A Prefeitura de Candeias do Jamari realizou no início desta semana, no distrito de Triunfo (distante cerca de 90 quilômetros da sede do município), o Dia da “D” da Saúde com o objetivo de atender a população da zona rural do município.
Por meio da ação foram disponibilizados pela equipe do Programa da Saúde da Família (PSF) vários serviços à comunidade, como consultas médicas, exames de glicemia, além de atendimento odontológico, orientação e prevenção ao câncer do colo de útero e mama, pré-natal entre outros.
O mutirão de atendimento também contou com a presença do chefe do executivo municipal, o prefeito Dinho Sousa, que foi acompanhar o trabalho de atendimento médico domiciliar realizado pelas equipes do PSF. Hoje o programa conta com seis equipes.
“Sabemos da importância do Programa Saúde da Família para a comunidade. Nesse sentido é que trabalhamos para viabilizar a infraestrutura necessária para que as equipe do PSF façam semanalmente esse atendimento domiciliar às famílias da zona rural. Com isso esperamos evitar o congestionamento no atendimento nas uma unidade básica da saúde tanto de Candeias como de Porto Velho”, disse.
Dinho Sousa também aproveitou a visita para informar que, na primeira quinzena de junho, a prefeitura entregará mais três automóveis (uma Kombi e dois Fiat Uno) para o Programa de Combate às Endemias. Os veículos ficarão à disposição das equipes do Programa de Saúde da Família de Triunfo e das outras comunidades do interior.
A Secretária de Saúde Adriana Rodrigues, destacou também os avanços alcançados pelas equipes do PSF, que propiciou o aumento do número de procedimentos realizados nas áreas urbana e rural.
“Hoje Candeias do Jamari é o município de Rondônia que, proporcionalmente tem o maior número de equipe do PSF atendendo a população. E esse indicie tende aumentar com a inclusão de mais uma equipe para trabalhar na Unidade Básica Nova Colina, localizada na BR 364, assim que for inaugurada”, ponderou a secretária.
As equipes do PSF são formada por clínico geral, odontólogo, enfermeiros, bioquímicos, técnicos em enfermagem e agente de saúde comunitário. Além do atendimento médico, os profissionais também desenvolvem atividades educativas como orientação em grupo, aplicação de flúor, coleta de material para exames, acompanhamento das dosagens de cálcio, ferro e glicose, entre outros procedimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.