Páginas

Prefeitura Candeias exige medidas compensatórias e garante escola Flor do Palheiral

Texto e Fotos Shyley Saissem 
Uma grande festa que contou a presença da comunidade de Candeias, ocorrido na última quinta-feira, 23, marcou o inicio ano letivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Flor do Palheiral.

O estabelecimento foi inaugurado no ultimo dia 13 de fevereiro, durante as festividades em comemoração ao aniversario de criação do município, por isso as aulas não iniciaram no dia 6 de fevereiro como nas outras escolas do município.

Mais 300 vagas

Na construção da escola foram gastos R$ 1.2 milhão, recursos oriundos das compensações dos consórcios que constroem o complexo hidrelétrico do rio Madeira, em Porto Velho. O pagamento das compensações é uma forma de minimizar os impactos sociais causados à cidade pelas obras das usinas de Santo Antônio e Jirau.

O nome Flor do Palheiral foi escolhido pela própria comunidade, por meio de uma consulta popular realizada pela Secretária Municipal de Educação (Semed),  por orientação do prefeito Dinho Sousa.

A escola atenderá certa de 300 alunos do 1º ao 3° ano do ensino fundamental, distribuídos em cinco salas de aula moderna e equipada. A nova escola conta ainda com salas para os professores, diretoria, secretária, corpo técnico, banheiros masculino e feminino, cozinha, refeitório e espaço multiuso. 

Impactos

No dia do inicio do ano letivo, o prefeito lembrou da luta para conseguir a escola. Uma vasta documentação mostrando os impactos socioambientais sofridos pelo município, foi apresentada pela prefeitura para comprovar que Candeias do Jamari também estava na área de influência dos dois empreendimentos

Localizado às margens da BR 364, essa influência existe devido a proximidade do município com a capital de Rondônia, Porto Velho, onde estão instalados os canteiros das obras das usinas. O município está a menos de 20 quilômetros do centro de Porto Velho

“Felizmente conseguimos comprovar os impactos socioambientais que Candeias sofre até hoje. Por isso exigimos medidas compensatórias como a construção de escolas, na tentativa de minimizar os efeitos negativos resultantes da construção das usinas”, afirmou o prefeito.

Investimentos

Dinho Sousa também falou dos investimentos que estão sendo feitos na área da educação, recursos utilizados tanto na construção de novas escolas como também na reforma e ampliação dos estabelecimentos de ensino já existente.

"Além de melhorar a estrutura física, também equipamos os estabelecimentos com centrais de ar as unidades escolares localizada na área urbana do município. Foram adquiridos ainda 18 ônibus novos para o transporte escolar. Houve também investimentos na qualidade profissional dos professores para que o município possa ofertar um ensino de qualidade à população”, disse o prefeito.

O secretário municipal da Educação, Alcimar Casal, ressaltou os avanços conseguidos na área assegurando que não é fácil trabalhar em um setor tão amplo. No entanto, o esforço de toda a equipe da secretaria tem se concentrado em fazer o melhor pelo ensino.

“O nosso compromisso é o de continuar trabalhando para a melhorar o serviço prestado pela rede municipal de ensino, em Candeias do Jamari”, disse o secretário.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos avaliando seu comentario para posterior publicação.