Corrida de Rabeta de Candeias do Jamari recebe apoio da prefeitura


Texto: Shyley Saissem  

O Lions Club de Candeias do Jamari, com o apoio da prefeitura promove no domingo, 27, a “3ª Corrida de Rabeta” do município. A competição será no Balneário Caju com Mel, no rio Candeias, a partir das 8h.

Com mais essa edição, a competição vem consolidando-se como um dos principais eventos de incentivo à prática desportiva, entre os moradores, ribeirinho e os pescadores locais. O evento contribui também para difundir os esportes aquáticos e propiciar ainda momentos de lazer e integração entre a comunidade.

O presidente do Lions no município, José Vieira, lembra que a prova, entre outros objetivos, visa à valorização e divulgação das potencialidades turísticas de Candeias do Jamari, fomentando essa atividade econômica no município.


“Nesta época do ano com a chegada do Verão, o nível do rio Jamari baixa mostrando toda a sua exuberância e encantos com belas praias e balneários que circundam o município. É a época ideal para que os pescadores e ribeirinhos divulguem habilidades no manuseio das rabetas [canoas]”, disse o presidente.

Para o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, o evento, além de proporcionar lazer e competição sadia, possibilita também à união de diversas instituições em favor da valorização das praticas desportivas do homem amazônico. O evento também é importante para celebrar uma tradição que está enraizada culturalmente no povo ribeirinho.

“A corrida promete grandes emoções e adrenalina aos espectadores. Quem comparecer a competição desfrutará de momentos aprazíveis contemplando, essa que é umas das mais tradicionais expressões cultura dos povos das florestas”, explicou o prefeito.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente na sede da Colônia de Pescadores de Candeias do Jamari. A idade mínima para participar é de 18 anos.
O campeonato foi divido em três categorias que leva em conta a potência do motor e serão premiados os três primeiros colocados. As modalidades em disputa são: motor de 5,5hp; 6,5hp; e 10hp. As provas serão eliminatórias e terão um percurso de mil metros. Os participantes terão que usar coletes salva-vidas.

Para a realização do evento, o Lions Club conta com o apoio, além da Prefeitura de Candeias do Jamari, da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Delegacia Fluvial e Colônia de Pescadores entre outros parceiros.

Escola Dom João Batista Costa realiza Feira de Ciência

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira

Nesta sexta-feira, 25,a Escola Municipal Dom João Batista Costa, de Candeias do Jamari. realizou  a sua “1ª Feira de Ciência”  evento ocorreu no período letivo da tarde e à noite.
O tema central da feira foi voltado ao saneamento básico tendo como foco os conjuntos de medidas que poderão ser adotadas na cidade para melhorar a vida e a saúde dos moradores do município.
Ações que impeçam fatores de efeitos nocivos que possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico, mental e social também são abordados na feira.
No evento, a equipe formada por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular e do Ensino de Jovem e Adulto (EJA), irão expor trabalhos de pesquisas sobre abastecimento de água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais, que estão entre os serviços de infraestruturas urbana.
Para o sanitarista Beto Braga, professor voluntário da escola, a Feira de Ciência é importante para despertar nos alunos a preocupação e o interesse pelo assunto, que visa despertar na comunidade o interesse para conservação ambiental.
“Um dos problemas graves no país hoje é a falta do saneamento básico. E este é um dos fator importante para a saúde porque, de acordo com o meio onde se vive, corremos o risco de contrair e transmitir muitas doenças”, alertou.
Entre as moléstias transmissíveis, as principais são as doenças respiratórias, assim como também vermes e outros parasitas. Para o sanitarista, o acesso à água potável e algumas condições de higiene, são necessárias para que muitas doenças possam ser evitadas. E isso só será possível com o envolvimento da comunidade, por meio de ações educativas.
Para o professor Marco Antônio, diretor do estabelecimento, medidas como a de levar o debate para dentro da escola, é importante para a disseminação de procedimentos que poderão ser adotados população

Prefeitura realiza Mutirão para coleta de Preventivo

Texto:Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
A Secretaria Municipal de Saúde de Candeias do Jamari realiza no próximo dia 03 de dezembro, na Unidade Básica de Saúde Santa Isabel, o mutirão para coleta de material para o exame preventivo de câncer do colo de uterino (PCCU) ou Papanicolau. A ação ocorrerá das 08 ás 12 horas 

A iniciativa da secretaria visa prestar atendimento especial às mulheres do município, além de facilitar o acesso, principalmente das mulheres trabalhadoras, que e ficam impossibilitadas de fazer o exame durante a semana. 
A subsecretária de Saúde e coordenadora da ação, Neuzeli Mariano, enfatiza que deverão participar deste mutirão todas as mulheres que têm uma vida sexualmente ativa. 
“É importante que todas as mulheres na faixa etária de 25 e 59 anos participem da ação. No mesmo dia também serão dadas orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids e planejamento familiar. A ação é para ajudar na prevenção do câncer do colo do útero no município” afirmou Neuzeli Mariano.




A secretária municipal de Saúde, Adriana Rodrigues, informou ainda que com o lema “Diga sim a vida, Mulher faça o seu preventivo” a secretária espera ainda sensibilizar quem ainda não fez o preventivo este ano, para não perder a oportunidade, pois o câncer de colo uterino representa o segundo tipo da doença que mais mata mulheres no Brasil.
“Apesar dessa estatística preocupante, o câncer uterino é um dos que apresenta mais altos índices de cura. Quando diagnosticado precocemente a possibilidade de cura é de 100%”, destacou a secretária. 
A secretária orienta ainda que para realização da coleta, as mulheres não poderão ter tido relação sexual 48 horas antes do exame. Nesse período também é proibido o uso de cremes ginecológicos e tomar ducha interna. Para o exame é necessário também levar documento de identificação.


Prefeito Dinho encaminha à apreciação da Câmara projeto que cria Plano Diretor de Candeias do Jamari


Texto: Joel Elias e Shyley Saissem
Fotos Joas Ferreira
Deu entrada nesta sexta-feira, 18, na Câmara Municipal de Candeias do Jamari, o projeto de lei que dispõe sobre a criação do Plano Diretor do município. O documento foi protocolado pelo próprio prefeito que participou da Sessão Ordinária da Casa realizada no plenário Fernando Coelho da Fonseca.
Antes de ir a plenária para votação, a proposta será analisada por duas comissões permanentes da Câmara: a de Constituição Justiça e Redação e a de Urbanismo. Para a apreciação será indicado um vereador-relator em ambas as comissões, que ficarão responsáveis pela emissão de parecer sobre a admissibilidade da matéria.
Além de encaminhar o projeto ao Legislativo, o prefeito Dinho Sousa também entregou uma cópia do documento ao presidente da Câmara, vereador Benjamim Júnior (PV). Além do presidente, participaram também da sessão os vereadores Gentil Pereira (PSDC), Júnior Silva (PP), Ricardo Capixaba (PSB), José Luiz (PSD), Pedrinho Pereira (PV) e Paulo Sena (PMDB).
Defesa — Em seu pronunciamento da tribuna, ocasião em que apresentou o projeto aos vereadores, o prefeito Dinho Sousa defendeu a aprovação da proposta afirmando que o Plano Diretor, dará não apenas a ele, mas também aos futuros gestores de Candeias do Jamari, as ferramentas necessárias para que o município cresça de forma ordenada.
“Esse crescimento organizado é de fundamental importância para que possamos garantir o desenvolvimento sustentável da cidade. Pretendemos, por exemplo, criar um grande pólo industrial, a exemplo do que acontece em algumas cidades de Minas Gerais. E quem irá nortear tudo isso será o Plano Diretor que estou trazendo para a apreciação desta Casa de Leis. E nossa cidade tem tudo para progredir e prosperar”, afirmou.
A proposta do Plano Diretor foi elaborada com a participação da população que participou das audiências públicas convocadas pela prefeitura para discutir com a sociedade a elaboração do documento, dentro do sistema de gestão participativa, de acordo com o que determina o Estatuto das Cidades.
O presidente da Câmara parabenizou o prefeito pela iniciativa, e lembrou que o Legislativo tem sido um aliado do município, nas propostas que trazem benefício à população. “Temos que cumprir o nossa papel de legislar, de propor e de fiscalizar. E com base nessa prerrogativa constitucional vamos analisar o projeto de forma equilibrada porque temos que pensar o município como um todo”, afirmou.





Audiência pública define Emenda Orçamentária à União

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira Prefeitura de Candeias do Jamari e a Câmara Municipal realizaram na manhã da ultima terça-feira, 15, no plenário do Legislativo municipal, uma audiência pública para definir junto com a população a aplicação de R$ 600 mil provenientes de emenda de iniciativa popular. 



O recurso poderá chegar ao município tendo como base a proposição do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT/SP) à Comissão Mista que analisa o Orçamento da União para o exercício 2012. Pela proposta, os municípios com menos de 50 mil habitantes poderão pleitear a reserva orçamentária de até R$ 600 mil para obras e serviços, mediante apresentação de projeto específicos. 

Dentre os investimentos debatidos na audiência, estavam melhorias para a estruturação da rede de serviços de atenção básica à saúde; implantação de melhorias sanitárias domiciliar; recuperação de escolas; construção de escolas para educação infantil; compra de patrulha mecanizada para os produtores rurais;  aquisição de máquinas e equipamentos para recuperação de estradas vicinais; infraestrutura urbana e obras preventivas contra desastres.

Depois de uma longa e exaustiva discussão a população e lideranças locais definiram que o recurso deve ser destinado a dois projetos no valor de R$ 300 mil. Um visa à melhoria da rede de serviços de atenção básica à saúde e o outro a políticas de incentivo a agricultura no município.

Presente no evento, o prefeito Dinho Sousa afirmou que a audiência publica tem sido uma constante no município e servem para demonstrar a transparência na aplicação dos recursos destinados ao município.






Candeias do Jamari debate os direitos da Criança de adolescente

Texto: Shyley Saissem / Fotos:Joas Ferreira
Os direitos da Criança e do Adolescente, em Candeias do Jamari, foram debatidos esta semana na 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada no município. 
 
O objetivo do encontro foi discutir a mobilização, implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, articular e pactuar ações com os gestores das três esferas de governo, envolvendo os poderes Legislativo e Judiciário, no processo de implementação das políticas públicas.


Como eixos temáticos, foram tratados os seguintes assuntos: promoção dos direitos de crianças e adolescentes; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social e efetivação dos direitos; e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Os participantes do encontro realizado no auditório da escola Carlos Drumonnd de Andrade, além debater e assistir as palestras de vários profissionais do estado especializados no assunto, também elegeu os delegados à 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
Para o presidente do CMDCA, José Vieira, a conferência foi muito elucidativa para todos que tiveram a oportunidade de acompanhar o debate.  
 
“Acreditamos que o trabalho de todos foi de extrema importância para que possamos a cada dia mais aprimorar as políticas publica e sociais voltadas às crianças e adolescente de Candeias do Jamari”, declarou.












Candeias do Jamari inicia processo de revisão eleitoral

Texto: Shyley Saissem / Fotos: Joas Ferreira

Por intermédio de um Termo de Cooperação celebrado com a Prefeitura de Candeias do Jamari, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), realiza no município o trabalho de revisão eleitoral com a coleta da identificação biométrica e o recadastramento dos eleitores locais.

O atendimento acontece desde o último dia 03 de novembro, na biblioteca da Escola Estadual Carlos Drumonnd de Andrade, na rua Tancredo Neves, 1487, Bairro União, no horário das 8h ás 18 horas. Além da revisão, o TRE realiza ainda o serviços de transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e expedição de segunda via do Título de Eleitor. 

O chefe do Cartório da 24º Zona Eleitoral de Rondônia, Edison Santos, informou que os eleitores inscritos ou transferidos para o município estão obrigatoriamente convocados a comparecerem à revisão, a fim de confirmarem seus domicilio e fornecerem seus dados biométrico, sob pena do cancelamento da inscrição no TRE.

“Os eleitores maiores de 16 anos votantes e aptos a votar deverão comparecer munidos do original e da cópia dos documentos de identificação como, Certidão de Nascimento, casamento, RG, CTPS, Carteira Profissional e comprovante de residência no local de atendimento da Justiça Eleitoral no município. Por isso, ressaltamos a importância do eleitor de Candeias fazer a revisão para que não sofram, futuramente, os prejuízos das sanções penais e cabíveis pela falta do documento”, advertiu.

Ele disse ainda que é necessário que o eleitor vá até o local de atendimento para esclarecer qualquer dúvida relacionada ao processo eleitoral. O cidadão em situação irregular com a Justiça Eleitoral sofrerá algumas restrições como, não poder tirar passaporte, efetuar matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em cargos públicos e renovar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Ele também não poderá assinar contrato com instituições públicas e fica impedido de receber benefícios como a Bolsa Família.

No próximo ano haverá eleições municipais, quando os eleitores terão a oportunidade de votar para prefeito e vereador. Por conta disso, o prefeito Dinho Sousa, alerta para que os eleitores de Candeias compareçam ao posto TRE e não deixem para regularizar a sua situação eleitoral nos últimos dias, evitando o desconforto das filas. O prazo final para o Cadastro Eleitoral em Candeias é 19 de dezembro.

“É importante que os eleitores aproveitem esse serviço que está sendo disponibilizado pela Justiça Eleitoral, em parceria com a prefeitura, que garante tranqüilidade e agilidade, com o atendimento no município, para que eles regularizem essa e outras pendências que por um acaso houver”, disse o prefeito.






Prefeito entrega veículos à saúde e anuncia novos investimentos


Texto Shyley Saissem / Fotos Joas Ferreira 
“O ano de dois mil e onze está sendo de obras e muitas realizações”. Essa é avaliação do prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, sobre mais um ano de mandato. A declaração foi feita esta semana ao confirmar para a sexta-feira, 28, a solenidade de entrega de quatro novos veículos para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau).
Durante o anuncio, Dinho Sousa ressaltou que desde o inicio da sua gestão a prefeitura tem investido na elaboração de projetos e lutado para garantir recursos que viabilizem execução de a obras importantes na cidade.
“Desde quando assumimos a prefeitura, em 2009, optamos por uma administração voltada para a modernização do município, e agora em 2011, estamos colhendo os frutos desta semeadura”, declarou.
Entre outros investimentos citados por ele, um foi a reforma e ampliação do posto de saúde do Palheiral, que deverá ser entregue à comunidade ainda este ano. O outro foi a obra na Unidade Básica de Saúde Santa Izabel, no bairro Satélite, que passou a funcionar com pronto atendimento 24 horas.
Aumento da frota

A modernização da frota de veículos para atender a Secretaria de Saúde também estão entre esses investimentos. No total foram adquiridos quatro automóveis zero quilometro com recursos provenientes do estado e da prefeitura. Outros dois automóveis foram entregues ao município e comprados com recursos provenientes do Projeto Malária Fundo Global. A compra dos novos veículos representou um investimento de mais R$ 300 mil.
Duas Ranger do Projeto Malária Fundo Global serão utilizadas nas ações de combate à essa doença tropical.
Três Fiat Uno serão para uso exclusivo das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) nas visitas domiciliares, na distribuição de medicamentos à população, além de facilitar o trabalho de supervisão da secretaria em todas as unidades. 
O distrito de Triunfo também foi beneficiado com uma ambulância, que ficará à disposição da comunidade no posto de saúde São Pedro para ser utilizada em situação de emergência.




Candeias do Jamari inaugura novo Monumento Pórtico Turístico do município


A Prefeitura de Candeias do Jamari inaugurou na ultima sexta-feira, 28, o Monumento Pórtico Turístico do Município. O evento contou com a presença do governador do Estado, Confúcio Moura, do prefeito de Candeias, Dinho Sousa, e do deputado federal Lindomar Garçon (PV),  autor da emenda parlamentar no valor de R$ 102 mil que assegurou os recursos necessários para o financiamento da obra.
O mais novo atrativo turístico do município está localizado na entrada da cidade no canteiro central da BR 364. A finalidade da obra de infraestrutura turística e dá “Boas Vindas” aos que chegam para conhecer os encantos e beleza da cidade.
Com uma população de 19.700 habitantes, Candeias do Jamari ocupa uma área de 6.844 km². Sua economia gira em torno de pequenas empresas agropecuárias, por se tratar de um município com pouco menos de 20 anos.
Seu grande atrativo ainda permanece sendo o rio Candeias do Jamari que confere à cidade, um lugar de destaque no turismo de Rondônia pelas riquezas naturais concentrada nessa região.
O prefeito Dinho adiantou, construção do monumento na porta de entrada da cidade servirá para identificar o caminho para um dos principais pólos turísticos da cidade nos finais de semana.
“Esta emenda parlamentar do deputado Garçon foi importante para o incremento do turismo como atividade econômica. E este monumento indicará o caminho para complexo turísticos Beira-Rio que hoje, todo reformado, é ideal para caminhadas e passeios ao ar livre desfrutando da bela vista que é a matas que margeia o rio Candeias”,  disse o prefeito.    
O deputado Lindomar Garçon, disponibilizou o recurso para a obra, por saber da dificuldade da prefeitura em verba suficiente para financiar todos seus projetos.
“Sabedor disso, pleiteamos junto ao Ministério do Turismo, em 2009, que essa obra fosse realizada. Agora finalmente entregaremos a obra à comunidade”, enfatizou o deputado.   






Governador Confúcio Moura assina convenio liberando recurso para Candeias do Jamari


Texto: Shyley Saissem / Fotos Joas Ferreira 

Aproveitando a solenidade de inauguração do Monumento Pórtico Turístico e do Banco do Povo de Rondônia, que aconteceu na ultima sexta-feira, 28, em Candeias do Jamari, o governador Confúcio Moura assinou dois convênios com a prefeitura do município.
O primeiro, para a construção do Centro do Idoso do distrito de Triunfo e, o segundo, para a edificação do muro da creche do Centro de Ensino Infantil (CEI) do bairro Santa Leticia.
Os recursos dos convênios são oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Flávio Melo (PR). Para o Centro do Idoso de Triunfo, foram destinados R$ 137,31 mil e para a construção do muro da creche R$ 112,67 mil. Somadas as duas emendas chegam a casa dos R$ 250 mil.
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, satisfeito com a parceria com governo do estado e com o parlamentar, falou do beneficio que as duas obras trarão ao município, tendo em vista a prefeitura não dispor de recursos próprios para a concretização desses projetos. Ele também falou de sua preocupação com a segurança dos alunos da educação infantil. 
“Queremos com a construção do muro garantir  mais segurança e bem estar das crianças e dos funcionários do Centro Educacional Infantil e da Creche municipal. Sem o muro esses estabelecimentos ficam vulneráveis, pela impossibilidade dos nossos funcionários controlar a entrada e a saída dos alunos. Isso tem feito com que os dois prédios sejam alvos fáceis de pessoas mal intencionadas e de vândalos” disse o prefeito.
Quanto ao Centro do Idoso de Triunfo, o prefeito Dinho Sousa falou da estima que tem pelo segmento da terceira idade afirmando que também se preocupa com o bem estar da população idosa do município.
“Quando propomos ao deputado Flávio Melo a construção de um espaço para os idoso se ele acatou  na hora e destinou essa emenda para o centro de Triunfo. Ele será um local que proporcionará a permanência diurna dos idosos do distrito, onde poderão desenvolver atividades cívicas, laborais, recreativas e culturais, associativas e de Assistencial Social e saúde”, enfatizou o prefeito.