Prefeitura de Candeias do Jamari realiza 1º Pedagógico da Educação Infantil


Texto e foto: Shyley Saissem


A Prefeitura de Candeias do Jamari realizou neste sábado, 19, o 1º Encontro Pedagógico da Educação Infantil 2012, realizado pela Prefeitura de Candeias do Jamari. O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semede), é voltado aos professores da rede municipal de ensino que atuam na área.
Com o tema “As múltiplas Linguagens da Educação Infantil”, o encontro visa proporcionar aos educadores oportunidades de expor e sanar duvida e adquirir mais conhecimentos a cerca da Educação Infantil e seus desafios.


O encontro abordou também a importância das praticas lúdicas no processo de aprendizagens, para facilitar o conhecimento e a interação dos alunos no cotidiano escolar.
No encontro foram ministradas três palestras com os temas “Deficit de Aprendizagem na Educação”, que teve como palestrante o médico neurocirurgião Pauzanes de Carvalho Filho; a segunda, “Aspectos Legais da Educação”, foi ministrada pela coordenadora pedagógica da Semede, Sheyla Cristina. A última palestra abordou o tema “Noção de Primeiros Socorros e Orientação no Manuseio com Brinquedos” ministrada pelo soldado do Corpo de Bombeiros, Marcelo Almeida.


Para a coordenação, a realização do evento foi positiva porque proporcionou a interação dos professores e a troca de experiências. Outro objetivo do encontro foi incentivar os educadores a buscar uma participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, e mostrar a importância de se trabalhar com jogos educativos nas séries iniciais, assim como também as dinâmicas de grupo.


O secretário municipal de Educação, Alcimar Casal, que representou o prefeito Dinho Sousa, parabenizou os educadores presentes e destacou os investimentos da administração municipal para melhorar a qualidade do ensino no município.


“Estamos trabalhando para que a rede municipal de ensino possa propiciar à população uma educação de qualidade. Por isso buscamos aperfeiçoar essa instrução com a capacitação e qualificação dos professores de Candeias do Jamari”, disse o secretário .
Para a coordenadora Pedagógica de Educação Infantil do município, Mariza Mendoza, o Encontro Pedagógico serviu também para que os profissionais da área possam trocar experiência e adiantou que os avanços conquistados na área são frutos do comprometimento de cada educador que é o ator principal que possibilita esses avanços.


“Nosso objetivo é oferecer condições para uma reflexão à prática pedagógica, visando sempre à inovação e melhoria do ensino público em Candeias do Jamari. Por isso queremos despertar nos educadores a utilização de outros instrumentais de trabalho que garantam uma aprendizagem de forma agradável e dinâmica, da mesma forma que os alunos gostam de aprender”, afirmou a coordenadora.
Durante o encontro foram apresentadas peças e esquetes teatrais e exposição de instrumento de trabalho pelos profissionais das pré-escola Fernando Fonseca, Francisco Alves, Leonora Atanásio, Vovó Ginoca, Creche Pedro Torres e Serafina de Azevedo.

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.