Inclusão digital no Telecentro

Texto: Shyley Saissem
A Secretaria de Assistência Social de Candeias do Jamari realizou nesta quinta-feira, 28, a entrega dos certificados aos alunos do semestre concluintes do curso básico de informática realizado no Telecentro Comunitário.
Oitenta alunos distribuídos em cinco turmas — duas pela manhã, duas à tarde e uma a noite — participaram do curso. As turmas formadas por jovens, adultos e idosos, receberam noções básicas sobre informática, numa ação de inclusão digital que proporciona inclusive conhecimentos de acesso à internet.
A secretária de Assistência Social, Lene Sousa, informou que os cursos de inclusão do digital realizado no Telecentro local, fazem parte de uma parceria da prefeitura com o governo federal.
“Por esse projeto que é semestral, já qualificamos centenas de jovens que adquiriram experiência para entrar no mercado de trabalho. O Telecentro, em Candeias, funciona diariamente, e os cursos oferecidos à população são gratuitos”.
Para o professor Cleuton Teixeira, a evolução dos alunos é perceptível e gratificante. A cada nova turma, ele afirma que fica surpreendido com a capacidade, interesse e aprendizado dos alunos.
O programa
O Telecentro Comunitário é um programa do Ministério das Comunicações desenvolvido em parceria com a prefeitura, que visa promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas, possibilitando o uso gratuito dos equipamentos por parte da população.
 O Telecentro em Candeias é constituído por vinte terminais de computador com acesso à internet, um servidor de rede, impressora a laser, projetor multimídia data-show, câmera para monitoramento remoto, mesas, armários e cadeiras. 

Arraial Flor do Candeias proporcionará 10 dias de festa no município

Texto e Fotos: Shyley Saissem
Do dia 29 de Julho a 07 de agosto Candeias do Jamari — distante cerca de 20 quilômetros do centro de Porto Velho — será palco da segunda maior festa junina de Rondônia, o “150 Arraial Flor do Candeias".
Serão 10 dias em que o folclore e as tradições da cidade estarão no foco das atenções dos moradores locais e dos visitantes, que buscam o município para melhor conhecer a cultura do Estado.
A festividade reúne dezenas de atrações entre elas, apresentação de quadrilhas, shows musicais com artistas locais, parque de diversões e boi-bumbá. O evento é uma realização da prefeitura do município em parceria com o Governo do Estado e foi idealizado como forma de incentivar as manifestações culturais locais.
"Temos no município uma riqueza cultural que precisa ser melhor explorada para poder ser trabalhada como atrativo turístico também para aquelas pessoas que nos visitam", disse o prefeito Dinho Sousa.
O prefeito lembrou que o município tem dado apoio também às manifestações nascidas do povo, como grupos de folguedos e quadrilhas juninas, por entender que é preciso investir não só na cultura popular, mas no segmento como um todo, com forma de fomentar as atividades do setor.
Mudança de local
Até o ano passado, o arraial era montado na área do Espaço Alternativo localizado atrás da prefeitura. Este ano o Flor do Candeias será realizado no Complexo Turístico Beira Rio Cultural, uma área privilegiada localizado ás margem do rio Candeias
A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, de Candeias do Jamari, Patrícia Andrade, avalia que a tradicional festa município, hoje, deixou de ser um evento de entretenimento à população, para transformar-se num espaço onde dezenas de artistas locais e outros segmentos da cultura rondoniense têm a oportunidade de mostrar seu trabalho.
A secretaria adiantou ainda que o apoio da prefeitura e do governo, além de vários seguimentos empresariais, é que tem possibilitado  a realização de uma festa com a envergadura arraial que tomou nos últimos anos o Arraial flor de Candeias.
“Graças ao empenho de todos, o Flor de Candeias a cada ano que passa, torna-se referencia no estado. Sabemos da importância que esse evento tem para o fortalecimento da cultura local, para o turismo e principalmente para geração de emprego e renda à população, mesmo que temporários”, frisou a secretária.









Candeias inicia temporada do campeonato de futebol 2011




A temporada 2011 de futebol de Candeias do Jamari teve início no último final de semana, com a realização do Tornei Inicio do Campeonato Municipal. O evento esportivo reuniu os principais times do município numa programação idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer.
Estiveram em campo 10 equipes. A competição também serviu como prévia do Campeonato de 2011. Entre os times confirmados para participar do campeonato municipal de futebol de Candeias estão o Santos, Atlas, Juventus, Locomotiva, Guarani, Gela Goela, Força Jovem, Triunfo, Sub 17 e Gama.
Na ocasião, o prefeito Dinho Sousa confirmou para agosto o início do campeonato municipal de futebol com a participação dos times da capital e do interior.
“Esta competição receberá total apoio da prefeitura que está atenta aos apelos dos desportistas locais. Sabemos da importância de eventos como esse. O cidadão candeiense também precisa ter diversão e lazer”, comentou o prefeito.
Quem também acompanhou o torneio início foi o deputado federal Lindomar Garçon (PV), que falou do evento como incentivo à competição sadia, onde sempre prevalece é o sentimento de alegria e descontração.
Em campo a disputa aguerrida das equipes e agitou a torcida que enfrentou o sol forte o dia inteiro para incentivar seus times. Sobreviveram ao “mata-mata”as equipes do Gela Goela e da Torcida Jovem, que fizeram a final do torneio..
Melhor distribuída em campo, a equipe do Gela Goela conseguiu superar o adversário e ficou com o titulo da competição. O prefeito Dinho Sousa entregou a premiação ao time vencedor e agradeceu aos participantes pela credibilidade e confiança dispersado à competição  Foram entregues ainda novos uniformes a todos os participantes.

Candeias do Jamari promove conferências da Assistência Social e dos Direitos dos Idosos


A Prefeitura de Candeias do Jamari, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (ComasT), realizou na noite desta quarta-feira, 20, a abertura oficial da “III Conferência Municipal de Assistência Social” e da “IIª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa”.
Os dois eventos acontecem no auditório da escola Carlos Drummond de Andrade (CDA). Na quinta-feira, 21 de julho, Conferência Municipal de Assistência Social, debate o tema “Consolidar o Suas (Sistema Único de Assistência Social) e Valorizar os seus Trabalhadores”.





Na sexta-feira, 22, será a vez da realização da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Este ano a conferência tem discute o tema "O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil".
Durante abertura das conferencias, a secretária de Assistência Social, de Candeias do Jamari, Lene Sousa, ressaltou a importância de discutir com a sociedade políticas públicas para esses setores, assim como referendar os novos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa para o biênio 2011/2013.
“As conferências são um espaço importante de participação popular. Assim como serve para avaliar a rede de serviços para esses segmentos do município, o evento também é o momento de propor as diretrizes para o aprimoramento da gestão e do controle social das ações do município”, disse a secretária.
Na avaliação do prefeito Dinho Sousa, o encontro é uma oportunidade que a sociedade tem para discutir políticas públicas e exercer o controle social, bem como levantar sugestões que vão servir de base para a implantação das ações que serão levadas às conferências estadual e nacional.
“Esse é um espaço importante para fortalecer o compromisso com os diversos setores da sociedade, assim como do poder público com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais no município”, concluiu o prefeito.

Prefeitura entrega nova sede à Funasa


Texto Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira 
A prefeitura de candeias do Jamari entregou na manhã desta quarta-feira, 20, mais uma obra à comunidade. Desta vez foi à reforma da sede da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A obra foi custeada com recursos do município.O prédio, com mais de 50 anos, nunca havia passado por uma reforma geral como a realizada pela atual gestão da prefeitura e a nova sede da Funasa vai permitir melhorar o atendimento dos agentes de combate às endemias do município. De acordo com o prefeito Dinho Sousa, a Fundação Nacional da Saúde passa a ter agora um local adequado e confortável para receber os funcionários e principalmente a população.
“Com as melhorias executada pela prefeitura, a Funasa proporcionará melhores condições de trabalho aos agentes, que já prestam um grande serviço, principalmente na região rural. Esses profissionais são parceiros do município cuidando da saúde da comunidade”, disse o prefeito.
Para coordenador dos agentes de combate à malaria, Raimundo Soares, que é funcionário da instituição há mais de 20 anos, a entrega do prédio é um momento histórico para os trabalhadores da instituição.
“Mais de 30 anos esperávamos por isso, nesse sentido é temos muito que agradecer ao prefeito, que em pouco mais de dois anos da sua gestão, atendeu esse pleito não só dos funcionários, mas também de toda a população de Candeias”, enfatizou o coordenador.
Na ocasião, o prefeito Dinho Sousa fez também a doação de bicicletas e os equipamentos necessários para a realização de seus trabalhos.  


Prefeitura revitaliza ponto de taxi

 Texto Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira
Depois passar por uma reforma geral, o prefeito Dinho Sousa, entregou neste final de semana para a Associação dos Taxistas de Candeias do Jamari, o novo ponto de taxi da cidade.
A obra faz parte dos diversos os serviços que estão sendo executados pela prefeitura visando melhorias da infraestrutura turística do município.
No local foram realizados reparos elétricos e hidráulicos (limpeza e ampliação), além de reformas no telhado, banheiros, colocação de grade, forro em PVC e pintura geral.
O prefeito Dinho Sousa a falou da importância que sua gestão tem dado na realização de obras estruturantes que garantam o lazer e bem-estar da população, tornando a cidade cada vez mais bonita e prestigiada por todos.
“A partir de hoje, os taxistas de candeias poderão desfrutar de um espaço todo reformado. A entrega do ponto de táxi é mais um compromisso assumido pela nossa administração com a categoria, que estamos concretizando”, disse o prefeito.
Dinho Sousa complementou dizendo que o ponto de táxi, localizado no portal de entrada da cidade de Candeias, a partir da reforma garantirá comodidade na hora do embarque e desembarque, incentivando, assim, o setor turístico e de negócios do município.
“Se pensamos em expandir e melhorar o turismo na cidade temos que começar a cuidar do que é essencial, como o ponto de táxi, e dá melhores condições de trabalho a esses profissionais é também uma forma de incentivá-los”, avaliou.
Inaugurado há 15 anos na gestão do então prefeito Lindomar Garçon, o ponto de táxi, nunca havia passado por uma reforma total. O espaço tem infraestrutura para atender os 40 profissionais que prestam esse serviço no município atualmente.

llIª Conferência Municipal de Assistência Social

Texto e fotos Shyley Saissem
A Prefeitura de Candeias do Jamari, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), finaliza esta semana os preparativos para a realização da III Conferência Municipal de Assistência Social, que tem com o tema “Consolidar o Suas (Sistema Único de Assistência Social) e Valorizar os seus Trabalhadores”.
O evento ocorrerá no auditório da Escola Carlos Drummond de Andrade – CDA, nos dias 20 (quarta-feira), às 17 horas, (solenidade de abertura) e dia 21 de julho (debates), com inicio às 7h30. 
A secretaria de Assistência Social, Lene Sousa, falou da importância de discutir políticas públicas para o setor, assim como referendar os novos conselheiros para o biênio 2011-2013.
“A conferência é um espaço importante de participação popular. Assim como serve para avaliar a rede de serviços de assistência no município, o evento também é o momento de propor as diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social, o Suas”, disse a secretária.
De acordo com a presidente do Comas, Gilda Menezes, o encontro é uma oportunidade que a sociedade tem para discutir políticas públicas e exercer o controle social, bem como levantarsugestões  que vão servir de base para a implantação de ações e políticas públicas que serão levadas às conferências estadual e nacional.
Iremos avaliar os avanços obtidos, propor estratégias para o fortalecimento das atenções ofertadas pelo Suas e discutir novas ideias a serem implantadas no país”, disse Gilda Meneses.
O que é Suas?
Após aprovação na Câmara Federal e no Senado, o projeto de lei – de autoria do Poder Executivo – que institui o Sistema Único de Assistência Social (Suas), foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com o documento, a gestão das ações na área de assistência social fica formalmente organizada, de maneira descentralizada e participativa, por meio do novo sistema.
O Suas vigora na prática desde 15 de julho de 2005, por resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Durante esses seis anos, tem garantido proteção social à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, por meio de uma rede descentralizada que envolve gestores de 99,5% dos municípios brasileiros. Isso significa que prefeituras, estados e o Distrito Federal têm autonomia para gerir a assistência social de forma organizada e com o apoio do Governo Federal, por meio de repasses de recursos. A adesão do município é voluntária. 
Articulação 
Com modelo de gestão participativa, o Suas articula esforços e repassa recursos aos três níveis de governo, para execução e financiamento da Política Nacional de Assistência Social. Os recursos para a gestão dos serviços da proteção básica e especial e dos convênios são repassados automaticamente do Fundo Nacional de Assistência Social para os fundos municipais, estaduais e do Distrito Federal. Já os recursos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) vão diretamente aos beneficiários por meio de cartão magnético.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Suas é composto pelo poder público e a sociedade civil, que participa diretamente da gestão compartilhada, por meio dos conselhos municipais de assistência social e das entidades e organizações sociais públicas e privadas que prestam serviços nessa área.
O Suas também sistematiza a exigência de controle social, monitoramento e avaliação das políticas da assistência social. A gestão das ações e a aplicação dos recursos são negociadas e pactuadas nas Comissões Intergestores Bipartite (representantes de estados e municípios) e na Comissão Intergestores Tripartite (representantes do Governo Federal, de estados e municípios). Esses procedimentos são acompanhados e aprovados pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

Conferência vai debater os direitos da pessoa idosa

Texto e Fotos: Shyley Saissem
Está confirmado para o próximo dia, 22, sexta-feira, no Auditório da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade – CDA, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, de Candeias do Jamari. Este ano a conferência tem como tema "O compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil".
Durante o evento serão debatidos temas relevantes sobre o assunto, analisando os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso, contribuindo para garantir sua efetivação.
A conferência é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), de Candeias do Jamari.
Lene Sousa, secretária de Ação Social, afirma que a conferência fortalece o compromisso dos diversos setores da sociedade e do poder público com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais no município.
"Outro ponto importante da conferência é avaliar como está sendo implementada a Política Nacional do Idoso no município e, ainda, sensibilizar a sociedade para o contexto de envelhecimento da população", falou a secretária.
O presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa Lauro Kluska informou ainda que a conferência é realizada a cada dois anos e tem como objetivo traçar as políticas do idoso no município. 

A Prefeitura faz, a comunidade agradece!

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas ferreira 
O prefeito Dinho Sousa, acompanhado do secretário de Educação, Alcimar Casal, participou no último domingo, 10, da festa promovida pela Associação dos Micros e Pequenos Produtores Rurais da Agricultura Familiar (APBC), localizada na da Linha do Caju.
O presidente da APBC, Sebastião Rodrigues, falou que o evento foi a forma encontrada pela associação para agradecer ao prefeito e ao secretário, pelos benefícios recebidos pela comunidade nos últimos meses.
 


“Estamos muito agradecidos, ao prefeito Dinho pelos trabalhos realizados nesta comunidade nesses últimos meses, como os serviços de manutenção da estrada, o inicio das obras da escola, e agora nesta oportunidade, a entrega oficial do ônibus para o transporte dos alunos da Linha do Caju e do Setor Chacareiro”, disse o presidente.

O prefeito Dinho Sousa agradeceu as palavras do presidente, adiantando que todas as ações realizadas pela prefeitura na sua gestão, são graças à oportunidade que a população lhe deu de governar o município.


 “Serei eternamente grato à população de Candeias, por ter nos dado a oportunidade de trabalhar em prol do município. Mais gratificante ainda é quando o trabalho é reconhecido”, falou o prefeito.

Na ocasião, o secretário de Educação, Alcimar Casal, anunciou que o material para construção da escola já foi adquirido e ainda este ano será dada inicio das obras do estabelecimento do ensino.