Funcionários da prefeitura participam de oficina sobre de treinamento motivacional


Texto e Fotos: Shyley Saissem 
A Prefeitura de Candeias do Jamari numa parceria firmada o consultor em Marketing Politico e palestrante motivacional Josiandre Barbosa, está proporcionando aos servidores do município um treinamento com o tema “Inteligência Espiritual: Transcendendo Limites com a Força da Determinação”.

No evento que iniciou na quinta, 29, e encerra na sexta, 30, são abordados vários aspectos da atuação profissional pautada na motivação de talentos para o sucesso, atitudes criativas de um vencedor e equilíbrio emocional.

Autor do livro a “Arte de Negociar, Conquistar Pessoas e Vencer Desafios”, Josiandre Barbosa,  lembra que a harmonia entre a vida familiar e a profissional também funciona como estratégias de motivação.

Ele enfatiza que a inteligência espiritual, aliada à programação mental (inteligência múltipla) nos faz transcender limites para colocar nossos sonhos em praticas. E se colocarmos nas mãos de Deus no desejo livre de vencer o fracasso não poderá nos alcançar.

“Devemos, diariamente, fazer uma introspecção pessoal e conversar consigo mesmo. É importante também eternizar as coisas boas e enterrar as episódios maus do nosso passado, ou seja, organizar o presente com as experiências do passado” observou.

Ele complementou ainda que as pesquisas de gestão administrativa demonstram que um profissional motivado fica muito mais comprometido com o seu trabalho, o que faz com que esse trabalhador renda muito mais profissionalmente.

“Nosso objetivo principal é trabalhar com os profissionais, até porque, funcionários felizes geram gestões de sucesso e excelência. Para um bom desempenho profissional as mudanças de vida passam por atitudes simples como um sorriso ou um bom atendimento”, completou o palestrante.

O prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, que esteve acompanhando o primeiro dia de palestra, destacou a importância de eventos como esses promovidos pela prefeitura.

“O sucesso de um governo não está fora, e sim dentro da gestão. Embora investimentos na maquina sejam também importantes, tenho a convição de que o maior patrimônio que a prefeitura têm hoje são seus funcionários e colaboradores. Sendo assim, estamos cada vez mais compromissados em contribuir para que nossos funcionários se apaixonem pelo que fazem, para poderem prestar um atendimento mais eficaz à população”, declarou o prefeito.

Apae/Candeias se associa a federação nacional de Pais e Amigos dos Excepcionais

Texto: Shyley Saissem
Dando sequência ao processo de implantação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Candeias do Jamari, a secretária municipal de Assistências e Defesa dos Direitos das Mulheres, Marcia Guerreiro, acompanhada das diretoras da instituição no município, Eliane Guzo e Ana Vargas, esteve esta semana em Ariquemes para efetivar a filiação da entidade nas federações nacional e estadual das Apaes.


A viagem serviu também para que a equipe pudesse conferir os trabalhos da Apae em Ariquemes, tido como referencia no estado. No local elas conheceram o serviço de atendimento oferecido, as dependências da instituiçãoco0mo, a sala de fisioterapia, brinquedoteca, sala de artes, cozinha e panificação. 

Ana Claudia, presidente da federação estadual e diretora da escola Apae de Ariquemes, comprometeu-se em disponibilizar profissionais da instituição para capacitar a equipe que atuará no atendimento educacional dos alunos especial em Candeias do Jamari. 

Para Eliane Ruzo, presidente da Apae/Candeias, a visita foi muito proveitosa pela receptividade e acolhimento e principalmente pela troca de experiência com as colegas de Ariquemes.

“Esse foi mais um passo dado para a consolidação da Apae em Candeias  do Jamari, projeto contamos com o apoio da prefeitura que está custeando o aluguel do prédio e compra de material permanente”, afirmou.

No município, a Apae já conseguiu um grupo de apoio formado pelos sócios, contribuintes e benfeitores e as atividades da instituição em Candeias do Jamari  deve iniciar até final de abril. A sede da entidade está situada na rua Laercio Nobre nº 80 bairro Satélite,
 

Agricultores de Candeias são beneficiados com uma retroescavadeira


Texto: Shyley Saissem Fotos: Joas ferreira 
Para reforçar o atendimento que a Prefeitura de Candeias do Jamari presta aos agricultores locais, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, doou ao município uma retroescavadeiras que será utilizada nos serviços na zona rural.

O equipamento foi entregue ao prefeito Dinho Sousa, durante o lançamento do programa Rede Brasil Rural Norte, evento ocorrido no início na semana em Ouro Preto do Oeste (RO). Na solenidade, o prefeito falou da importância do ato que representava a união dos gestores das esferas municipal e federal em prol do homem do campo.

“Venho de uma família de agricultores e sei o quanto é importante o apoio do poder publico para incentivar a produção. E a disponibilidade de equipamentos como esta retroescavadeira, irá facilitar a vida de quem quer trabalhar e produz no campo. Com essa máquina vamos poder fazer intervenções importantes como a recuperação de estradas para melhorar escoamento da produção agrícola", comentou o prefeito.

O secretário de Agricultura do município, Antônio Ademar, também presente no evento, falou da satisfação em acompanhar o lançamento do programa voltado ao setor agrícola, que consiste em uma plataforma virtual criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para organizar a cadeia produtiva dos empreendimentos da agricultura familiar visando diminuir os custos de produção e o preço dos produtos para o consumidor.

“Esta solenidade com a presença do ministro mostra a preocupação dos Governos federal e estadual com o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar no estado”, apontou o secretário.






,

Prefeito Dinho Sousa é agraciado com o “Prêmio Top Quality 2012”


Texto Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, foi um dos agraciado pela revista Bastidores da Política, no ultimo final de semana, com o “Prêmio Top Quality 2012”. O evento, ocorrido no Buffet Terraço, em Ji-Paraná, prestou tributo a políticos, empresários, empresas e personalidades de Rondônia.

O prefeito de Candeias do Jamari recebeu a honraria por ter se destacado na pesquisa de opinião publica realizada em fevereiro no município. A pesquisa aferiu os programas executados pela prefeitura nas áreas da educação, saúde e infraestrutura urbana, iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento urbano do município.

Robson Lopes, diretor da revista, destacou que a premiação foca ações e programas que beneficiam a população. “Nossa missão é simplesmente tornar público essas atividades, seja na vida política ou empresarial”, frisou o organizador do evento.

A participação popular, afirmou ele, é decisiva na indicação das homenagens. No caso da administração de Candeias do Jamari, os pontos relevantes para a premiação foram os avanços nas áreas da saúde, educação, social, ambiental, econômico e cultural.

O prefeito Dinho Sousa, satisfeito pelo reconhecimento popular, falou da alegria de receber mais uma comenda pelos trabalhos desenvolvidos em prol da melhoria da qualidade de vida população de Candeias do Jamari.

“Para mim, como gestor público, esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito em beneficio da população e reforça o nosso compromisso de fazermos uma administração cada vez melhor para que a população possa ter mais dignidade e melhor qualidade de vida”, destacou o prefeito.





Prefeitura de Candeias entrega duas escolas reformada no distrito de Triunfo


Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 

A prefeitura de Candeias do Jamari entregou à comunidade do distrito de Triunfo, no último final de semana, a Escola de Ensino Fundamental Jonatan Coelho Neiva e a pré-escola Leonora Atanázio.

Os dois estabelecimentos receberam melhorias que estavam entre as obras previstas para serem reformadas pelo município. O cronograma de obras executados visa à reestruturação, modernização e ampliação da estrutura física da rede municipal de ensino de Candeias do Jamari.

Na escola Jonatan Coelho Neiva foram construídas duas salas de aula, uma sala de vídeo e feito reparos na rede hidráulica da escola. A obra de reforma e ampliação foi custeada com recursos próprios.

A prefeitura também ampliou a capacidade da rede elétrica para colocar em funcionamento as centrais de ar que haviam sido instaladas no ano passado. Agora todas as salas de aula do estabelecimento estão climatizadas.

Na pré-escola Leonora Atanázio, a prefeitura também realizou intervenções na parte estrutural das salas de aula, cozinha, banheiros, além de ampliar o pátio e construir uma passarela. O prédio recebeu ainda pintura e telhado novo. Atualmente a escola atende 222 crianças com idade entre 4 a 6 anos,

Na solenidade de entrega, o prefeito Dinho falou do trabalho da prefeitura em proporcionar mais conforto para alunos e um ambiente mais agradável e qualificado para a aprendizagem.

O prefeito também determinou ao secretário municipal de Educação, Alcimar Casal, que providenciasse a instalações elétricas para instalação de central de ar também na pré-escola Leonora Atanázio, assim como a compra de brinquedos para a instalação de um parquinho no estabelecimento.

O secretário Alcimar Casal, por sua vez, destacou os investimentos da prefeitura nos últimos anos na área da educação, que contribuíram para melhorar a qualidade do ensino no município e dá mais conforto tanto para os pais, alunos e servidores da escola.

“As ações voltadas à educação tem sido um dos pontos altos da gestão do prefeito Dinho Sousa, que em pouco mais de três anos mudou os rumos da educação no município. Foram avanços significativos”, afirmou.

Entre os avanços conquistados o secretário citou a climatização de 100% das salas de aula das escolas da área urbana e a aquisição de novos ônibus para o transporte escolar, que possibilitou a renovação de 80% toda à frota.





,

Prefeitura de Candeias inicia distribuição de mosquiteiro para prevenir a malária

Texto e Fotos Shyley Saissem  

A Prefeitura de Candeias do Jamari, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou esta semana a instalação de mosquiteiros impregnados com inseticida de longa duração. A ação iniciou pelo bairro Satélite e faz parte da estratégia para reduzir os índices de malária no município.

De acordo com o Programa Estadual de Controle da Malária, Candeias do Jamari por ser uma região cercada por rios e igarapés ambiente vulnerável a proliferação do mosquito, até o ano passado esteve entre os 13 municípios com alto risco de transmissão da doença, sendo responsável por 10,11% das notificações no Estado de Rondônia.

A meta da Secretária Municipal da Saúde (Semsau) é de instalar 24 mil mosquiteiros em aproximadamente oito mil imóveis (uma média de três mosquiteiros por casa) nas zonas rural e urbana. As residências estão localizadas nas áreas de transmissão da doença.

A secretária da Saúde do município, Adriana Rodrigues, observou que na região priorizada a incidência da doença tende aumentar nesta época do ano, por causa do aumento do nível das águas do rio Jamari que circunda o município.

Para ela, os mosquiteiros impregnados protegerão não apenas as pessoas que utilizaram o material à noite, mas também a comunidade. Isso porque, quanto menos pessoas infectadas, menor o risco de o parasita ser transmitido.

“Os mosquiteiros serão instalados em dezessete comunidades do município e poderão ser utilizados em redes e camas . O material agirá como barreira física de proteção, além de possuir ação repelente por conter inseticida impregnado na trama do tecido, capaz de matar os mosquitos que tentam ultrapassar o obstáculo” disse a secretária.

A subsecretária de Saúde, Neuzeli Mariano, disse aindaque as equipes da Semsau irão orientar também a população para o uso correto e contínuo das peças de proteção. “Essa ação visa diminuir a morbidade e mortalidade por malária em Candeias do Jamari, que até o ano passado ainda concentrou um alto índice de transmissão da doença” ressaltou Neuzeli.   




Malária - A malária é uma doença infecciosa aguda, causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium. A transmissão natural ocorre por meio da picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de um doente. O ciclo se inicia quando o mosquito pica um indivíduo com malária, sugando o sangue com parasitas (plasmódios). No mosquito, os plasmódios se desenvolvem e se multiplicam. O ciclo se completa quando estes mosquitos infectados picam um indivíduo, levando os parasitas de uma pessoa para outra.

Os criadouros preferenciais do mosquito transmissor da malária são coleções de água limpa, sombreada e de baixo fluxo, muito frequentes na Amazônia brasileira. Em humanos, se não for tratada, a malária pode evoluir rapidamente para a forma grave e levar o indivíduo a óbito. Entre os sintomas, os mais comuns são dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, febre alta e calafrios. O período de incubação varia de oito a 17 dias, podendo, entretanto, chegar a vários meses em condições especiais.

A malária é uma doença que tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito. A confirmação laboratorial é feita por meio do exame da gota espessa. O procedimento consiste na visualização, utilizando um microscópio, de possíveis parasitas em lâminas que contêm uma gota do sangue do paciente. Outro método é o teste de diagnóstico rápido, que pode ser usado em áreas remotas, onde o diagnóstico padrão (gota espessa) não existe ou não é possível de ser realizado.

Ainda não existe uma vacina disponível contra a malária. Contudo, algumas medidas de proteção individual contra picadas de insetos devem sempre ser utilizadas, principalmente nas áreas de risco. Essas medidas são: 1) uso de mosquiteiro/cortinado impregnado com inseticida; 2) uso de telas nas portas e janelas; 3) uso de roupas claras, camisas com manga longa e calças compridas durante atividades de exposição elevada; 4) uso de repelente, que deve ser aplicado nas áreas expostas da pele, seguindo-se a orientação do fabricante sobre o prazo para reaplicação do produto; 5) evitar locais de banho em horários de maior atividade do mosquito.

Estatísticas - A situação da malária no Brasil e no mundo. As estatísticas revelam a necessidade de se adotar ações para diminuir o número de casos. Atualmente, cerca 243 milhões de casos e 863 mil óbitos são registrados por ano em todo o planeta. As regiões mais afetadas são África, América do Sul e Ásia. No Brasil, 49 milhões de pessoas vivem em áreas de risco. Em 2010, o país registrou aproximadamente 310 mil casos confirmados, 4.500 internações e 79 mortes relacionadas à doença.

Prefeitura de Candeias anuncia inicio das obras da Escola Família Agrícola do Flor do Amazonas

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira

 CANDEIAS DO JAMARI (RO) O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, juntamente com o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Antônio Deuseminio de Almeida, visitaram esta semana o assentamento Flor do Amazonas, região campesina do município, para anunciar início das obras da Escola Família Agrícola (EFA) que será construída na localidade.

 O estabelecimento será construído com recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na ordem R$ 2,4 milhões, e terá capacidade para educar até 200 alunos. Além de salas de aulas, a escola terá alojamento e uma agroindústria que funcionará como laboratório.
 A expectativa do secretário municipal de Educação, Alcimar Casal, é que a obra seja concluída até o final de 2012, e no inicio do ano letivo previsto para 2013. O secretário adiantou que a Semed participa do projeto desde o início da discussão para a implantação da EFA em Candeias do Jamari e participou ainda da elaboração da planta escola e da
capacitação dos monitores.
 “Lutamos por esse projeto porque sabemos que esse modelo de ensino, trabalha com a pedagogia da alternância, uma modalidade de ensino especial, ou seja. Por esse sistema, o aluno fica em regime de semi internato  por um período de 15 dias. Nos outros 15 dias do mês ele é liberado para integra-se as atividades produtivas que envolvem seus familiares e a comunidade”, lembrou o secretário.
 O prefeito Dinho Sousa ressaltou a importância de se criar uma escola onde o aluno possa permanecer no seio familiar, ter as mesmas condições de ensino dos alunos de famílias urbanas se profissionalizar em atividades de interesse da comunidade, é importante para a formação do estudante que  não perde contato com o ambiente onde vive.
 “Essa ação conjunta entre a prefeitura e o governo visa beneficiar não só o assentamento Flor do Amazonas. Com certeza essa é a primeira de muitas Escolas Famílias Agrícolas que ainda virão para o município. O nosso objetivo é solucionar os problemas relacionados às questões do ensino regular, que geralmente são direcionado para as atividades urbanas, e desta forma, contribuir para que filhos de agricultores tenham acesso aos conhecimentos gerais e tecnológicos da terra”, disse o prefeito.
 O secretário adjunto da Seagri, Antônio Deusemínio de Almeida, frisou que o modelo das EFAs é erguido sobre quatro pilares: a família, que é a gestora da escola, através da Associação de Pais; a pedagogia de alternância;   a formação integral.; e o desenvolvimento local sustentável, onde o aluno aprende a produzir ou explorar a região respeitando a natureza, preservando o meio ambiente e garantindo o sustento das futuras gerações.
 “Uma das vantagens desse modelo de ensino, é que por esse sistema o aluno cursa quatro anos que equivalem aos três primeiros do ensino médio. E mais, ele sai já tendo uma profissão, porque o quinto ano é voltado à profissionalização. Mas esse ofício ele já começa a aprender desde o primeiro ano”, explicou.


Prefeitura entrega trator aos produtores rurais da Linha 45

Texto: Shyley Saissem fotos: Joas Ferreira
Os produtores rurais da linha 45 (ramal 17), na Vila Nova Samuel, em Candeias do Jamari, foram beneficiados com mais um trator agrícola, equipado de grades aradora e carretas basculantes. O maquinário foi entregue pelo prefeito Dinho Sousa.

O secretário de Agricultura do município, Ademar Martins, lembrou que os agricultores da região há tempos reivindicavam o maquinário, adquirido pela prefeitura por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Eduardo Valverde (PT).

“Por intermédio de um termo de cessão de uso, assinado na ocasião pela prefeitura, os produtores rurais poderão utilizar o trator em seus trabalhos . A aquisição facilitará a vida dos produtores associados, proporcionando mais agilidades nos serviços”, disse o secretário.
O prefeito de Candeias, na ocasião, afirmou que o incentivo ao homem do campo é uma das prioridades de sua gestão. Em três anos o município já entregou mais de 10 tratores aos agricultores.

“Acreditamos que o homem do campo deve ser mais valorizado. Todas as ações voltadas a esses trabalhadores são abraçadas pelo governo municipal. Sabemos que esse trator ajudará no desenvolvimento do setor primário do município” disse o prefeito.
Dinho Sousa complementou ainda que o equipamento potencializará o trabalho dos agricultores, principalmente daqueles mais humildes que precisam de auxílio para melhorar a produção. 

“Essa é uma importante ferramenta não só para o desenvolvimento do trabalho diário, mas principalmente, para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais da Vila Nova Samuel”, complementou o prefeito.








Obras de reconstrução da ponte que dá acesso a Triunfo são iniciadas

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas ferreira


Após empenho pessoal do prefeito Dinho Sousa, junto ao Governo do Estado, teve inicio no final da última semana a reconstrução da ponte que dá acesso ao distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari.

A ponte de aproximadamente 50 metros, localizada na rodovia estadual 548, desabou na ultima terça-feira, 13, por causa das fortes chuvas que caíram na região, isolando parcialmente os moradores.

Fragilizada por causa da erosão, a ponte não resistiu a passagem de um caminhão usado no transporte de madeira e ruiu, prejudicando o tráfego de veículos que após o desabamento da ponte passou a ser feito por uma balsa.

 A expectativa dos responsáveis pelas duas empresas contratada pelo Departamento de Estrada de Rodagem e Transporte (DER), é de que no máximo em 30 dias a obra seja concluída e o trafego liberado no local. 

No final de semana, pela terceira vez, o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, esteve na região para ajudar nas obras e também verificar o funcionamento da balsa alocada pelo DER, solicitação feita pelo prefeito ao diretor-geral do DER, Lúcio Mosquini. 

“Assim que soubemos do ocorrido, deslocamos uma equipe da Semob para averiguar a situação e verificar a proporção do desastre. Em seguida disponibilizamos a população um barco da prefeitura para fazer a travessia da comunidade e fomos ao DER buscar uma solução para o problema”, disse o prefeito.

Com isolamento parcialmente resolvido, a Secretária de Obras do município lembra que a travessia realizada pela balsa no local está liberada apenas para carros utilitários de pequeno porte.










Idsus avalia saúde de Candeias do Jamari como a melhor de Rondônia e a segunda da região Norte

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
Candeias do Jamari obteve a melhor nota entre os municípios de Rondônia no Índice de Desempenho do SUS (Idsus), avaliação feita pelo Ministério da Saúde sobre o Sistema Único de Saúde. No ranking, Candeias ficou em primeiro lugar, com a nota 5,83, a frente da capital, Porto Velho, que obteve nota 5,51.

O índice, divulgado no Portal da Saúde, do Governo Federal, é maior que a média brasileira que foi de 5,47, e colocou  o município a frente de outras capitais da região como Rio Branco-AC (5,56), Manaus-AM (5,58), Boa Vista-RR (5,76), Belém-PA (4,57), Macapá-AP (5,09), ficando atrás apenas de Palmas-TO, que teve nota  6,31.

O Idsus é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.
A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país.

Para o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, esse desempenho positivo é mais um avanço do município alcançado graças aos investimentos da prefeitura, como a ampliação dos serviços disponibilizados à população na rede de atenção básica.  A Unidade de Saúde Santa Izabel, por exemplo, hoje oferece os serviços como pronto atendimento, odontológico, exame laboratorial, ultrassonografia, raio X, internações, além de outros procedimentos médicos.

A unidade também foi reformada e ampliada, o que proporcionou uma melhoria no atendimento aos usuários do SUS no município. Outro estabelecimento que saúde que está em obras é o do Palheira que também está foi ampliado. Em Vila Samuel, foi construído um posto para atender a comunidade, e falta apenas a unidade ser equipada para ser entregue a população. Na BR 364, o posto de saúde  Nova Colina também foi reformado.

Distante cerca de 90 quilômetros do núcleo urbano de Candeias do Jamari, o distrito de  Triunfo, também recebeu investimentos da prefeitura na área de saúde. No local foi construído a Casa de Apoio à Equipe da Saúde para abrigar os profissionais que trabalham no distrito.

Outro avanço significativo alcançado pelo município, e constatado na pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, está relacionado ao Programa Saúde da Família (PSF). Proporcionalmente, Candeias do Jamari é o município de Rondônia com o maior número de equipes do PSF atendendo a população em suas residências.