Candeias do Jamari terá escola para 500 alunos


Texto e Fotos: Shyley Saissem
Esta previsto para esta segunda-feira, 12, o início da obra da escola que será construída no bairro Santa Letícia com capacidade de atender cerca de 500 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O estabelecimento foi garantido pela Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio de um convênio assinado com a Eletronorte que financiará a obra.
O terreno da escola está localizado na rua Venezuela, entre as avenidas Porto Velho e Brasil, na zona leste do município. O estabelecimento de ensino será construído com seis salas de aulas e funcionará em dois turnos (manhã e tarde).

O início da obra foi acertado durante uma reunião ocorrida na semana passada na sala paroquial da igreja Nossa Senhora da Conceição, em Candeias do Jamari, da qual participaram o secretário de Educação do município, Alcimar Casal, representantes da Eletronorte e da empresa responsável pela obra.

Pelo convênio, a Eletronorte ficou responsável pela licitação e contratação da empresa que construirá a escola, enquanto à prefeitura, ficou a incumbência da elaboração do projeto executivo e disponibilização do terreno para a construção da escola.

O secretário de Educação de Candeias do Jamari, Alcimar Casal, reafirmou a necessidade de construção do estabelecimento para suprir a demanda crescente por mais salas de aulas no município. A demanda é consequência direta do impacto social que sofre o município com a construção das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, devido à proximidade do município com a capital, Porto Velho, onde estão localizados os empreendimentos.

“Pesquisas recentes realizadas por uma empresa de consultoria apontam que Candeias do Jamari sofre também as consequências dos impactos sociais e ambientais provocados pelas usinas do rio Madeira. Daí a necessidade da construção dessa escola para que o município possa garantir que as crianças em idade escolar tenham assegurada suas vagas na rede municipal de ensino”, disse o secretário.

2 comentários:

  1. parabéns pela parceria entre a prefeitura e a Eletronorte. só através da cooperação poderemos fazer frente às necessidades primárias da população. mais uma conquista pra Educação.

    ResponderExcluir
  2. Seis salas de aula não cabem 500 alunos. Se a lei permite 30 alunos por sala deve-se multiplicar e serão 180 alunos matriculados. As salas de aulas sempre são muito lotadas e parece que as salas já são construídas com a intenção de superlotá-las.E isso é algo sério.

    ResponderExcluir

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.