Câmara aprova criação do Sistema Municipal de Ensino em Candeias do Jamari


 Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
A Câmara Municipal de Candeias do Jamari aprovou, em sessão extraordinária realizada na última terça-feira, 28, o projeto de lei do Executivo que cria o Sistema Municipal de Ensino (SME). Aprovado à unanimidade dos vereadores presentes (dos nove, apenas dois vereadores não participaram da sessão), o projeto segue agora para a sanção do prefeito Dinho Sousa.

Para o secretário de Educação de Candeias do Jamari, Alcimar Casal, a implantação do SM legitima a autonomia do município e representa um avanço na educação municipal, pois agiliza os processos relacionados ao funcionamento das instituições educacionais, além de aproximar a realidade funcional da realidade educacional.

Outra vantagem citada pelo secretário, é a criação de normas mais adequadas ao contexto sociocultural local, que permite um acompanhamento mais efetivo a partir da realidade onde se insere a entidade educacional, exercendo assim o controle social, estima e desencadeia um processo de forma mais efetiva junto aos agentes educacionais.

Para ele, essa medida facilita o estabelecimento de parcerias com diferentes instituições, ampliando e qualificando a ação educativa e a rede de atendimento, o que em outras palavras, representa uma descentralização com poder decisório para que se planeje a educação com autonomia à partir da realidade local.

“O Sistema Municipal de Ensino significa maior autonomia para o órgão normatizador, o Conselho Municipal de Educação, e possibilita a criação de normas próprias de acordo com as construções sociais e culturais do município. Significa também maior grau de autonomia para o órgão administrador executivo do sistema, a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela execução e aplicação das normas”, disse.

Projeto

O projeto que será transformado em lei pelo prefeito Dinho Sousa, estabelece que são objetivos da educação municipal, inspirados nos princípios e fins da educação nacional, formar cidadãos participativos capazes de compreender criticamente a realidade social, conscientes de seus direitos e responsabilidades, por meio de práticas educativas.

Em outro dispositivo, a proposta assegura aos alunos igualdade de condições de acesso, reingresso, permanência e pleno desenvolvimento nas instituições escolares. O município fica ainda obrigado a promover a apropriação do conhecimento comprometido com a promoção social, assegurar padrão de qualidade na oferta de educação escolar, oportunizar a inovação do processo educativo valorizando novas ideias e concepções pedagógicas, valorizar dos profissionais da educação pública municipal e promover a educação ambiental nas instituições escolares.

As responsabilidades do Município com a educação escolar pública serão efetivadas mediante a garantia do ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiverem acesso na idade própria. Essa ação será compartilhada com os governos federal e estadual.

O atendimento educacional especializado gratuito aos alunos portadores de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; também está entre as responsabilidades da prefeitura.

Outras normatizações previstas na futura lei são, o atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a cinco anos de idade; oferta de ensino regular; oferta de educação escolar regular para jovens e adultos; atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, vestuário, alimentação, assistência à saúde e segurança, em colaboração com outros órgãos, em nível federal, estadual e municipal; padrões mínimos de qualidade de ensino; formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino; e oferta de formação continuada aos profissionais da educação, em parceria com instituições de ensino.

Histórico

Antes da Constituição de 1988, a legislação previa a existência do Sistema Federal e dos Sistemas Estaduais de Ensino, sendo que as redes de escolas públicas municipais e as particulares, do então ensino de 1º e 2º graus, vinculavam-se aos Sistemas Estaduais.

A Carta Cidadã, ao estabelecer, em seu artigo 18, que “A organização político – administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição”, considera o município como ente jurídico da Federação e não apenas como uma unidade administrativa.

Esse dispositivo derruba a idéia anterior de dualidade e de hierarquia e reconhece, o município como um ente federativo, com tarefas, responsabilidades e recursos previstos. Ou seja, a Constituição coloca o município com direitos e deveres assemelhados aos Estados, Distrito Federal e União.








Metas fiscais são discutidas em audiência publica em Candeias do Jamari


Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 

Com base na Lei Complementar 101/00, que estabelece normas de finanças públicas voltadas à responsabilidade na gestão fiscal, a Prefeitura de Candeias do Jamari realiza nesta quarta-feira, 29, a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal, uma audiência publica para apresentação, avalição e discussão do Relatório do Exercício Financeiro do 2º Semestre de 2011.

O secretario de Planejamento e Turismo, Valmor Alves, adiantou que o objetivo central da audiência é apresentar para a população as projeções e as medidas administrativas  realizada pelo executivo municipal, tendo com base o Orçamento Fiscal aprovado pelos vereadores para ser executado no segundo semestre de 2011.

“Todo o trabalho de planejamento é realizado tendo como base a previsão de arrecadação para o ano. Nessa diretriz orçamentária projetamos as receitas e despesas que serão executadas pela prefeitura. Neste sentido, a participação da sociedade civil é fundamental para darmos cada vez mais transparência nos gastos públicos”, declarou o secretário.

Em 2011, dois levantamentos, um feito pelo Portal Transparência, da Presidência da República, e o outro pela Controladoria Geral da União (CGU), apontaram a Prefeitura de Candeias do Jamari como a instituição pública que melhor aplica os recursos do contribuinte. Para o prefeito Dinho Sousa, essa constatação oficial é a prova da seriedade com que a coisa pública é tratada em sua administração.

“Esses dados estatísticos são muitos positivos e, além disso, o relatório mostra com clareza e transparência como a prefeitura está aplicando o dinheiro do contribuinte. E são dados que não ficam escondidos. Estamos aproveitando a Audiência Pública para socializar o relatório com a população. Dessa forma o cidadão fica sabendo onde e como foi investido o seu dinheiro”, adiantou o prefeito.




Prefeitura de Candeias do Jamari realiza encontro pedagógico

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
Foi aberto nesta terça-feira, 28, o Encontro Pedagógico 2012 realizado pela Prefeitura de Candeias do Jamari, O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semede), encerra na quarta, 29, e é voltado aos professores da rede municipal de ensino.

Com o tema “Trabalho Coletivo + Estratégia Pedagógica = Aprendizagem Significativas”, o encontro visa proporcionar aos educadores oportunidades de reflexão sobre sistema municipal de educação.

O encontro aborda também a importância das praticas pedagógicas na busca de uma formação continuada, como forma de refletir e debater temas importantes que serão trabalhados no ano letivo de 2012.

Nos dois dias do encontro serão ministradas palestras com temas importantes voltados à educação como, “Música Mediadora de Aprendizagem”, “Estratégia para uma Aula Nota 10” e “Sistema Municipal de Educação”.  

A ideia da coordenação do evento, é que o evento proporcione a interação dos professores e a troca de experiências. O encontro visa ainda incentivar os educadores a buscar uma participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, e mostrar a importância de se trabalhar com os jogos educativos nas séries iniciais, assim como também as dinâmicas de grupo.

Na abertura do evento o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, parabenizou os educadores presentes e destacou os investimentos da administração municipal para melhorar a qualidade do ensino para propiciar à população do município uma educação de qualidade.

“Estamos trabalhando para suprir as necessidades da rede municipal de ensino e queremos aperfeiçoar essa instrução com a capacitação e qualificação dos educadores”, disse o prefeito.

Para o secretário de Educação do município, Alcimar Casal, o encontro servirá também para que os profissionais da educação possam trocar experiência e adiantou que os avanços conquistados na área são frutos do comprometimento de cada educador que é o ator principal que possibilita essa mudança.

“Temos a necessidade de investir na educação com o objetivo de oferecer condições para uma reflexão à prática pedagógica, visando sempre à inovação e melhoria do ensino público em Candeias do Jamari”, declarou o secretário.


Prefeitura Candeias exige medidas compensatórias e garante escola Flor do Palheiral

Texto e Fotos Shyley Saissem 
Uma grande festa que contou a presença da comunidade de Candeias, ocorrido na última quinta-feira, 23, marcou o inicio ano letivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Flor do Palheiral.

O estabelecimento foi inaugurado no ultimo dia 13 de fevereiro, durante as festividades em comemoração ao aniversario de criação do município, por isso as aulas não iniciaram no dia 6 de fevereiro como nas outras escolas do município.

Mais 300 vagas

Na construção da escola foram gastos R$ 1.2 milhão, recursos oriundos das compensações dos consórcios que constroem o complexo hidrelétrico do rio Madeira, em Porto Velho. O pagamento das compensações é uma forma de minimizar os impactos sociais causados à cidade pelas obras das usinas de Santo Antônio e Jirau.

O nome Flor do Palheiral foi escolhido pela própria comunidade, por meio de uma consulta popular realizada pela Secretária Municipal de Educação (Semed),  por orientação do prefeito Dinho Sousa.

A escola atenderá certa de 300 alunos do 1º ao 3° ano do ensino fundamental, distribuídos em cinco salas de aula moderna e equipada. A nova escola conta ainda com salas para os professores, diretoria, secretária, corpo técnico, banheiros masculino e feminino, cozinha, refeitório e espaço multiuso. 

Impactos

No dia do inicio do ano letivo, o prefeito lembrou da luta para conseguir a escola. Uma vasta documentação mostrando os impactos socioambientais sofridos pelo município, foi apresentada pela prefeitura para comprovar que Candeias do Jamari também estava na área de influência dos dois empreendimentos

Localizado às margens da BR 364, essa influência existe devido a proximidade do município com a capital de Rondônia, Porto Velho, onde estão instalados os canteiros das obras das usinas. O município está a menos de 20 quilômetros do centro de Porto Velho

“Felizmente conseguimos comprovar os impactos socioambientais que Candeias sofre até hoje. Por isso exigimos medidas compensatórias como a construção de escolas, na tentativa de minimizar os efeitos negativos resultantes da construção das usinas”, afirmou o prefeito.

Investimentos

Dinho Sousa também falou dos investimentos que estão sendo feitos na área da educação, recursos utilizados tanto na construção de novas escolas como também na reforma e ampliação dos estabelecimentos de ensino já existente.

"Além de melhorar a estrutura física, também equipamos os estabelecimentos com centrais de ar as unidades escolares localizada na área urbana do município. Foram adquiridos ainda 18 ônibus novos para o transporte escolar. Houve também investimentos na qualidade profissional dos professores para que o município possa ofertar um ensino de qualidade à população”, disse o prefeito.

O secretário municipal da Educação, Alcimar Casal, ressaltou os avanços conseguidos na área assegurando que não é fácil trabalhar em um setor tão amplo. No entanto, o esforço de toda a equipe da secretaria tem se concentrado em fazer o melhor pelo ensino.

“O nosso compromisso é o de continuar trabalhando para a melhorar o serviço prestado pela rede municipal de ensino, em Candeias do Jamari”, disse o secretário.






“Programa Mão Amiga” disponibiliza vaga para emprego em Candeias do Jamari

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
O “Programa Mão Amiga”, lançado pela Prefeitura de Candeias do Jamari, em 2009, em parceria com a empresa CBR Exportadora Bom Retiro Ltda -Rondônia, está oferecendo oportunidade de emprego aos trabalhadores que ainda não conseguiram vaga no mercado de trabalho.

As vagas são para auxiliar de produção e os interessados devem buscar seu encaminhamento de emprego no Gabinete da Prefeitura, localizado na rua Tancredo Neves, 1781, no horário das 08h às 12h. Os interessados deverão ter em mãos sua documentação pessoal, além da Carteira de Trabalho.

A coordenadora do programa, Adriana de Jesus, informou que, em função da escassez de profissionais para suprir a carência nas áreas especificada, não há limite de vagas. “Quem comparecer será encaminhado até as empresas parceiras do projeto”, disse Adriana. 
  
Idealizador do Mão Amiga, o prefeito Dinho Sousa, falou da importância para o município do projeto de inclusão profissional.

“Através do empresário Paulo Cezar, estamos iniciando, por meio do programa, uma parceria com a empresa Exportadora Bom Retiro. A grande vantagem do programa, é que ele, além de oferecer aos trabalhadores seu ingresso no mercado de trabalho, ele ainda oportuniza o treinamento desse profissional”, lembrou.

Em três anos, o Mão Amiga já capacitou e encaminhou para contratação com carteira assinada cerca de dois mil trabalhadores residentes no município.

Várias empresas como a Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (Imma), Camargo Corrêa, Odebrecht e JBS já firmaram parceria com o programa.
  




 

Candeias do Jamari comemora resultados positivos do Carnaval

Texto Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
Sem nenhum registro de ocorrência policial, o município de Candeias do Jamari, comemora o resultado positivo, propiciado pelo esquema montado pela prefeitura local juntamente com o sistema de segurança do estado, durante o carnaval 2012.

A estratégia teve a participação da Policia Militar, Batalhão Ambiental, Pelotão de Policiamento Ostensivo, Corpo de Bombeiro, Capitania dos Portos, Promotoria de Justiça, de Segurança Pública e de Urbanismo e Promotoria de Proteção da Criança e do Adolescente, do Ministério Público de Rondônia.

Na avaliação do prefeito Dinho Sousa, essa força tarefa serviu para coibir os possíveis tumultos que pudesse estragar a festa de momo no município e o resultado é para ser comemorado.

Este ano, pela primeira vez, o Corredor da Folia foi montado no Complexo Turístico Beira Rio Cultural, às margens do rio Candeias, e não houve nenhum registro de homicídio ou qualquer outros tipo de crime durante os quatro dia de folia.

“Essa parceria com os órgãos de segurança publica proporcionou a realização de um dos carnavais mais seguro do estado. E quem ganha com isso é o município que a cada ano que passa firma como uma opção a mais aos visitantes que buscam Rondônia nessa época do ano para brincar o carnaval”, disse o prefeito.

Quem também esteve presente nós cinco dias de folia e comemorou os resultados positivo do carnaval, foi o ex-deputado federal Lindomar Garçon, para o ele o sucesso na realização do carnaval de Candeias do Jamari incluirá definitivamente o município no roteiro turístico do estado de Rondônia.

“Está de parabéns, a prefeitura por ter organizado um carnaval tão surpreendente como este. Foi uma festa sem briga, sem índice de violência. É a prova de que Candeias do Jamari está preparada para receber os turistas e visitantes que buscam diversão aliada à segurança”, afirmou.

A secretária municipal de Cultura, Patrícia Andrade, lembrou também que nos últimos três anos o município tem se destacado por realizar o carnaval mais tranquilo de Rondônia.

“Manter a estatística da violência em baixa foi uma metas traçadas pela comissão organizadora do carnaval, objetivo que foi plenamente atingido pela prefeitura”, frisou.












Depois do “Arrastão”, escolha da Rainha Gay movimenta carnaval de Candeias do Jamari

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
A folia continua neste sábado, 18, em Candeias do Jamari, com a escolha da “Rainha Gay do Carnaval 2012” do município. O evento que acontece hoje à noite, promete animar o corredor da folia montado no Complexo turístico Beira-Rio.

A folia em Candeias do Jamari começou na noite da última sexta-feira, 17, com a passagem do “Arrastão do Poraquê”. Os brincantes viraram a madruga e se deixaram levar pelo cortejo carnavalesco embalado pelos blocos.

“WiskNão”,  “Ah Se Eu Te Pego”, “Tô Cun Sede”, “Rio Preto”, “Rio Branco”, Associação da Pessoa Idosa de Candeias “Vó Ginoca, “Se Não Guenta Por Quê Veio”, “Mamãe Eu Quero”, “Maluco Beleza”, “Galo da Marechal”, “Piriquita do Papagaio” e o tradicional “Bloco das Piranhas” arrastaram uma multidão por onde passaram.

No domingo, 19, a festa continua a partir das 16h com a realização  da Matinê para Garotada” e o “Baile de Mascara”, programação que vai até às 21h. A folia prossegue na sequência com a apresentação das bandas de música madrugada a dentro.

Na segunda-feira, 20, a programação da quadra momesca será transferida para o distrito de Triunfo, e na terça-feira, 21, retorna à sede do município com a realização da segunda matinê paras criança e adolescentes e prossegue pela madrugada com o encerramento da programação.

Segurança

Por força de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com a Promotoria de Justiça, de Segurança Pública e de Urbanismo e com a Promotoria de Proteção da Criança e do Adolescente, do Ministério Público de Rondônia, está proibida a venda ou distribuição gratuita de qualquer tipo de bebida ou produtos alimentícios em vasilhames de vidro.
A presença de crianças e adolescentes no Complexo Turístico, local onde acontece o evento carnavalesco, só será permitida durante a realização das matinês promovidas pelo município. A Capitania dos Portos também realizará fiscalização no rio Candeias durante o período carnavalesco, no horário das 10h às 18h. 

“A primeira noite de folia em Candeias do Jamari transcorreu dentro do previsto. Nenhum ocorrência grave foi registrada, o que nos dá a segurança de afirmar que o Carnaval da Paz está realmente em Candeias. Por isso que a cada ano aumento o número de foliões que vem passar o carnaval aqui” disse o prefeito Dinho Sousa.