logo após o anuncio dos classificados. Os contratados receberão vantagens como auxílio alimentação, auxílio pré-escolar para os filhos menores de idade, auxílio transporte e seguro acidente. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

De acordo com Flavio Machado , instrutor responsável pela ultima etapa da seleção, a brigada do Ibama gerará emprego temporário por pelo menos 5 meses.

“É muito importante a implantação da brigada no município. E isto só está sendo possível graças a parceria firmada com o governo municipal, que disponibilizará toda a infraestrutura necessária para implantação do Centro Especializado do Prevfogo no município”, informou. 

Foram inscritos no processo seletivo 63 candidatos, no entanto, apenas 30 conseguiram ser selecionados para a fase final do curso de Formação de Brigadista.

Nacionalmente o programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. No município, tem a parceria da prefeitura. A contratação é feita pelo Ibama, por meio do programa Prevfogo.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa; o superintendente regional do Ibama, Alberto Chaves Paraguassú; o comandante do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), tenente coronel PM Vilson; e o soldado Marcelo Almeida, representando o Batalhão do  Corpo de Bombeiro de Candeias do Jamari.  









Concurso Público de Candeias do Jamari será realizado nos dias 20 e 27 de maio


TEXTO: Shyley Saissem

O concurso público da Prefeitura de Candeia do Jamari que aconteceria nos dias 13 e 20 de maio, será realizado nos dias 20 e 27 de maio. A mudança faz parte do acordo firmado entre o Ministério Publico, Tribunal de Contas do Estado, Comissão Fiscalizadora de Acompanhamento da Prefeitura e Comissão Técnica da Instituto de Pesquisa de Rondônia (Ipro),

O curto espaço de tempo para divulgação dos locais de realização da prova forçou o adiamento do processo seletivo. Com a definição das novas datas, a prova da primeira etapa prevista para o dia 13 de maio, será agora no dia 20 e a do dia 20, no dia 27 de maio

Anteriormente, o concurso seria realizado em apenas uma etapa (no dia 13), mas de acordo com a coordenação, houve a necessidade de se acrescentar mais uma etapa e definir novas datas para a aplicação da prova, em virtude do grande número de candidatos inscritos.

Se inscreveram no concurso mais de 25 mil candidatos, o que impossibilitaria também que as escolas do município comportar todo esse contingente em apenas um dia.

Provas

Pelo novo cronograma, no domingo 20, pela manhã, será aplicada a prova aos inscritos para as vagas do nível superior e, à tarde, para os do nível médio. No domingo, 27, a prova será para os candidato de nível fundamental, à tarde, para os cargos de nível elementar.

Os locais para a realização das provas objetivas estarão disponibilizadas a partir do dia 11/05/2012 no site www.institutoipro.org, site da Associação Rondoniense dos Municípios (Aron), jornais de grande circulação; na sede da Fundação Ipro, no ponto de apoio localizado em Candeias de Jamari, (rua Ulysses Guimarães, nº. 1839, bairro União) e nos murais da prefeitura e da Câmara Municipal.

Já a prova prática, que seria realizada no dia 27 de maio, será no dia 10 de junho, a partir das 8 horas, no pátio da garagem da Secretaria Municipal de Obras (Semob), localizado na rua Ulysses Guimarães, S/N, bairro União, em Candeias do Jamari. A convocação dos Candidatos classificados será divulgado a partir do dia 01 de junho.

Farão a prova prática apenas os candidatos aprovados para os cargos de motorista de veículo pesado, motorista de veículo pesado de transporte escolar, motorista de veículo leve, operador de motoniveladora, operador de pneu traçado, operador de pá carregadeira, operador de outras máquinas pesadas (retroescavadeira) e operador de moto serra.
 

Candeias do Jamari sedia abertura da Campanha estadual contra a gripe H1N1

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
No ultimo final de semana o município de Candeias do Jamari sediou a abertura estadual da 14º Campanha de Multivacinação contra a Influenza A (H1N1) — gripe suína — direcionada aos idosos a partir de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças a partir de 06 meses e menores de 02 anos.

A campanha de vacinação em Candeias do Jamari prossegue até o dia 25 de maio no horário das 07h ás 17h, nos posto de saúde de São Pedro, no distrito de Triunfo; na Unidade Mista de Saúde Santa Isabel, no Posto de Saúde União do Palheiral e na Unidade de Saúde Nova Samuel.

A secretária adjunta de Saúde, Neuzeli Mariano, lembrou que pessoas cardíacas, asmáticas, diabéticas, hipertensas, com insuficiência renal ou hepática e portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus da aids (HIV) ou com outro estado de baixa imunidade podem tomar a vacina contra a gripe.

“Agora não é recomendado tomar a vacina pessoas que tenham alergia comprovada à proteína do ovo e ao Timerosal [mercurocromo ou mertiolate)]”,lembrou a secretária.

Durante a solenidade de abertura da Campanha, ocorrida na Unidade Mista de Saúde Santa Isabel, estiveram presente o diretor geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) Valdir Alves, a diretora executiva do órgão, Tânia Castro. Representando o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, estavam a diretora a Seasdem, Márcia Guerreiro, a secretária adjunta de Saúde, Neuzeli Mariano, a coordenadora municipal de Imunização, Zenete Feitosa e a coordenadora de Atenção Básica, Márcia Nespoli.

Vacina — A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus) de maior circulação no Hemisfério Sul. Essa combinação torna a dose mais potente. Ela diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. A vacina precisa ser tomada todos os anos.

Ao contrário do que a maioria pensa, a gripe é uma doença perigosa, que pode provocar complicações e até levar o paciente à morte. As epidemias de gripe mataram milhões de pessoas ao longo da história. Em 1915, a gripe espanhola ceifou mais de 20 milhões de vidas.
Pessoas com idade superior a 60 anos são mais vulneráveis aos efeitos da doença. Além de evitar a gripe, a vacina contra o vírus influenza — causador da enfermidade — ajuda a prevenir outros problemas de saúde.

A realização das campanhas segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de priorizar os idosos na vacinação contra a gripe por terem o organismo mais vulnerável à moléstia. Eles também podem sofrer complicações, como a pneumonia ou a desestabilização de um quadro de doença cardíaca ou renal.




Concurso de Candeias do Jamari


AVISO URGENTE

CONCURSO PÚBLICO DE CANDEIAS DO JAMARI

Considerando a grande demanda de candidatos inscritos ao Concurso Público da Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari, e com base no acordo consensual entre o Ministério Publico, Tribunal de Contas do Estado, Comissão Fiscalizadora de Acompanhamento da Prefeitura e Comissão Técnica da IPRO, INFORMA que as aplicações das provas objetivas foram prorrogadas obedecendo as seguintes etapas e locais:


1º. ETAPA – 20/05/2012

PERÍODO DA MANHÃ – NÍVEL SUPERIOR

PERÍODO DA TARDE – NÍVEL MÉDIO


2º. ETAPA – 27/05/2012

PERÍODO DA MANHÃ – NIVEL FUNDAMENTAL

PERÍODO DA TARDE – NÍVEL ELEMENTAR

            
Esta informação vale tanto para os Candidatos residentes no município de Candeias do Jamari, Quanto para os Candidatos residentes no município de Porto Velho, inclusive os moradores da Zona Rural, dos Distritos e de outras localidades (outros Municípios e Estados).

Informamos ainda, que Os locais para a realização das provas objetivas estarão disponibilizadas a partir do dia 11/05/2012 no site www.institutoipro.org, site da ARON, Jornais de Grande Circulação, na Sede da Fundação IPRO, no ponto apoio localizado no município de Candeias de Jamari, sito a Rua Ulisses Guimarães, nº. 1839, Bairro União município de Candeias do Jamari, nos murais da Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari e da Câmara Municipal.



Comissão da Fiscalizadora e de Acompanhamento da Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari e a Comissão Técnica da IPRO.






HISTÓRIA DE CANDEIAS DO JAMARI

TEXTO: SHYLEY SAISSEM


O município de Candeias do Jamari tem sua origem ligada à instalação, pelo Governo do Estado do Mato Grosso, de um Distrito Policial criado pelo Ato no 2.213, de 14 de novembro de 1939, no local pertencente ao município de Alto-Madeira, com sede em Santo Antônio.

O lugarejo, às margens do rio Candeias, servia de ponto de estacionamento para quem se dirigia à região do Alto Rio Candeias, bem como de depósito de borracha para os que desciam o rio, por ficar no ponto de cruzamento da rodovia Mato Grosso/Amazonas (antiga BR 29, hoje BR 364).


Essa localização estratégica facilitava o transporte da produção para Porto Velho ou para a cachoeira de Samuel, onde aportavam as gaiolas e as outras embarcações de menor porte vindas de Manaus e para onde retornavam.


A partir do final da década de 1970, Candeias começou a expandir seu núcleo urbano através da agricultura, do comércio e do turismo. Nesse período um pequeno povoado começou a se formar às margens da BR 29 (364), na beira do rio Candeias. O nome da cidade, que incorpora os dois principais rios da região, foi escolhido para diferenciar da denominação do município de Candeias, no interior da Bahia.


Com a criação do município pela Lei no 363, de 13 de fevereiro de 1992, por orientação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de Rondônia, foi encaminhada à Assembléia Legislativa, um Projeto de Lei denominando o município com os nomes dos dois rios que cortam a região (Candeias e Jamari), para diferenciar da cidade baiana de Candeias ficando então a denominação oficial de Candeias do Jamari.


Faz divisa, ao norte e a oeste, com o município de Porto Velho, capital de Rondônia; a leste, com Itapuã do Oeste; e ao sul, com o município de Alto Paraíso. Tem uma área territorial de 6.844 quilômetros quadrados, sendo que parte dela, foi alagada pela represa da usina hidrelétrica de Samuel. Sua hidrografia é formada pelas bacias dos rios Pretos de Candeias e Jamari.


Dados referentes aos resultados preliminares do Censo 2010 do IBGE, apontam que em uma década, a taxa de crescimento população do município foi de 50,92%, saindo de 13.107 habitantes, em 2000, para um contingente populacional de 19.400 pessoas, em 2010. No entanto, estima-se que esse número seja bem maior, em virtude da construção das usinas do complexo hidrelétrico do rio Madeira, em Porto Velho, devido a proximidade entre os dois municípios. O crescimento populacional acima do esperado é refletido em todas as áreas da administração pública municipal.


Sua economia é concentrada, basicamente, no setor primário com o extrativismo vegetal, agricultura de subsistência, produção de leite, pecuária e hortaliças. Possui 1.700 quilômetros de estradas vicinais utilizadas para o escoamento da produção rural, tanto para venda na sede do município como para cidades vizinhas. Por causa de sua bacia hidrografia — mais o lago da usina de Samuel — Candeias do Jamari passou também é considerado um dos principais pólos turísticos de Rondônia.