Combate à exploração


Prefeitura de Candeias realiza ação de combate à exploração sexual infanto-juvenil
Por Shyley Saissem
O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, transcorrido nesta terça-feira, 18, foi lembrado pela Prefeitura de Candeias do Jamari uma grande mobilização pelas principais ruas da sede do município.
Durante a manifestação, ocorrida no período da manhã, servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que coordenou o evento, trabalharam junto à população uma abordaram social com um pit-stop que constou de panfletagem e a distribuição de materiais educativos nos pontos estratégicos da cidade.
Pela parte da tarde foi realizada uma palestra na Câmara Municipal sobre o combate à violência e exploração sexual infanto-juvenil. A exposição do tema foi feita pela psicóloga Sílvia Letícia, da Semas. A palestra foi aberta à população.
Enfrentamento
Para a primeira-dama do município, Lene Souza, que dirige a Semas, ações como essa são importantes para que a população se conscientize sobre a gravidade do problema e se engaje nessa luta contra a exploração sexual infanto-juvenil em Candeias do Jamari.
“Temos que estar atentos a essa questão para evitar que crimes hediondos como esses ocorram em Candeias. E isso só será possível se informarmos a população sobre as formas de como combater esse mal. Por isso pedimos que toda a população nos ajude a combater esse tipo de crime denunciando os criminosos. As denuncias podem ser feitas pelo disque 100”, pediu Lene Sousa.
Combate ao crime
Em Candeias do Jamari a prefeitura mantém um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com o compromisso de buscar a efetivação de políticas públicas voltadas à proteção, enfrentamento e combate à violência sexual contra criança e adolescente, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.
No Creas as crianças e adolescente são acompanhadas por uma equipe multiprofissional que trabalha para minimizar os traumas causados por essas situações, para que possam ter um desenvolvimento físico, psicológico e social mais saudável
O prefeito Dinho Sousa, adiantou que a mobilização realizada nesta terça-feira, fortalece o trabalho desenvolvido pela sua gestão. “Desde o início da administração temos trabalhado para combater este tipo de violência, disponibilizando meios de denúncia e equipes para auxiliar aqueles que já foram vitimas de abusos”, afirmou o prefeito.
A data
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual foi criado em 2000, pela Lei Federal N°. 9970/00. Esta data foi escolhida, pois neste mesmo dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso, que comoveu todo o país e em 2008 completa 35 anos, permanece impune.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.