População participa debate sobre Plano Municipal de Turismo


Texto: Shyley Saissem/Fotos Joas Ferreira 
Encerra no próximo dia 13 de maio, as oficinas participativas que estão sendo realizadas para discutir a elaboração do Plano Municipal de Turismo de Candeias do Jamari.
Ao todo serão quatro oficinas que acontecem na Câmara Municipal, realizadas pela prefeitura do município juntamente com a empresa Práxis Projeto e Consultoria (Santo Antônio Energia).
As discussões sobre programas, projetos e ações serão desenvolvidas para a confecção do plano iniciaram no último dia 10, com a presença da comunidade, iniciativa privada, setor público e terceiro setor (organizações não-governamentais).
Na primeira noite de debate, na terça-feira, 10, foi feita a apresentação do Diagnóstico de Potencial Turístico de Candeias do Jamari, a metodologia de funcionamento das oficinas e a cadeia turística local.
Nos dias 11 e 12. O publico alvo serão os responsáveis pelos será o segmento de bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, padarias, mototáxis, táxis e donos de estabelecimentos comerciais relacionados ao turismo.
Nas dinâmicas de grupos os participantes terão a missão de identificar os principais problemas relacionados ao turismo e à sua área de atuação, em Candeias do Jamari, e sugerir os encaminhamentos referentes aos problemas identificados.
Na sexta-feira, 13, finalizando as oficinas, os gestores públicos municipais de Candeias juntamente com órgãos do setor de Porto Velho e lideranças locais, terão a missão de analisar os principais problemas apontados pelos grupos participantes das oficinas dos dias 11 e 12. Eles terão ainda que propor soluções e diretrizes para o fomento do turismo sustentável no município.
O secretário de Planejamento e Turismo, de Candeias do Jamari, Valmor Alves da Sousa, explicou que a intenção é fazer com que o maior número de pessoas participe das discussões, pois o Plano de Turismo é que irá norteador as decisões da prefeitura para o setor, a médio e longo prazo.
“A participação da população e muito importante, haja vista que as sugestões e ideias que estão sendo colocadas nas oficinas, têm enriquecido o nosso debate. As sugestões colhidas servirão como ponto de partida para a elaboração do Plano Municipal de Turismo”, disse.
O consultor de Turismo Mateus Romnha adiantou que a intenção é estabelecer ações operacionais de curto prazo que cuidem das tarefas e procedimentos mais simples, além das ações táticas com abrangência por setor, e das ações estratégicas para analise do ambiente externo e que tem por finalidade principal a organização do setor como todo.

“Queremos definir ações que promovam Candeias do Jamari como um destino indutor do turismo no estado, fomentando a economia local e regional, associada à proteção e preservação do patrimônio arquitetônico, artístico, cultural e ambiental”, ponderou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.