Prefeitura de Candeias do Jamari adquire novos veículos para saúde


Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 

Uma Kombi com capacidade para 12 passageiros foi adquirida pela Prefeitura de Candeias do Jamari, para ser utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) nos serviços de remoção e transporte dos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise e fisioterapia em Porto Velho.

Equipado com ar condicionado, a previsão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) é de que o veículo seja entregue ainda esta semana à comunidade, assim que for concluído o procedimento de emplacamentos do veiculo.

Nos próximos 60 dias a prefeitura, em parceria com o governo do estado, reforçará o serviço de transporte de pacientes com a entrega de um micro-ônibus de 28 lugares e mais uma ambulância (Fiat Doblô). A subsecretária da Saúde do município, Neuzeli Mariano, adiantou que a prefeitura tem feito investimentos significativos no setor para melhorar o atendimento à população.
   
“Há três meses, foram entregues três Fiat Uno, três motos e duas ambulâncias. Agora será entregue uma Kombi. Vale ressaltar que todos esses veículos estão à disposição nas nossas unidades do município para a remoção de pacientes com dificuldade de locomoção, enfatizou Neuzeli.

Por sua vez, a secretária municipal de Saúde, Adriana Rodrigues, afirmou que esses investimentos representam um avanço na melhoria do sistema de saúde em Candeias do Jamari.

“A saúde é uma das áreas onde há uma grande demanda da população. Por isso temos procurado melhorar as unidades de saúde, adquirir novos equipamentos e, também, trabalhar na capacitação dos profissionais da área. Essa nova Kombi dará mais dignidade aos pacientes que fazem hemodiálise em Porto Velho, tendo em vista que esse é um tratamento de alta complexidade e ainda não é disponibilizado pelo município”, disse a secretária.

Investimentos

Na atual administração, o investimento na área da saúde em Candeias do Jamari praticamente dobraram. São ações realizadas tanto na sede do município como também na zona rural. Em Triunfo, foi construída a casa de apoio à saúde para os profissionais que trabalham no distrito.

A Unidade Básica de Saúde Nova Colina, localizada na BR364, que estava abandonado há quase dez anos, foi reformada e equipada e em Vila Samuel, na linha 45, está sendo construído um posto de saúde.

Na sede do município a prefeitura trabalha na reforma e ampliação bas Unidades de Saúde do Palheiral e Santa Isabel.  Nesta última, o pronto atendimento passou a ser 24 horas e a população passou a contar também com serviço odontológico, exame laboratorial, ultrassonografia, raio x, internações e outros procedimentos médicos.

A ampliação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) também melhorou a área da saúde preventiva e atenção básica no município. “Hoje, proporcionalmente, Candeias do Jamari é o município de Rondônia com o maior número de equipes do PSF atendendo a população em suas residências”, lembrou a secretária.
 








Fhemeron realiza campanha para aumentar doação de sangue em Candeias do Jamari

Testo: Shyley Sassem Fotos Joas ferreira 
Com apoio da Prefeitura de Candeias do Jamari e o envolvimento da comunidade local, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) realizou na última sexta-feira, 27, uma ação de sensibilização para conquistar novos doadores de sangue no município.

A ação é parte integrante da campanha “Compartilhe o Bem, Doe Sangue”, lançado pela entidade no ano passado. O atendimento aos novos doadores na Unidade Móvel de Coleta de Sangue da Fhemeron, que ficou estacionada ás proximidades da Unidade Básica de Saúde Santa Isabel.

A assistente social, Maria Luiza Pereira, que coordenou a ação no município, informou que 17 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos atuaram na coleta de sangue e captação de doadores de medula óssea em Candeias.

Maria Luiza adiantou ainda que ficou satisfeita com o interesse da população pela campanha, que possibilitou a adesão de novos doadores voluntários em Candeias.
Devido a grande aceitação, Maria Luiza afirmou que a Fhemeron já planeja se programar para que, no máximo em quatro meses, possa retornar ao município para com a campanha.
A secretária municipal de Saúde, Adriana Rodrigues, que também participou da ação doando sangue, reforçou a importância da população em ações como a realizada pela Fhemeron em Candeias do Jamari.  
“Esse gesto voluntário da população representa levar vida àquelas pessoas que necessitam de transfusão sangue. É um gesto solidário, de amor ao próximo, um exemplo a ser seguido”, disse a secretária.



 









Aberta inscrições para o concurso “Rainha do Carnaval 2012” de Candeias do Jamari


Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
Enceram no próximo dia 03 de fevereiro, sexta-feira, as inscrições para o concurso “Rainha do Carnaval 2012”, de Candeias do Jamari. Para participar do concurso a candidata deverá ter no mínimo 18 anos completos, morar no município a pelo menos um ano e ser representante de entidades esportivas, clubes sociais, blocos carnavalescos, associações de moradores, escolas, comercio, ou indústria.

As inscrições podem ser efetivadas junto à comissão organizadora do evento na Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), que funciona na Biblioteca do Municipal, na rua Zacarias Vicente da Silva, das 08h às 13h.

No ato da inscrição é necessária a apresentação de cópia da RG, declaração da entidade a qual representará oficializando a candidatura e comprovante de residência em nome do titular ou parente de primeiro grau.

O concurso ocorrera no dia 11 de fevereiro, às 20h, na quadra esportiva Jair de Frota Carvalho e é exigido ainda das candidatas espírito carnavalesco e cumprimento dos compromissos relativos ao cargo, assumidos no ato da inscrição. Elas também são obrigadas comparecer às reuniões que serão marcados pela organização do evento.

Na passarela, as candidatas inscritas se apresentarão ao júri do concurso em três trajes: banho (maiô completo com sapato scarpim preto), esporte personalizado e traje fantasia.

A aquisição dos trajes banho e fantasia são de responsabilidade das candidatas e suas respectivas entidades, enquanto o traje esporte é da comissão organizadora, com exceção do tênis que também deve ser adquirido pela candidata.

O jurado será composto por carnavalesco, produtores de desfile, estilistas e jornalista de Porto Velho. A ordem do desfile será definida por meio de sorteio e o concurso escolherá, além da rainha, a primeira e segunda princesa do carnaval de Candeias do Jamari. As vencedoras serão as três melhores pontuadas na soma dos quesitos: beleza, animação, apresentação, elegância, desembaraço, simpatia e samba no pé.

Em caso de empate o critério desempate será pela maior pontuação nos quesitos animação, samba no pé, beleza e apresentação, respectivamente. A primeira colocada receberá como prêmio R$ 1mil, TV 32 polegadas, mais a coroa e a faixa de Rainha do Carnaval de Candeias do Jamari; a primeira princesa (segundo lugar), R 300 e prêmio de participação e faixa; e a segunda princesa (terceira colocada), R$ 200, prêmio de participação e faixa.

A comissão organizadora do concurso é formada pela secretária Municipal de Cultura, Patrícia Andrade (presidente), pela chefe de Gabinete do Prefeito, Adriana Oliveira (vice) e pela secreta municipal da Mulher, Márcia Guerreiro.  








Apae será implantada em Candeias do Jamari


Texto: Shyley Saissem Fotos: Joas Ferreira 

Toma posse neste sábado, 28, às 9h no auditório da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, em Candeias do Jamari, a primeira diretoria Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A solenidade terá a presença da diretora da Federação Nacional das Apaes, Ilda da Conceição Salvático.

A entidade no município será presidida pela pedagoga Eliane Ruzo e terá como vice-presidente o educador Marcos Sussuarana.  Eles adiantaram que entidade chega ao município com o objetivo de fazer atendimento educacional aos alunos especial que estejam fora de sala de aula.   

Parceiro da Apae em Candeias, o prefeito Dinho Sousa já se prontificou em apoiar a instituição por meio de um convênio que, dentre outras despesas, garantirá o custeio do aluguel de um prédio onde funcionará a escola da Apae no município.

“Solidário a essa iniciativa, darei o apoio necessário para que Apae Candeias esteja em pleno funcionamento, ainda no primeiro trimestre deste ano. Desta forma, a entidade terá um espaço adequado para acolher as crianças que necessitam de educação especial”, disse o prefeito.  

Para Eliane Ruzo, presidente da Apae/Candeias, o desafio é grande, mas será superado com amor, dedicação e olhar especial dos colaboradores da instituição, Ruzo complementou falando das dificuldades que as famílias com criança especial, que moram em Candeias, têm para se deslocar até Porto Velho em busca de atendimento especializado.

“Apae chega em Candeias com o proposito de facilitar a inclusão, principalmente daquelas crianças que muitas das vezes são excluídas das escolas ou vivem escondida pelas suas famílias. O intuito dessa diretoria, formada por pais, profissionais liberais e educadores, e de mudar essa história de exclusão e isolamento”, disse a presidente.    

Com sete membros na diretoria executiva, cinco no conselho administrativo, seis no conselho fiscal e um aluno defensor, a diretoria da instituição espera também que novos sócios, contribuintes e benfeitores venham cooperar com a entidade em Candeias.  




Candeias do Jamari inicia preparativos para o vigésimo aniversário do município


Texto: Shyley Saissem Fotos Joas ferreira 
A Prefeitura de Candeias de Jamari deu inicio esta semana aos preparativos em celebração ao 20° aniversário de criação do município, que será comemorado no dia 13 de fevereiro. A coordenação para o evento é formada por técnicos da prefeitura vinculados ao gabinete, Semas, Semede, Semsau, Semad, Semusp, SEM, Semduc e Ascom.

Na reunião realizada na Secretária Municipal de Cultura para definir a programação, ficou acertado que a programação de aniversário do município terá três dias de eventos compostos de atividades culturais, sociais e esportivas e envolverá mais oitenta funcionários do município.

Preliminarmente, ficou definido que pela proximidade do carnaval, a programação iniciará no dia 11 de fevereiro com o baile de carnavalesco para escolha da Rainha do Carnaval de Candeias do Jamari.

A expectativa da coordenação é que mais de quinze candidatas participem do concurso que premiará a vencedora com a quantia de R$ 1 mil. Também ficou acertado que para participar do “Rainha do Carnaval 2012”, a concorrente deve residir no município há pelo menos um ano.

Outra questão definida no encontro foi à antecipação de parte da programação da segunda-feira, 13 para o domingo, 12. Entre as atividades constam a solenidade cívica, serviço de saúde, atendimento na área social, culto ecumênico, torneio esportivo e show artístico.  Essa programação acontecerá no Complexo Turístico Beira-Rio Cultural.

“Desta forma, vamos poder compartilhar os serviços que serão oferecidos pela prefeitura com os moradores de Candeias que, por ventura, que na segunda-feira, 13, esteja trabalhando”, justificou Patrícia Andrade, a secretária de Cultura do município.

Para segunda-feira, 13, a exemplo dos outros anos, será preparada uma programação especial tendo dentre o publico alvo os funcionários da prefeitura que no feriado municipal poderão participar das atividades esportivas e sociais.      



Candeias do Jamari terá agencia do Banco do Brasil


Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira
A partir do segundo semestre deste ano os moradores de Candeias do Jamari passarão a contar com os serviços bancário do Banco do Brasil. A confirmação da implantação do banco no município foi feita esta semana pelo superintendente a instituição em Rondônia, Edvaldo Sebastião, numa reunião com o prefeito Dinho Sousa.
No encontro, o superintendente ratificou ao prefeito que a Agencia 7133-1, do BB em Candeias do Jamari, só será possível, graças ao trabalho de cooperação que está sendo desenvolvida entre a prefeitura e a instituição bancaria.
Satisfeito com a resposta positiva a uma solicitação sua, o prefeito Dinho Sousa afirmou que a agência do BB facilitará a vida dos clientes do banco residentes no município, que não precisarão mais se deslocar até Porto Velho para ter acesso aos serviços do banco.
“Essa é uma reivindicação antiga da população de Candeias. Ao assumirmos a prefeitura defendemos que com o crescimento populacional da cidade, não era mais possível o município ter apenas uma agência bancária. Com uma agência em Candeias quem sai ganhando não são apenas os correntistas do Banco do Brasil, mais principalmente os beneficiários do Bolsa Família, aposentados, pensionistas e, também, os pequenos e médios produtores locais”, disse o prefeito.
Linha de crédito

Na ocasião, o superintendente Edvaldo Sebastião reconheceu o empenho do prefeito de Candeias do Jamari para viabilizar a implantação do empreendimento bancário no município. “Conforme havíamos nos comprometidos com o prefeito Dinho, em um encontro anterior, atualizamos o estudo de viabilidade para implantação da agencia em Candeias, que agora é uma realidade. Isso prova o compromisso do gestor municipal com a população”, disse o superintendente.
Além dos serviços normais o BB, por meio de um convênio com o município, disponibilizará uma linha de crédito específica para o financiamento da casa própria para os servidores municipais. Dois fatores pesaram na balança na hora da instituição decidir pelo financiamento. O primeiro foi o programa de regularização fundiária da prefeitura, que está legalizando os lotes urbanos no município. O segundo, foi a elaboração do Plano Diretor do município já aprovado pela Câmara Municipal. 
Caixa Econômica

Outra instituição financeira que também já confirmou a instalação de uma agência em Candeias do Jamari foi a Caixa Econômica Federal, respondendo a outro pleito do prefeito Dinho Sousa, com vista a melhoria dos serviços bancários à população. A Caixa funcionará em um terreno doado pela prefeitura, às proximidades do complexo turístico Beira-Rio.
A Caixa trabalha com a expectativa de iniciar, já em janeiro, a construção da agência. A obra já foi licitada o que, para a direção da instituição financeira, amplia a possibilidade do início da obra no primeiro trimestre deste ano.
Para prefeito Dinho Sousa, a demanda crescente da população, as novas ações e o desenvolvimento por que passa o município, são mais do que suficiente para comprovar a necessidade de mais uma agência bancária em Candeias do Jamari, para dá mais comodidade a população, empresários, comerciantes. “Essa ação junto à Caixa Econômica e o Banco do Brasil é mais um passo que damos em direção ao progresso e desenvolvimento do município”, destacou o prefeito.



Chamada Escolar em Candeias do Jamari encerra na próxima segunda-feira

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
Encerra no próximo dia 09, a Chamada Escolar para o ano letivo de 2012 realizada pela Prefeitura de Candeias do Jamari. Até a próxima segunda-feira, os pais ou responsáveis das crianças em idade escolar devem procurar a Secretaria Municipal de Educação (Semede), localizada no Centro Cultural, próximo ao complexo turístico Beira-Rio, no horário das 8h às 15h, para cadastrar seu filho às vagas disponibilizadas. A chamada é para a Educação Infantil (2 a 5 anos), series iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O objetivo do cadastramento é verificar a demanda de vagas para este ano e organizar a rede de ensino, a fim de atender os novos alunos. O cadastramento é exclusivamente para as crianças que ainda não estudam e para os alunos da rede estadual que queiram se transferir para uma escola do município. Com a Chamada Escolar a prefeitura terá um diagnostico do número exato de novas vagas que deverão ser ofertadas à população.

"Os inscritos na Chamada Escolar devem retornar à Semede nos dias 13 e 14 de janeiro, para pegar o encaminhamento onde constará em qual escola o aluno deverá ser matriculado. No caso de não haver vaga na escola de preferência do aluno, isso não significa que ele ficará sem estudar. A prefeitura fará parceria com as escolas estaduais para assegurar a vaga. O certo é que ninguém ficará sem estudar", adiantou a coordenadora pedagógica da Semede, Sheila Cristina. O período das matrículas será de 16 a 20 de janeiro.

O secretário de Educação, Alcimar Casal, lembrou que a Chamada Escolar é um processo previsto na lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e no Plano Nacional de Educação. Com o recenseamento o município cumpre a deliberação do Ministério da Educação (MEC), e ainda faz o reordenamento das vagas para as matrícula nos estabelecimentos da rede municipal de ensino.

"É de fundamental importância que os pais ou responsáveis das crianças que não estão matriculas nas escolas do município, procurem a Semede para fazer a Chamada Escolar. Eles devem comparecer munidos do comprovante de residência, certidão de nascimento e comprovante de escolaridade do filho, mais os seus documentos pessoais", ressaltou o secretário.