Operação Justiça Rápida fará triagem no distrito de Triunfo


Texto: Shyley Saissem 
O distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari, receberá novamente este ano ação “Justiça Rápida e Itinerante”, do Judiciário estadual. O atendimento à população será feito em dois dias intercalados. Dia 15 de fevereiro, quando será feita a triagem dos casos que necessitam de auxilio judicial e 29 março, dia das audiências.

As triagens e as audiências serão realizadas na escola Albino Buttner, a partir das 8 horas. Na avaliação da chefe de gabinete da prefeitura, Adriana de Jesus, a ação do Tribunal de Justiça de Rondônia é importante por levar assistência judiciária às pessoas que necessitam desse serviço no município.

“É um trabalho que tem um significado muito importante por ser, acima de tudo, de caráter comunitário, social e de utilidade publica, além de beneficiar aquele cidadão que mais necessita desse atendimento, que é a população carente do município. Por causa da distância, muitas vezes essas pessoas não têm acesso aos serviços prestados pela Justiça”, ressalta Adriana de Jesus.

O objetivo da Justiça é resolver as pendências judiciais com a ação. O juiz Arilen José, que coordena a operação, lembra que para ter acesso ao serviço, o cidadão precisa levar os documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e outros que comprovem o direito que pretende ter garantido pela Justiça.

No caso de cobranças, por exemplo, uma nota promissória, contrato ou cheque servem para comprovar a dívida. Em alguns casos, no entanto, é necessária a presença de testemunhas. Outros, contudo, são mais simples, como a correção de erros (nomes ou datas escritas de forma errada) em registros de nascimento, mas que só podem ser feita por meio da decisão de um juiz. “Nossa intenção é aumentar o acesso à Justiça e resolver de forma rápida questões menores por meio da mediação”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.