Texto: Shyley Saissem Fotos: Joas Ferreira
Toma posse neste sábado, 28, às 9h no auditório da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, em Candeias do Jamari, a primeira diretoria Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A solenidade terá a presença da diretora da Federação Nacional das Apaes, Ilda da Conceição Salvático.
A entidade no município será presidida pela pedagoga Eliane Ruzo e terá como vice-presidente o educador Marcos Sussuarana. Eles adiantaram que entidade chega ao município com o objetivo de fazer atendimento educacional aos alunos especial que estejam fora de sala de aula.
Parceiro da Apae em Candeias, o prefeito Dinho Sousa já se prontificou em apoiar a instituição por meio de um convênio que, dentre outras despesas, garantirá o custeio do aluguel de um prédio onde funcionará a escola da Apae no município.
“Solidário a essa iniciativa, darei o apoio necessário para que Apae Candeias esteja em pleno funcionamento, ainda no primeiro trimestre deste ano. Desta forma, a entidade terá um espaço adequado para acolher as crianças que necessitam de educação especial”, disse o prefeito.
Para Eliane Ruzo, presidente da Apae/Candeias, o desafio é grande, mas será superado com amor, dedicação e olhar especial dos colaboradores da instituição, Ruzo complementou falando das dificuldades que as famílias com criança especial, que moram em Candeias, têm para se deslocar até Porto Velho em busca de atendimento especializado.
“Apae chega em Candeias com o proposito de facilitar a inclusão, principalmente daquelas crianças que muitas das vezes são excluídas das escolas ou vivem escondida pelas suas famílias. O intuito dessa diretoria, formada por pais, profissionais liberais e educadores, e de mudar essa história de exclusão e isolamento”, disse a presidente.
Com sete membros na diretoria executiva, cinco no conselho administrativo, seis no conselho fiscal e um aluno defensor, a diretoria da instituição espera também que novos sócios, contribuintes e benfeitores venham cooperar com a entidade em Candeias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.