Candeias do Jamari sedia abertura da Campanha estadual contra a gripe H1N1

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
No ultimo final de semana o município de Candeias do Jamari sediou a abertura estadual da 14º Campanha de Multivacinação contra a Influenza A (H1N1) — gripe suína — direcionada aos idosos a partir de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças a partir de 06 meses e menores de 02 anos.

A campanha de vacinação em Candeias do Jamari prossegue até o dia 25 de maio no horário das 07h ás 17h, nos posto de saúde de São Pedro, no distrito de Triunfo; na Unidade Mista de Saúde Santa Isabel, no Posto de Saúde União do Palheiral e na Unidade de Saúde Nova Samuel.

A secretária adjunta de Saúde, Neuzeli Mariano, lembrou que pessoas cardíacas, asmáticas, diabéticas, hipertensas, com insuficiência renal ou hepática e portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus da aids (HIV) ou com outro estado de baixa imunidade podem tomar a vacina contra a gripe.

“Agora não é recomendado tomar a vacina pessoas que tenham alergia comprovada à proteína do ovo e ao Timerosal [mercurocromo ou mertiolate)]”,lembrou a secretária.

Durante a solenidade de abertura da Campanha, ocorrida na Unidade Mista de Saúde Santa Isabel, estiveram presente o diretor geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) Valdir Alves, a diretora executiva do órgão, Tânia Castro. Representando o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, estavam a diretora a Seasdem, Márcia Guerreiro, a secretária adjunta de Saúde, Neuzeli Mariano, a coordenadora municipal de Imunização, Zenete Feitosa e a coordenadora de Atenção Básica, Márcia Nespoli.

Vacina — A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus) de maior circulação no Hemisfério Sul. Essa combinação torna a dose mais potente. Ela diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. A vacina precisa ser tomada todos os anos.

Ao contrário do que a maioria pensa, a gripe é uma doença perigosa, que pode provocar complicações e até levar o paciente à morte. As epidemias de gripe mataram milhões de pessoas ao longo da história. Em 1915, a gripe espanhola ceifou mais de 20 milhões de vidas.
Pessoas com idade superior a 60 anos são mais vulneráveis aos efeitos da doença. Além de evitar a gripe, a vacina contra o vírus influenza — causador da enfermidade — ajuda a prevenir outros problemas de saúde.

A realização das campanhas segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de priorizar os idosos na vacinação contra a gripe por terem o organismo mais vulnerável à moléstia. Eles também podem sofrer complicações, como a pneumonia ou a desestabilização de um quadro de doença cardíaca ou renal.




Um comentário:

  1. adimiro muito a secretaria neuzeli, alem de ser uma pessoa simples sabe tudo de saude
    parabens prefeito dinho

    ResponderExcluir

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.