Texto Shyley Saissem
A Prefeitura de Candeias do Jamari entrega nesta sexta-feira, 29, às 8h, para comunidade estudantil, o novo anexo da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dom João Batista Costa”, localizado na avenida Laércio Nobre, bairro Satélite, região central da cidade.
A unidade de ensino atenderá em dois turnos 250 alunos que cursam do 1º ao 5ª ano e conta com uma infraestrutura composta de um ambiente confortável e espaçoso, que dispõe de cinco salas de aula, secretaria, sala de professores, cozinha, refeitório, dois banheiros e área de lazer.
O secretario de Educação, Alcimar Casal, adiantou que o município não tem medido esforços para incluir a demanda reprimida dos alunos que estão fora da sala de aula, na rede municipal de ensino. E afirmou que problema cresceu da construção do complexo hidrelétrico do rio Madeira.
“Estamos trabalhando para minimizar os impactos negativos que afetam o município, por conta das obras das hidrelétricas Jirau e Santo Antônio. Com o inicio desses empreendimentos os problemas se avolumaram, principalmente no diz respeito no aumento da demanda da prefeitura na área da educação”, declarou.
O secretário ressaltou que as metas da prefeitura, mesmo com as dificuldades, têm sido mantidas no sentido de oferecer educação de qualidade à população .
Para o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, o funcionamento do anexo é de grande importância para garantir o acesso ao conhecimento à centenas de crianças que estavam sem estudar por falta de vagas.
“Temos tratado a educação como prioridade. A prefeitura, com recursos próprios, está alugando imóveis para ofertar mais salas de aula e com isso oportunizar conhecimentos as nossas crianças”, disse o prefeito·.
Pensando na comodidade dos alunos da escola anexo D. João, o prefeito Dinho Sousa, informou ainda que prefeitura estará disponibilizando um ônibus escolar para atender as crianças que residem nos bairros distante da escola.