Curso de corte e costura encerra com desfile de moda

Texto: Shyley Saissem/fotos Joas Ferreira
O prefeito Dinho Sousa e a primeira-dama Lene Sousa, de Candeias do Jamari, participaram neste final de semana do encerramento do curso de Corte e Costura promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O evento foi marcado por um desfile de moda com as roupas confeccionadas pelas alunas do curso.
O curso capacitou 25 alunas, divididas em duas turmas, no período de três meses, totalizando uma carga horária de 100 horas. Além da capacitação técnica, que vai desde o conhecimento sobre o funcionamento da máquina até a confecção das peças, as estudantes participaram ainda de palestras sobre empreendedorismo e relações interpessoais.
As aulas foram ministradas pelas professoras Cléo Ferreira e Helen Bezerra. As duas são ex-alunas dos cursos de corte e costura básico ministrado pela prefeitura e, após a capacitação inicial, buscaram expandir seus conhecimentos técnicos, e este ano tiveram a oportunidade de repassar essas noções no curso.
Essa capacitação visa à melhoria na renda e qualificação profissional dessa mulheres. É muito gratificante ver o interesse delas que buscam cada vez mais aprender um oficio. E a aglutinação de novos conhecimentos é necessário por causa da competitividade do mercado de trabalho que exige mão de obra cada vez mais qualificada”, disse a professora Cléo Ferreira.
O prefeito Dinho Sousa, satisfeito com o encerramento de mais um curso de capacitação promovido pela prefeitura, falou da satisfação de poder contribuir, como gestor, para a transformação da vida das pessoas.
“A Semas tem oferecido vários cursos e oficinas gratuitas para a comunidade. E é gratificante ver o entusiasmo dos participantes de aprender e conquistar uma vida melhor. E essa política de inclusão social é o grande diferencial da nossa gestão no município”, disse o prefeito, Dinho Sousa.
O encerramento também foi marcado pela emoção daquelas que conseguiram vencer o desafio de levar o curso até o fim. As alunas do “corte e costura” vestiram as roupas que elas próprias costuraram, mostrando com orgulho a nova conquista e aproveitaram para agradecer pela oportunidade.
“Esta foi uma chance única para a maioria de nós. Estou muito feliz e esperançosa em ter adquirido novos conhecimento com o curso e pretendo, de agora em diante, ter uma renda extra com a costura”, disse a aluna Maria da Conceição.
A Secretária Lene Sousa, adiantou dizendo que Centro de Referencia e Assistência Social (Cras), dirigido pela Semas, estará disponibilizando novos cursos de qualificação profissional.
“Neste segundo semestre, a Semas disponibilizará para a população mais dez cursos de qualificação profissional que vão ajudar na melhoria e renda da população de Candeias”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.