HISTÓRIA DE CANDEIAS DO JAMARI

TEXTO: SHYLEY SAISSEM


O município de Candeias do Jamari tem sua origem ligada à instalação, pelo Governo do Estado do Mato Grosso, de um Distrito Policial criado pelo Ato no 2.213, de 14 de novembro de 1939, no local pertencente ao município de Alto-Madeira, com sede em Santo Antônio.

O lugarejo, às margens do rio Candeias, servia de ponto de estacionamento para quem se dirigia à região do Alto Rio Candeias, bem como de depósito de borracha para os que desciam o rio, por ficar no ponto de cruzamento da rodovia Mato Grosso/Amazonas (antiga BR 29, hoje BR 364).


Essa localização estratégica facilitava o transporte da produção para Porto Velho ou para a cachoeira de Samuel, onde aportavam as gaiolas e as outras embarcações de menor porte vindas de Manaus e para onde retornavam.


A partir do final da década de 1970, Candeias começou a expandir seu núcleo urbano através da agricultura, do comércio e do turismo. Nesse período um pequeno povoado começou a se formar às margens da BR 29 (364), na beira do rio Candeias. O nome da cidade, que incorpora os dois principais rios da região, foi escolhido para diferenciar da denominação do município de Candeias, no interior da Bahia.


Com a criação do município pela Lei no 363, de 13 de fevereiro de 1992, por orientação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de Rondônia, foi encaminhada à Assembléia Legislativa, um Projeto de Lei denominando o município com os nomes dos dois rios que cortam a região (Candeias e Jamari), para diferenciar da cidade baiana de Candeias ficando então a denominação oficial de Candeias do Jamari.


Faz divisa, ao norte e a oeste, com o município de Porto Velho, capital de Rondônia; a leste, com Itapuã do Oeste; e ao sul, com o município de Alto Paraíso. Tem uma área territorial de 6.844 quilômetros quadrados, sendo que parte dela, foi alagada pela represa da usina hidrelétrica de Samuel. Sua hidrografia é formada pelas bacias dos rios Pretos de Candeias e Jamari.


Dados referentes aos resultados preliminares do Censo 2010 do IBGE, apontam que em uma década, a taxa de crescimento população do município foi de 50,92%, saindo de 13.107 habitantes, em 2000, para um contingente populacional de 19.400 pessoas, em 2010. No entanto, estima-se que esse número seja bem maior, em virtude da construção das usinas do complexo hidrelétrico do rio Madeira, em Porto Velho, devido a proximidade entre os dois municípios. O crescimento populacional acima do esperado é refletido em todas as áreas da administração pública municipal.


Sua economia é concentrada, basicamente, no setor primário com o extrativismo vegetal, agricultura de subsistência, produção de leite, pecuária e hortaliças. Possui 1.700 quilômetros de estradas vicinais utilizadas para o escoamento da produção rural, tanto para venda na sede do município como para cidades vizinhas. Por causa de sua bacia hidrografia — mais o lago da usina de Samuel — Candeias do Jamari passou também é considerado um dos principais pólos turísticos de Rondônia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.