Prefeito Dinho busca alternativa para o tratamento do lixo em Candeias


Buscando alternativa para o tratamento dos resíduos sólidos em Candeias do Jamari, o prefeito Dinho Sousa, acompanhado do coronel Josenildo Nascimento, assessor do Governo do Estado, reuniu esta semana com empresário Agnaldo Ferreira, representante da empresa Polar Meio Ambiente e Consultoria para conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos pela empresa no processamento de lixo. 
Um dos projetos apresentados foi o de uma usina de lixo, em atividade na província Córdoba, na Argentina. O sistema utiliza um processo que, além de ser reciclar, também acondiciona o lixo em capsulas, para depois o resíduo ser encaminhado a um aterro sanitário controlado.  
Após conhecer o projeto, o prefeito Dinho Sousa solicitou que o secretário municipal Daniel Oliveira (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente), obtenha mais informações sobre o sistema utilizado na Argentina e ao mesmo tempo busque parceiro para viabilização do projeto no município.
Como funciona
Parte dos resíduos sólidos coletada é levada no caminhão até a usina. O lixo é despejado num silo, do jeito que foi retirado pelos lixeiros e transportado em uma esteira até um equipamento que faz o ensacamento do resíduo.A capacidade de cada capsula é de até três toneladas de lixo prensado. O resíduo, depois de ensacado é enterrado no aterro sanitário controlado, com a vantagem de que o lixo doméstico não entra em contato com o solo, o que evita sua contaminação pelo chorume.
“Esse é um empreendimento muito interessante, entendemos que esse é mais uma das alternativas que estamos buscando para resolver definitivamente, a forma em que está sendo atualmente acondicionado o lixo urbano em Candeias. Sendo assim estamos propondo, através do coronel Josenildo, parceria com o Governo do Estado para levarmos a frente esse projeto”, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.