Parceria com Eletronorte







Prefeitura de Candeias firma parceria com Eletronorte para reforma de centro social
Por Shyley Saissem
Um convênio que será assinado entre a Prefeitura de Candeias do Jamari e a Eletronorte possibilitará a reforma do Centro Social da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no município. O assunto foi discutido nesta quarta-feira, 28, em uma reunião na prefeitura de Candeias.
Do encontro participaram o prefeito Dinho Souza; o bispo arquidiocesano de Porto Velho, Dom Moacir Grechy; o administrador paroquial José Geraldo da Silva (padre Juquinha); os diretores da Eletronorte de Brasília, Ivo Almeida Costa e Selmo Pires da Silva e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
Na ocasião foi assinado entre as partes envolvidas um Termo de Compromisso para a execução do convênio que deverá ser firmado dentro de 15 dias. A previsão é de que as obras iniciem em agosto.
O convênio no valor de R$ 533,70 mil, além da reforma do centro — incluindo a construção de salas e oficinas de formação — contempla ainda obras de urbanização da praça da igreja; colocação de grades, cerâmica e forro; casa do caseiro e casa paroquial.
A realização das obras é uma antiga reivindicação da paróquia Nossa Senhora da Conceição, que alega ter sido prejudicada pela construção da usina hidrelétrica de Samuel, localizada no município de Candeias do Jamari.
De acordo com informações do padre Juquinha, a igreja que reverencia a santa foi construída em uma área que há mais de 20 anos foi submersa pelas águas do lago formada para alimentar a hidrelétrica, assim como também a população local que sobrevivia da pesca.
“Com a criação do MAB, começamos a discutir e a organizar as pessoas que sofreram os impactos negativos provocados pela construção da usina, que tiveram seus direitos desrespeitados para a implantação dessa obra”, relembrou Padre Juquinha.
Depois de vários movimentos e atos reivindicatórios, inclusive com a ocupação pacífica da hidrelétrica, s direção da Eletronorte concordou em pagar compensações para mitigar os danos causados com a construção da usina.
O prefeito Dinho Souza, reconheceu a importância do pagamento da compensação, por parte da empresa, para reparar os danos causados e adiantou que o município está aberto para firmar outras parcerias com a Eletronorte.
“A assinatura de novos convênios com a Eletronorte serão bem vindas, principalmente porque a prefeitura desenvolve vários projetos de cunho social e necessita de recursos para mantê-lo. Também já estamos discutindo com a empresa uma parceria para a construção da ponte do rio Jamari, que irá tirar do isolamento a população da linha quarenta e cinco”, enfatizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.