Texto: Shyley Saissem fotos Joas Ferreira
Sob nova coordenação, o Pró-Selo Unicef Município Aprovado” em Candeias do Jamari realizou na noite da última quarta-feira, 1º de fevereiro, o “Primeiro Encontro Familiar e Comunitário de 2012”.
A reunião teve por objetivo fazer a interação entre os segmentos juvenil e idoso do município. Atividades como brincadeiras e dinâmicas, corporais e recreativas fizeram parte do encontro que reuniu mais de 100 participantes na Casa de Apoio a Pessoa Idosa.
Para Adriana de Jesus, chefe de Gabinete do Prefeito, e nova articuladora do Pró-Selo Unicef Município Aprovado, o evento superou as expectativas.
“Foi muito positivo o resultado alçado nesse primeiro encontro. Nosso objetivo é trabalhar para que Candeias do Jamari conquiste importantes melhorias na vida de crianças e adolescentes e consigamos trazer para o município o Selo Unicef Município Aprovado”, disse.
A realização do encontro teve ainda a participação das secretárias municipais de Politicas para as Mulheres (Seasdem); Assistência Social (Semas); Cultura (Semuc) e da Assessoria de Comunicação Ascom.
O Selo
O Selo Unicef Município Aprovado é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da juventude. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes.
“Por ser uma estratégia que visa para promover os direitos das crianças e adolescentes, por meio do programa são desenvolvidas as capacidades do município em um trabalho intersetorial, onde serão avaliadas as políticas e o impacto da gestão e da participação social na vida de meninos e meninas. Os municípios que conseguem os maiores avanços obtêm um reconhecimento internacional: O Selo Unicef Município Aprovado”, explicou Adriana de Jesus.
O processo dura 36 meses, período em que o município se movimenta para traçar e alcançar metas, mobilizar a sociedade civil, desenvolver projetos e acompanhar a situação das crianças e adolescentes, por meio de indicadores oficiais e fóruns participativos.
Histórico
O Selo Unicef foi implementado pela primeira vez em 1999, no Ceará. O sucesso da iniciativa levou à ampliação da metodologia do programa em 2004 para 11 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Mais de 80% dos municípios na última edição aceitaram participar do desafio de promover uma mobilização pelos direitos das crianças e adolescentes, alcançando melhoras significativas dos indicadores sociais relacionados à infância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.