Secel apóia o Reveillon de Candeias do Jamari

Texto Shyley Saissem Fotos Joas ferreira  


Para quem quis receber 2012 com muita alegria, animação e segurança, a pedida  foi o ‘Show da Virada” de Candeias do Jamari. O evento aconteceu no Complexo Turístico Beira-Rio, às margens do rio que batiza a cidade.

O ponto alto da festa preparada pela prefeitura local com o apoio da Secretária dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), foi  o show de luzes e cores com a queima de fogos que durou mais de dez minutos,  à meia-noite durante a chegada do ano novo.

A secretária de Cultura do município, Patrícia Andrade, coordenadora do evento, falou do espirito de alegria, paz e confraternização das pessoas que participaram da festa, desfrutando de uma virada de ano inesquecível.

“Candeias tem muito a comemorar com a população. Por isso, em parceria com a Secel, proporcionamos uma festa muito bonita na virada de ano”, disse a secretária.

A Festa da Virada iniciou as 22h, ao som de DJs e varias bandas regionais e atrações locais, virando a madrugada para saudar o novo ano que se inicia.













Garçon destaca ação de Confúcio para garantir obras de saneamento


O presidente estadual do Partido Verde(PV/RO), Lindomar Garçon destacou a ação determinante do governador Confúcio Moura(PMDB/RO), para garantir a não inclusão das obras de esgotos sanitários de Porto Velho na relação das obras consideradas irregulares pela comissão do orçamento do congresso nacional.
“ Ocorre que as obras de saneamento básico foram paralisadas devido irregularidades observadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Por orientação do próprio TCU, o governador imediatamente cancelou o processo licitatório referente a obra. Com esta ação, a Comissão de Obras Irregulares(COI), louvou a atitude do governo de Rondônia e manteve os recursos que ultrapassam 600 milhões de reais para  investimentos em esgotos e mais de 100 milhões para água tratada em 2012, sendo que o governo já viabilizou o projeto executivo para adequação, e assim realizar uma nova licitação muito em breve”, explicou Garçon.
Outro ponto destacado por Lindomar Garçon é o reinício das obras de água tratada, onde o governador determinou que todos os esforços fossem concentrados para que acontecesse ainda em 2011, fato este ocorrido neste mês de dezembro.
Lindomar Garçon parabenizou também o secretário de Planejamento George Braga pela sua dinâmica e agilidade para fazer com que os procedimentos administrativos fossem rápido e eficientes. “ George Braga e sua equipe trabalham sintonizados e merece todo respeito e conforme o engenheiro Pimentel, até o final de 2012, Porto Velho terá 100% de água tratada”. Comemora Lindomar Garçon.
O governador Confúcio Moura  elogiou Lindomar Garçon pela sua atuação em Brasília, em especial no desenrolar das obras, tanto de esgoto e de água tratada. No entanto o governo convidou Garçon para fazer parte da equipe de governo, com atuação mais especificamente no planejamento, secretaria esta que além de suas atribuições, coordena as obras de água e esgotos no estado de Rondônia, através do PAC.
Lindomar Garçon encara como mais um desafio ao assumir a nova função. “Quero agradecer ao governador Confúcio Moura pela confiança depositada em mim, e o que posso garantir é que vou dar o melhor de mim para realizar o meu trabalho, pois juntos vamos fazer o melhor, tendo a certeza que o povo de Rondônia, em especial de Porto Velho, verão  que nesta nova administração as obras sairão do papel”. Finalizou Garçon.

Tomam posse novos membros do Conselho Tutelar de Candeias do Jamari





Texto Shyley Saissem Fotos: Maíra Matos 
O prefeito de Candeias do Jamari Dinho Sousa, deu posse na sexta-feira, 23, aos novos membros do Conselho Tutelar de Candeias do Jamari. Os conselheiros empossados participaram da eleição, realizada no dia 13 de novembro, 18 candidatos sendo que 10 foram eleitos — cinco como conselheiros titulares e cinco como suplentes.
Dos conselheiros anteriores que participaram do pleito apenas dois conseguiram retornar para mais um mandato de três anos (2011/2014).  Gisele de Souza Santos, a mais votada com 293 votos, e Marinelza Miranda Leão (224 votos).
Os demais eleitos como conselheiros tutelares foram Laura Auxiliadora da Silva Alves (221 votos), Elisandra Cabral de Oliveira (211), e Cleusely Pereira Trochimann (204). Como suplentes ficaram: Talita Costa e Silva, Edinólia Bispo do Carmo, Eliene Pessoa Megias, Ivonete Pereira de Souza e Maria Raimunda Tavares.
Votaram na eleição 2.155 eleitores, a maioria deles, na escola Carlos Drummond de Andrade (1,3 mil eleitores), Outros 392 votaram na escola Dom João Batista. Na zona rural, 92 votos vieram da escola Mário Covas, na Linha 45, e 371 da escola Jonatas Coelho Neiva, do distrito de Triunfo.
Entre as atribuições dos conselheiros estão as de encaminhar ao Ministério Público as denúncias infrações administrativas ou penais contra os direitos violados da criança ou do adolescente, fiscalizar as entidades de atendimento, iniciar os procedimentos de apuração de irregularidades em entidades de atendimento, através de representação, iniciar os procedimentos de apuração de infração administrativa às normas de proteção, entre outras.
 










Bingão do Natal Solidário de Candeias do Jamari

O Bingão Natal Solidário beneficiará mais de 400 famílias com os alimentos arrecadados 
Texto e Fotos: Shyley Saissem 
Será neste sábado, 17,  a décima sexta edição do "Bingão do Natal Solidário", realizado anualmente pela Prefeitura de Candeias do Jamari. A novidade este ano é que, além da sede do município, o distrito de Triunfo também será contemplado com a realização do evento.
O “Bingão” da cidade acontece a partir da 16 horas, na quadra de esporte do bairro Satélite.  Em Triunfo o sorteio será realizado no domingo, 18, a partir das 16 horas, na quadra da Escola Estadual Albino Buttner.
O objetivo do evento é arrecadar alimentos para a campanha municipal “Natal Sem Fome” e desta forma, montar cestas básicas que serão distribuídas às famílias carentes na véspera do natal.
Para concorrer aos prêmios como moto, geladeira, cama box, fogão, maquina de  lavar, bicicleta, televisão, microondas, DVD, telefone celular e outros prêmios, basta trocar um quilo de alimento não perecível por uma cartela do bingo nos postos autorizados da prefeitura.
Na avaliação do prefeito Dinho Sousa, assim como a prefeitura, outras empresas e entidades também têm sido essenciais para o sucesso do “Bingão Natal Solidário” nesses 16 anos.
“Somente a união é capaz de transformar a realidade. Implantar uma ação como essa é uma tarefa que necessita do apoio de todos. E é uma iniciativa que faz a diferença para aquelas pessoas que realmente precisam”, comentou o prefeito. Texto: Shyley Saissem