Prefeitura trabalha na recuperação de estradas viciais

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
A Prefeitura de Candeias do Jamari intensificou os trabalhos de recuperação das estradas vicinais que interligam as comunidades rurais à sede do município.
Além da recuperação, também é feito o serviço de nivelamento, drenagem, encascalhamento e limpeza das vicinais.
Só este ano, a Secretaria de Obras do município (Semob) já recuperou cerca de 1000 km de estradas vicinais e linhas garantido acesso e deslocamento aos agricultores.
No serviço são utilizadas mais de 10 maquinas entre tratores e caçambas.
O agricultor Francisco Silva, frisou que o trabalho realizado pela prefeitura ajudará os agricultores que necessitam fazer o escoamento de sua produção.
“Precisamos que as estradas estejam em condições para podermos transportar as nossas mercadorias. E esse trabalho de recuperação feito pela prefeitura nos ajuda muito nesse sentido”, disse o agricultor.
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, adiantou que o serviço de recuperação de vicinais e recuperação e construção de pontes é uma preocupação constante do governo municipal.
“Nosso objetivo é melhorar o sistema viário rural para facilitar o transporte beneficiando centenas de famílias”, adiantou. 
Desde que assumiu a prefeitura, em 2009, já foram recuperadas varias as estradas, nesse primeiro semestres de 2011, ele lembrou que a prefeitura já recuperou as linhas P7, P8, P9, 03, 42, 45, 639, 643, 655, totalizando mais de 3 mil quilômetros de serviços realizado nas estradas.
Dinho Souza lembrou ainda que Candeias do Jamari tem um dos maiores trechos de estradas vicinais de Rondônia. São mais de dois mil quilômetros e, mesmo assim, a prefeitura tem conseguido fazer intervenção praticamente em todas as estradas.
O secretário de Obras, Robson Souza, enfatizou que o trabalho de recuperação de estradas é realizado prefeitura durante todo o ano com a maior parte do custeio ficando por conta do município.
“Até mesmo no inverno trabalhando para que desta forma a população não sofra com o isolamento pelas más condições das linhas Estamos finalizando os trabalhos do trecho do ramal Colibri e da Linha 659”, disse o secretário.






Prefeitura de Candeias realiza Dia “D” Atendimento Comunitário na Linha 42


Texto Shyley Saissem/Fotos Joas Ferreira
A Prefeitura de Candeias do Jamari realizou no ultimo final de semana, na linha 42 (distante cerca de 50 quilômetros da sede do município), o Dia da “D” Atendimento Comunitário, ação articulada entre vários órgãos do município que oferece múltiplos serviços à comunidade da área rural do município.
Diversos serviços como consultas médicas, exames de glicemia, além de atendimento odontológico, orientação e prevenção ao câncer do colo de útero e mama, pré-natal entre outros, foram oferecidos à população local.
Também foram realizadas emissões de Carteira de Trabalho, cadastramento para o Programa Bolsa Família e atividades de lazer.
Por meio de uma equipe multiprofissional foram prestados esclarecimentos sobre o funcionamento, o trabalho e os benefícios oferecidos pelos centros de referências da assistência social (Cras e Creas) de Candeias do Jamari.
O mutirão de atendimento também contou com a presença do chefe do executivo municipal, o prefeito Dinho Sousa, que foi acompanhar os trabalhos realizados pelas equipes da prefeitura.
“Sabemos da importância dessa ação para as comunidades das linhas. Nesse sentido é que trabalhamos para viabilizar a infraestrutura necessária para que as equipe da prefeitura façam pontualmente esse atendimento às famílias da zona rural. Nosso objetivo é de garantir que os serviços prestados pelo município cheguem cada vez mais próximos da população que precisa do apoio do poder público” disse o prefeito.
O prefeito anunciou ainda que irá trabalhar na melhoria das estradas vicinais que dão acesso à localidade, aproveitando o período de estiagem.
Na ocasião o prefeito estava acompanhado da chefe de Gabinete, Adriana de Jesus, e dos secretário Antônio Ademar (Agricultura), Miguel Sena (Subsecretário Assistência Social) e Neuzeli Mariano (Subsecretária de Saúde).

Prefeito Dinho garante implantação do Banco do Povo


Texto: Shyley Saissem / Fotos Joas Ferreira
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, reuniu em seu gabinete com o presidente do Banco do Povo de Rondônia, Manoel Serra, e o diretor financeiro da instituição, Aníbal Martins, para tratar sobre a implantação do banco no município.
No encontro ficou acertado que o banco funcionará no prédio da Secretária de Agricultura, tendo sua inauguração prevista para máximo 45 dias.
 Conforme informou Aníbal Martins, o Banco do Povo, criado em Rondônia, em 2007, não tem fins lucrativos. A instituição tem o objetivo de fomentar os pequenos negócios, financiando projetos de pessoas físicas e jurídicas, que voltados à melhoria das condições de trabalho de micros e pequenos empreendedores.
“Trabalhamos com empréstimos que variam de trezentos reais a dez mil reais, com juros de um a dois por cento. Através da Acrecid, o Banco do Povo já financiou no estado mais seis mil projetos, com valor médio de três mil e trezentos cada um, movimentando mais de doze milhões de reais no Estado”, disse.
Para o presidente Manoel Serra, o banco é resultado de um trabalho de cooperação, envolvendo o governo do Estado, prefeituras, instituições e iniciativa privada.
“Candeias do Jamari receberá esta agência, devido esforços pessoais do governador Confúcio Moura e do prefeito Dinho Sousa. Isso prova o compromisso desses dois agentes públicos com os pequenos empreendedores e com o setor produtivo de Rondônia”, ressaltou.
O prefeito Dinho destacou as vantagens que o Banco do Povo oferecerá aos empreendedores de pequeno porte na modalidade de crédito produtivo.
“O Banco do povo representa novas oportunidades de emprego. As empresas poderão se expandir, enfim, ele será muito importante para o desenvolvimento econômico de Candeias”, apontou o prefeito.
Acrecid
É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, creditícia e sem fins lucrativos, e goza de boa saúde financeira. Com um capital inicial de R$ 3 milhões e 780 mil, oriundo do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia – Fider, a entidade fez circular mais de R$ 12 milhões em 10 anos de atuação.
Fazem parte da Acrecid, o Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas do Estado de Rondônia (Sebrae/RO), Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO), Federação da Indústria do Estado de Rondônia (Fiero), Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias de Rondônia (Simpi/RO),  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) , Sindicato das Micro e Pequenas Comerciante de Rondônia (Simpec/RO),  Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Secretária de Estado de Finanças (Sefin), Cooperativa de Crédito Rural de Porto Velho Ltda (Portocredi) e Termonorte.

Prefeito Dinho busca alternativa para o tratamento do lixo em Candeias


Buscando alternativa para o tratamento dos resíduos sólidos em Candeias do Jamari, o prefeito Dinho Sousa, acompanhado do coronel Josenildo Nascimento, assessor do Governo do Estado, reuniu esta semana com empresário Agnaldo Ferreira, representante da empresa Polar Meio Ambiente e Consultoria para conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos pela empresa no processamento de lixo. 
Um dos projetos apresentados foi o de uma usina de lixo, em atividade na província Córdoba, na Argentina. O sistema utiliza um processo que, além de ser reciclar, também acondiciona o lixo em capsulas, para depois o resíduo ser encaminhado a um aterro sanitário controlado.  
Após conhecer o projeto, o prefeito Dinho Sousa solicitou que o secretário municipal Daniel Oliveira (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente), obtenha mais informações sobre o sistema utilizado na Argentina e ao mesmo tempo busque parceiro para viabilização do projeto no município.
Como funciona
Parte dos resíduos sólidos coletada é levada no caminhão até a usina. O lixo é despejado num silo, do jeito que foi retirado pelos lixeiros e transportado em uma esteira até um equipamento que faz o ensacamento do resíduo.A capacidade de cada capsula é de até três toneladas de lixo prensado. O resíduo, depois de ensacado é enterrado no aterro sanitário controlado, com a vantagem de que o lixo doméstico não entra em contato com o solo, o que evita sua contaminação pelo chorume.
“Esse é um empreendimento muito interessante, entendemos que esse é mais uma das alternativas que estamos buscando para resolver definitivamente, a forma em que está sendo atualmente acondicionado o lixo urbano em Candeias. Sendo assim estamos propondo, através do coronel Josenildo, parceria com o Governo do Estado para levarmos a frente esse projeto”, disse o prefeito.

Inscrições para eleição do Conselho Tutelar de Candeias do Jamari

Texto: Shyley Saissem / Fotos: Joas Ferreira 
Encerra nesta quarta-feira, 24, as inscrições para a eleição do Conselho Tutelar de Candeias do Jamari. São 10 vagas disponíveis, sendo cinco para conselheiro titular e cinco para suplente, com mandato de três anos (2011/2014).
As inscrições devem ser feitas no horário das 7h30 às 13h30 na sede da Casa dos Conselhos, no Telecentro (rua Zacarias Vicente dos Santos, atrás da Unidade Mista de Saúde Santa Isabel) e no CRAS (rua Alfredo Jorge do Nascimento nº 414, esquina com a 21 de Abril), no horário das 7h30 às 17h.
Os interessados devem apresentar duas fotos 3x4, cópia do RG, CPF, título eleitoral, comprovantes de votação das duas últimas eleições e de residência, declaração de que reside há pelo menos um ano no município, declaração de idoneidade moral e, no caso dos homens, certificado de regularidade para com as obrigações militares.
Entre as atribuições dos conselheiros estão as de encaminhar ao Ministério Público as denúncias infrações administrativas ou penais contra os direitos violados da criança ou do adolescente, fiscalizar as entidades de atendimento, iniciar os procedimentos de apuração de irregularidades em entidades de atendimento, através de representação, iniciar os procedimentos de apuração de infração administrativa às normas de proteção, entre outras.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jose Nunes Vieira, enfatizou que qualquer pessoa acima de 21 anos pode se inscrever para concorrer à eleição.
“Poderão se habilitar pessoas maiores de idade que tenham afinidades com crianças e adolescentes. Os candidatos serão submetidos a uma prova escrita e os que forem aprovados estarão aptos a disputar o processo eleitoral, sendo que o vencedor será o que obter a maior votação no dia da eleição”, assinala.
 A prova escrita será sobre temas relacionados ao Estatuto da Criança e ao Adolescente (ECA) e os cinco mais votados assumirão o cargo de conselheiro tutelar titular no dia 23 de dezembro de 2011. Os cinco subsequentes ficam com a suplência.

Prefeito cobra agilidade em investimentos no PAF Jequitibá


Texto Shyley Saissem / fotos: Joas Ferreira
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, participou esta semana de uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir as problemáticas do Projeto de Assentamento Florestal Jequitibá, localizado no município.
Implantado em 2007, o PAF Jequitibá tem uma peculiaridade especifica por se tratar do primeiro projeto de assentamento de Rondônia baseado em manejo florestal familiar. Atualmente cerca de 300 famílias residem no local.
Entre os assentados há integrantes do Movimento Camponês Corumbiara (MCC), que vivem numa áreas de 137 mil hectares, na gleba Jacundá, que só permite o uso da área para manejo florestal sustentável.
Por essa especificidade, as associações unificadas do PAF Jequitibá e da Vila Nova Samuel cobraram do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), maiores investimentos agilidade nos processos de titularização dos lotes, abertura de estradas e investimentos em educação e saúde.  
O fato positivo do encontro, para o prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, foi à oportunidade que a população teve para discutir com os representantes dos órgãos federal e estadual, os diversos problemas vividos pelos assentados.
O prefeito também criticou a “morosidade” dos órgãos responsáveis por resolver a questão que, ao invés de solucionarem os problemas, têm “empurrando” para o governo municipal a incumbência dessa tarefa.
“Mesmo não sendo sua responsabilidade, o município tem feito sua parte. Evidentemente que a prefeitura não tem o porte financeiro necessário para resolver tudo sozinho”, revelou.
O prefeito também sugeriu a formação de uma comissão com a participação das entidades presentes ao encontro, para se procurar as estâncias devidas na busca de pelos menos amenizar os problemas existentes no assentamento.
“Precisamos acabar com o sofrimento desses assentados que atualmente só não estão abandonados à própria sorte, graças à intervenção que é feita pela prefeitura de Candeias do Jamari”, afirmou o prefeito.
A proposta foi acatada e os representantes das entidades presentes formaram uma comissão que será a responsável de dialogar com os órgãos federais e estaduais gestores do assentamento, para buscar soluções aos problemas existentes na localidade.
O PAF Jequitibá localizado na gleba Jacundá, só é permitido o manejo florestal sustentável. No assentamento são trabalhados dois pilares econômicos, a extração madeireira com manejo florestal comunitário e os sistemas agroflorestais que associam espécies nativas, com árvores frutíferas e agrícolas. 
Os PAFs são uma nova modalidade de assentamento para reforma agrária criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que beneficia famílias na região Amazônica, aliando distribuição de terras e preservação do meio ambiente.

Arraial folclórico Flor do Café agita Triunfo

Texto: Shyley Saissem / fotos Joas Ferreira 
Barraca de pescaria, comidas típicas, grupos folclóricos, shows artísticos e muita gente bonita. São os atrativos principais da 14º edição do Arraial Folclórico Flor do Café, que acontece neste final semana, de 19 a 21 de agosto, no distrito de Triunfo, distante cerca de 90 quilômetros da sede do município de Candeias do Jamari (RO).
Realizado pela prefeitura local há mais de uma década, o evento encerram as atividades comemorativas, ao “Dia do Folclore” que estão sendo desenvolvidas no município. O arraial será montado no Espaço Alternativo Teixeira do Triunfo.
Estão previsto para se apresentar na festividade os grupos folclóricos, Mocidade Junina, Nação Caipira, Flor da Primavera e a grande Campeã do Arraial Flor do Maracujá A Roça é Nossa. A animação ficará por conta de bandas regionais.
Grande incentivador das manifestações folclóricas do município e do Estado de Rondônia, o prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, avalia que festa do folclore em Triunfo é mais um evento popular que com o passar dos anos contribuiu para fortalecer as tradições culturais e o turismo em Candeias.
"Temos no município e, no estado uma riqueza cultural admirável que precisa ser valorizada como atrativo turístico. E a prefeitura tem dado apoio a toda as manifestações nascidas do povo como, as festa folclórica e populares, por entendermos que precisamos investir na cultura como um todo", disse o prefeito.

Candeias do Jamari dá inicio Campeonato Municipal de Futebol

Com o clássico entre as equipes do Verdão e Locomotiva, teve inicio oficialmente, no último domingo, 14, o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Candeias do Jamari. No primeiro jogo o Verdão levou a melhor derrotando a Locomotiva por 6 x 1.
No próximo domingo, 21, mais 12 equipes entram em campo dando sequência a primeira rodada do certame esportivo promovido pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer.
 No distrito de Triunfo, pela chave A, enfrentam-se Triunfo x Nova Era, ás 9h; Gama x Barcelona, jogam às 14h; Força Jovem x JBP, ás 16h e pela chave B, em Candeias, jogam Atlas x Santos, às 9h; às 14h, enfrem-se Marechal x Flamenguinho; e às 16h River PM x juventus.
Para o prefeito Dinho Sousa a realização do campeonato de futebol é importante por revelar novos talentos para o esporte rondoniense e serve ainda como incentivo à competição sadia, onde sempre prevalece é o sentimento de alegria e descontração.
“Esta competição receberá total apoio da prefeitura que está atenta aos apelos dos desportistas locais. Sabemos da importância de eventos como esse. O cidadão candeiense também precisa ter diversão e lazer”, comentou o prefeito.

Prefeitura entrega trator para Produtores Rurais de Triunfo

Texto: Shyley Saissem/Fotos: Joas Ferreira

 Os produtores rurais da bacia leiteira do distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari, foram beneficiados com a entrega de mais três tratores agrícolas, equipados de grades aradora e carretas basculantes. Os maquinários entregues pelo prefeito Dinho Sousa serão utilizados pela cooperativa Uniserma, e as associações  Aspruma e Renovadora.
O secretário de Agricultura do município, Ademar Martins, lembrou que agricultores da região há tempos reivindicavam o maquinário, garantido pela prefeitura, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Lindomar Garçon (PV).
“Com o termo de cessão de uso passado para as cooperativas, os agricultores poderão usufruir do trator. A aquisição facilitará a vida d os produtores associados, proporcionando mais agilidades nos serviços”.
O prefeito de Candeias, na ocasião, afirmou que o incentivo ao homem do campo é uma das prioridades de sua gestão.
“Acreditamos que o homem do campo deve ser mais valorizado. Todas as ações voltadas para esses trabalhadores são abraçadas pelo governo municipal. Sabemos que esse três tratores ajudarão e muito para o desenvolvimento de cada associado. Estamos satisfeitos por poder colaborar, junto com o deputado Garçon, para o crescimento do setor primário na região”, complementou o prefeito.
No momento da entrega, o deputado Garçon (PV), falou da importância de incentivar os produtores rurais. Para ele, o maquinário beneficiará de forma direta os associados das três instituições.
“O trator potencializará o trabalho dos produtores, principalmente aqueles mais humildes que precisam de auxílio para melhorar sua produção. Essa será uma importante ferramenta para aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais de Triunfo”, disse o parlamentar.
O presidente da Associação de Produtores Renovadora, Luiz Augusto, recebeu com satisfação o novo maquinário e agradeceu em nome dos associados pela conquista.
“Gostaria de agradecer ao prefeito Dinho Sousa e ao deputado Garçon, por mais esse beneficio aos agricultores. E dizer que também que os nossos associados serão beneficiados com esse trator, que será de imensa utilidade para todos”, concluiu o presidente.

Prefeitura lança o programa de regularização fundiária “Escritura para Todos”

Texto: Shyley Saissem/Fotos Joas ferreira 
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, anunciou no último final de semana durante a festa do Dia dos Pais, o lançamento oficial do Programa “Escritura para Todos” que visa garantir a regularização fundiária dos lotes da área urbana do município.  Na ocasião o prefeito estava acompanhado do deputado federal Lindomar Garçon (PV).
Com o programa, as famílias que ocupam os terrenos, mas não tem a posse definitiva do lote poderão, a partir de segunda-feira, 15, solicitar a emissão do documento na Secretária municipal de Desenvolvimento Urbana e Meio Ambiente (Seduma), localizada avenida Ayrton Senna, às margens da BR 364.    
Outra novidade divulgada na ocasião pelo prefeito, foi a homologação por parte da Justiça de Rondônia, do convênio formalizado entre a Prefeitura de Candeias do Jamari e o Cartório de 1º Ofício de Registro de Imóveis, que beneficia as famílias que necessitam legalizar seus terrenos.
Com o aval do Judiciário a prefeitura poderá isentar os proprietários dos imóveis com renda de até três salários mínimos de tributos como a Taxa de Abertura (R$ 7,90) e a Taxa de Alienação do Imóvel, que gira em torno de R$120 a R$ 300. O valor depende do tamanho do imóvel.
O morador também deixará de pagar pela lavratura da escritura (R$ 200), serviço que era feito pelos cartórios. A emissão agora será feita pela prefeitura sem ônus ao proprietário.
“Os valores que deixarão de ser pagos, somados a outras taxas cobradas pelo cartório, o proprietário teria que desembolsar entre seiscentos a dois mil reais. Com o convênio esse custo cai para setenta e dois reais, referentes aos sessenta reais das despesas do cartório, mais os vinte por cento incidentes sobre esse valor, pagos à Justiça”, disse o prefeito.
O deputado Lindomar Garçon, lembrou que a garantia da posse definitiva do terreno é um sonho antigo da população que agora se torna realidade. E a cooperação técnica entre o município, a Justiça e o cartório permitirá que a prefeitura atue de forma a viabilizar a documentação necessária para a legalização dos lotes localizados na área urbana da cidade.
“A regularização dos lotes possibilitará mais segurança jurídica a essas famílias, que com esse documento comprovando que o morador é o proprietário de fato e de direito do o imóvel poderão ter, por exemplo, acesso a linhas de créditos para construção, reforma conclusão e ampliação de suas casas ou comércio, bem como serem beneficiadas com a implantação de projetos de infraestrutura urbana”, disse o parlamentar.