Homenagem

Prefeito Dinho recebe homenagem da Policia Militar Ambiental
Por Shyley Saissem
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, foi homenageado na manhã desta sexta-feira, 09, pelo comando do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.
A honraria foi concedida como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela prefeitura voltado à preservação ambiental e a colaboração que o prefeito tem dado à guarnição na luta pela preservação ecológica no município e, consequentemente, em Rondônia.
A comenda foi entregue durante solenidade comemorativa aos 25 anos de implantação da instituição no estado — e pela passagem do Dia do Policial Ambiental — realizada no comando do batalhão que é sediado no município.
Na ocasião o prefeito Dinho Souza agradeceu a deferência e falou da importância da instituição para todo o estado de Rondônia. “Hoje um dos grandes desafios da humanidade é assegurar um meio ambiente preservado para as futuras gerações. E o Batalhão Ambiental tem conseguido esse feito. A prova está na diminuição das queimadas e desmatamento no Estado”, disse.
Dinho Souza lembrou ainda que, para os gestores públicos esse desafio é maior, porque o planejamento visando o desenvolvimento tem que estar aliado à sustentabilidade.
“Na prática, no dia-a-dia da administração temos que encontrar a equação para esse dilema, ou seja, desenvolver sem degradar. E em Candeias do Jamari as ações da prefeitura tem se dado nesse sentido”, afirmou.
Histórico
Há 25 anos protegendo o meio ambiente de Rondônia, o BPA é uma unidade especializada da Polícia Militar de Rondônia. A instituição começou com um pequeno grupo, mas foi aumentando gradativamente, conforme os problemas na área ambiental iam aumentando.
A Polícia Ambiental utiliza-se de vários recursos para superar as dificuldades de logística e material em suas ações de fiscalização. Muitas infrações constatadas pelos policiais ambientais são relativas a pesca ilegal, desmatamento, caça e queimadas em áreas rurais, que acabam causando o desaparecimento da biodiversidade de determinadas regiões
A prioridade, conforme o comandante, tenente-coronel Vilson de Salles Machado, é a fiscalização preventiva desenvolvida nos rios e em áreas rurais, de proteção ambiental e de conservação. "Engana-se quem pensa que a repressão é a estratégia da Polícia Ambiental. A grande arma para minimizar os crimes e infrações ambientais é a educação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.