Páginas

Corrida de Argolinhas

Corrida de Argolinhas balança Triunfo
Shyley Saissem
Aconteceu  no ultimo domingo, 29, no sítio São Francisco, na linha 631, km 28, na região do distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari (RO), a segunda edição da Corrida de Argolinha. A competição é fruto da parceria entre o idealizador do evento, Zé de Passos, o prefeito Dinho Sousa e comerciantes locais.
Um dos destaques da competição será a participação das mulheres, que assim como os homens, disputarão os prêmios em pé de igualdade. Na corrida de Argolinha os cavaleiro, galopando em velocidade, têm que pegar com um bastão de 40 centímetros, uma argola de 2 centímetros, pendurada por um barbante.

A pista a ser percorrida pelos competidores tem extensão de 80 metros e vence quem conseguir pegar o maior numero de argolas. Os inscritos ganharão de brinde, no ato da inscrição, o material para participarem da competição, como camiseta e bastão.
O primeiro colocado levará para casa como prêmio R$ 1 mil; o segundo colocado levará uma égua com uma poltra; terceiro uma poltra; o quarto uma sela completa e o quinto lugar 10 cx de cerveja em lata.
A expectativa dos organizadores é de que um grande numero de pessoas compareça ao local para prestigiar e conhecer a festa. “Já estamos felizes pelo numero de inscrito. Até o momento, são mais de 30 cavaleiros, amazonas, vaqueiros e peões de toda a região de Triunfo que confirmaram participação no evento”, afirmou Zé dos Passos.
Na avaliação do prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, todas essas festividades que acontecem no município, além de fortalecer o turismo da local, demonstram que cidade está preparada para receber quem busca Candeias nos finais de semana como opção de lazer.
“São eventos que servem para incrementar nossa economia. E o turismo é uma alternativa que não podemos deixar de lançar mão como instrumento de geração de emprego e renda para a população, mesmo que temporários”, disse o prefeito.

Casa dos Conselhos Municipais

Prefeito de Candeias do Jamari entrega casa para abrigar conselhos municipais
Shyley Saissem
Sociedade Civil Organizada, autoridades municipais participaram na manhã da última quinta-feira, 26, da inauguração da Casa dos Conselhos, em Candeias do Jamari.
A solenidade de entrega aconteceu logo após o encerramento da cerimônia de assinatura do termo de posse dos primeiros membros do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
O local escolhido foi o antigo prédio onde funcionava a Secretária Municipal de Educação. O espaço a partir de agora, abrigará os dois conselhos municipais e ainda os conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, o da Assistência Social e o da Saúde, assim como todos outros que estão se constituído no município.
Para o prefeito Dinho Sousa, os conselhos fortalecem o controle social sobre a gestão publica e principalmente ajudam os gestores a aprimorarem as suas políticas.

“Na nossa gestão os conselhos não são apenas uma peça decorativa. Em Candeias eles têm um papel ativo e decisivo nas discussões das políticas municipais e, a partir de agora, terão também um espaço amplo e confortável para as suas reuniões, definição de projetos e metas. Trata-se, portanto, de mais um grande avanço para a sociedade”, disse o prefeito.
Lauro Kluska, membro do Conselho dos Direitos do Idoso, disse que o novo espaço dará uma melhor estrutura para que a instituição na ampliação e execução das políticas de direitos sociais. Para ele, a iniciativa permitirá que a sociedade organizada intervenha mais diretamente nas ações voltadas ao setor, interagindo com o Estado para a definição de prioridades e elaboração dos planos de ação dos municípios.
“Nós, enquanto instituição, não somos órgãos públicos que dispõem de autonomia para desempenhar suas funções, sem interferências indevidas na administração. Somos instituídos como braço normativo das políticas sociais e co-responsáveis pela sua eficácia. Os conselhos têm caráter deliberativo, porém não executivo, são órgãos com função de controle social”, enfatizou o conselheiro.
Para a primeira-dama do município e secretária de Ação Social, Lene Sousa, a destinação de um prédio para abrigar todos os conselhos do município é uma medida importante para que essas instituições efetivem de forma mais ampla, a participação no processo de controle social, como legítimos representantes da sociedade.
“Com essa iniciativa, a prefeitura cobre uma lacuna que existia, passando a dá toda a estrutura paras que os conselhos municipais possam realizar suas atividades, como elaborar a programação de ações de capacitação dos conselheiros, treinamentos, palestras, fóruns e cursos, visando o fortalecimento e a qualificação desses articuladores que têm sido imprescindíveis no desenvolvimento das ações da Assistência Social em Candeias do Jamari, enfatizou a secretaria.

Posse

Prefeito empossa novos conselheiros
Por Shyley Saissem 
Fotos: Joás Ferreira 
O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e o Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência serão instalados efetivamente nesta quinta-feira, 26, em Candeias do Jamari com a posse dos primeiros conselheiros. A solenidade que ocorrerá no auditório da Câmara Municipal será presidida pelo prefeito do município, Dinho Sousa, e está marcada para, às 09h.

No Conselho dos Direitos dos Idosos serão empossados 10 membros distribuídos paritariamente entre os membros governamentais e os indicados pela sociedade civil representada pela Pastoral do Idoso, Associação dos Idosos, Associação de Aposentados e Pensionistas, Lions Club e Federação dos Portadores de Deficiência do Estado de Rondônia.                       
Já o Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência será constituído de oito membros também com representação isonômica entre os representantes do município e das organizações da sociedade civil que terá os representantes indicados pela Entidade de Prestadora de Serviço à Pessoa com Deficiência, Associação Comercial de Candeias do Jamari, Pastoral do Idoso e entidades que atuam com pessoas portadoras de deficiência.
Para o prefeito Dinho Sousa, a posse dos primeiros membros dos dois conselhos é de fundamental importância para assegurar os direitos das pessoas que pertencem a esses dois segmentos sociais, e com isso, aprimorar as políticas públicas voltadas a esse público específico.


“Com a posse dos conselheiros, não tenho dúvida que estamos dando um passo significativo no sentido de fortalecer as políticas de inclusão social que já são desenvolvidas pela prefeitura. Por isso entendemos que o funcionamento dos dois conselhos é um grande avanço para a população de Candeias do Jamari”, disse.
Outra ação nesse sentido anunciada pelo prefeito Dinho Souza, será a inauguração da Casa dos Conselhos, que servirá de fortalecimento do controle social sobre a gestão publica. O local abrigará todos os conselhos que já estão em funcionamento no município.

Arraial Folclórico

Arraial folclórico Flor do Café agitaTriunfo neste final de semana

Shyley Saissem

















 Barraca de pescaria, comidas típicas, grupos folclóricos, shows artísticos e muita gente bonita. São os atrativos principais da 13º edição do Arraial Folclórico Flor do Café, que acontece neste final semana, de 20 a 22, no distrito de Triunfo, distante cerca de 90 quilômetros da sede do município de Candeias do Jamari (RO).
Realizado pela prefeitura local há mais de uma década, o evento encerram as atividades comemorativas, ao “Dia do Folclore” que estão sendo desenvolvidas no município. O arraial será montado no Espaço Alternativo Teixeira do Triunfo.
Estão previsto para se apresentar na festividade os grupos folclóricos, Juabp, Matutos do Triangulo, Girassol das Três Marias, A Roça é Nossa, quadrilha Mirim Matutinhos da Princesa, Rosa de Ouro, Flor da Primavera e o boi-bumbá Az de Ouro. A animação ficará por conta da banda Anacondas do Forró.


















Grande incentivador das manifestações folclóricas do município e do Estado de Rondônia, o prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, avalia que festa de Triunfo é mais um evento popular que com o passar dos anos contribuiu para fortalecer as tradições, o folclore e o turismo em Candeias.
"Temos no município e, no estado uma riqueza cultural admirável que precisa ser valorizada como atrativo turístico. E a prefeitura tem dado apoio a toda as manifestações nascidas do povo como, as festa folclórica e populares, por entendermos que precisamos investir na cultura como um todo", disse o prefeito.

Corrida de Rabeta

Corrida de Rabeta: Prefeitura de Candeiasdo Jamari apoia iniciativa do Lions Club
Por Shyley Saissem
O Lions Club de Candeias do Jamari, com o apoio da prefeitura, promove no próximo domingo, 22, a partir das 8h, no Balneário Caju com Mel, no rio Candeias, a II° Corrida de Rabeta do município.
Nesta edição a competição consolida-se como um dos principais eventos de incentivo à prática desportiva, entre os moradores, ribeirinho e os pescadores locais. O evento contribui também para difundir os esportes aquáticos e propiciar ainda momentos de lazer e integração entre a comunidade.
O presidente do Lions no município, José Vieira, ressalta ainda, que a prova, entre outros objetivos, visa à valorização e divulgação das potencialidades turísticas de Candeias do Jamari, fomentando essa atividade econômica no município.
“Nesta época do ano com a chegada do Verão, o nível do rio Jamari baixa mostrando toda a sua exuberância e encantos com belas praias e balneários que circundam o município. Esta época é a ideal para os pescadores e ribeirinhos divulguem habilidades no manuseio das rabetas [canoas]”, disse o presidente.
Para o prefeito Dinho Sousa evento, além de proporcionar lazer e competição sadia, possibilita também à união de diversas instituições em favor da valorização das praticas desportivas do homem amazônico. E também são importantíssimas por celebrar uma tradição que está enraizada culturalmente no povo ribeirinho.
“A corrida promete grandes emoções e adrenalina aos espectadores. Quem comparecer a essa a competição promovida pelo Lions Clube, desfrutará de momentos aprazíveis contemplando essa que é umas das mais tradicionais expressões cultura dos povos das florestas”, comentou o prefeito.
Quem quiser participar da competição poderá fazer sua inscrição gratuitamente, na sede da Colônia de Pescadores e na Drogaria Sofarma, em frente à unidade de saúde Santa Izabel, em Candeias do Jamari. A idade mínima para participar é de 18 anos.
O campeonato foi divido em três categorias que leva em conta a potência do motor que darão premiação do primeiro ao terceiro colocado: As modalidades em disputa são: motor de 5,5hp; 6,5hp; e 10hp. As provas serão eliminatórias e terão um percurso de mil metros. Os participantes terão que usar coletes salva-vidas.
Para a realização do evento, o Lions conta com o apoio, além da Prefeitura de Candeias do Jamari, da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Delegacia Fluvial e Colônia de Pescadores entre outros parceiros.

Oficina de fantoches

Oficina de fantoches é oferecida a alunos do Projovem
Por Shyley Saissem
Os jovens de Candeias do Jamari atendidos pelo Programa Nacional de Inclusão (Projovem) participarão na próxima segunda-feira, 16, de uma oficina de Teatro de Fantoche que será ministrada pelo orientador social, ator e diretor, teatro Ruymar Lima.
São 40 jovens na idade entre 15 a 17 anos atendidos pelo programa do Governo Federal executado no município em parceria com a prefeitura. A oficina será no Centro Cultural e faz parte da série de cursos de capacitação realizados pela Prefeitura de Candeias do Jamari em diversas áreas.
Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o curso visa capacitar os alunos do Projovem e coordenadores pedagógicos do Batalhão de Policia Ambiental e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), na confecção, manipulação e montagem de apresentações de teatro de Fantoches.
Eles também serão habilitados na elaboração de projetos com temas que envolvam a proteção do meio ambiente.
A secretária de Assistência Social de Candeias do Jamari, Lene Sousa, ressalta que os cursos de capacitação marcam a nova fase por que passa assistência social no município com a ampliação dos atendimentos, principalmente aos jovens de famílias em situação risco e vulnerabilidade social.
“A política assistência social no município está alicerçada na construção da cidadania para todos, incluindo a juventude, que precisa de oportunidades e conhecimento para delinear seu futuro. Esta oficina, em especial, é importante por envolver assuntos como cidadania e colocar esses jovens em contato com atividades culturais”, disse.

Lei Maria da Penha

Prefeitura de Candeias realiza debate de ações afirmativas e Lei Maria da Penha
Por Shyley Saissem
A Prefeitura de Candeias do Jamari realiza nesta terça-feira, 10, a partir das 9h, no prédio do Tele centro, uma palestra sobre os quatro anos de vigência da Lei Maria da Penha.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Defesa dos Direitos da Mulher, o debate abordará principalmente as ações afirmativas e atendimento feito às mulheres que buscam auxílio na legislação.
O encontro visa discutir os avanços e desafios alcançados pela sociedade desde a sanção Lei Maria da Penha, em 07 de agosto de 2006. A norma alterou o Código Penal ao punir mais severamente quem pratica violência contra a mulher. Os agressores agora podem ser presos em flagrante ou terem prisão preventiva decretada.
Antes da lei, homens violentos dentro de casa só eram punidos após ferirem efetivamente as mulheres. As ameaças eram tratadas como faltas menores e não eram suficientes para que o agressor fosse para a prisão ou afastado do lar.
“Até então, o crime de violência doméstica era julgado nos juizados especiais criminais e tratado como briga de vizinhos”, disse a secretária municipal de Assistência e Defesa dos Direitos da Mulher, Márcia Souza,
Outra alteração introduzida pela lei, foi permitir que juízes obriguem o agressor a comparecer a programas de recuperação e reeducação. As investigações também ganharam em detalhes, com depoimentos de testemunhas.
A lei também determina que, ao ser constatada a violência doméstica, o juiz de imediato poderá aplicar medidas para proteger a vítima de seu agressor, como suspensão ou restrição do porte de armas e afastamento do lar.
O acusado também poderá ser proibido de manter contato ou se aproximar da mulher e de seus familiares e amigos (fixando um limite mínimo de distância entre ambos) e de frequentar determinados lugares “a fim de preservar a integridade física e psicológica da ofendida”, segundo prevê a lei, ressalta a secretária