Matos Nascimento, empolga a platéia no “1º Festival de Verão” de Candeias do Jamari

Texto: Shyley Saissem Fotos Joas Ferreira


O cantor evangélico Mattos Nascimento empolgou a platéia de aproximadamente 8 mil pessoas que compareceu ao Complexo Turístico Beira-Rio Cultural, em Candeias do Jamari. O show fez parte do “1º Festival de Verão”, evento realizado pela prefeitura do município e financiado pelo Ministério do Turismo.
A secretária de Cultura do município, Patrícia Andrade, lembrou que quem teve a oportunidade de participar do evento viveu um final de semana especial com muita paz e mover espiritual.
“A multidão que compareceu entrou no clima de adoração que contagiou quem participou do evento. Este foi sem dúvida um dos momentos marcante para o município, As pessoas puderam que  pode estar ao lado de alguém que traz, em suas músicas, muita unção e carisma como é o caso de Mattos Nascimento”, disse a secretária.
O evento ecumênico contou com a presença de 30 congregações religiosas, que também se mobilizaram a fim de chamar o público à “Noite de Louvor”. 
O ex- Paralamas do Sucesso, Mattos Nascimento ficou empolgado com a receptividade e declarou que pretende voltar a cidade com toda sua banda para um show mais prolongado. Ele também elogiou o Ministério do Turismo e a prefeitura pela realização do evento.
Para o prefeito Osvaldo Sousa, o principal objetivo do evento foi alcançado. “Além de divulgarmos as potencialidades turísticas do município, tivemos a conversão de almas e batismo no Espírito Santo de varias pessoas. Candeias do Jamari está de parabéns com este show”, disse.

Prefeitura anuncia melhorias para agricultores das Linhas, 655 e 659

                                                Texto e Fotos: Shyley Saissem
O prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, reuniu-se no último domingo, 26, com os agricultores das Linhas 655 e 659, comunidades rurais localizadas cerca de 15 km da sede do município.
Vários assuntos foram tratados no encontro como a melhoria das estradas vicinais, reforma da escola e disponibilidade de equipamentos agrícolas para os produtores rurais das duas localidades.
Na reunião o prefeito Dinho Sousa relatou os trabalhos que foram e estão sendo realizados pela prefeitura naquela região de Candeias e que visam melhorar a vida dos agricultores.
“Nessas linhas já executamos trabalhos de recuperação das vicinais, no entanto, nós entendemos que esse trabalho tem que ser constante, por isso, vamos determinar que a equipe da Secretária de Obras do município faça o serviço de  recuperação das pontes e dos trechos mais críticos da estrada", disse o prefeito.
Quanto às questões relacionadas à educação, o prefeito passou a palavra para o secretário da pasta, Alcimar Casal, para que ele mesmo anunciasse à comunidade as medidas tomadas pela secretaria.
“Conseguimos reabrir a escola ‘Comunidade Unida’ que já dispõe de um professor para atender os alunos da redondeza que estudam nas serie iniciais. Quanto à reforma do prédio, o material já foi adquirido para que seja realizado o trabalho de recuperação no recesso de julho dessa forma não atrapalhara o andamento do cronograma letivo do estabelecimento”, destacou o secretário.
O prefeito Dinho Sousa também ressaltou o trabalho de gestão participativa realizado pela prefeitura de Candeias do Jamari tanto na zona urbana, quanto zona rural.
“Estamos muito tranqüilos quanto ao trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura, tendo em vista, que tudo que realizamos é discutido com a população. Por isso realizamos tantos sonhos então pouco tempo de gestão, como por exemplos, o trabalho realizado nas Linhas cinco e meio, nove e meio, vinte sete, quarenta e três, cento e vinte, do Grilo e Linha Verde. Nessas localidades as famílias viviam isoladas por falta de estrada e agora elas respiram progresso graça ao trabalho realizado pela prefeitura”, disse o prefeito.
Outros compromissos assumido pelo prefeito durante o encontro, foi a disponibilidade de um caminhão para fazer o transporte do calcário que será doado pela Emater aos agricultores e mais dois tratores que ficarão à disposição da comunidade no período que houver necessidade de se fazer aragem para o plantio.
Além do secretário da Educação também acompanharam o prefeito na visita a secretária de Assistência Social, Lene Sousa, o vereador Junior Silva (PP), e o técnico Thiago Gaúcho, da Emater.

Estudantes da linha 43, em Candeias do Jamari, ganham ônibus escolar

Texto e Fotos: Shyley Saissem

Num clima festivo, o prefeito Dinho Sousa, acompanhado do secretário de Educação, Alcimar Casal, entregou no domingo, 26, à comunidade do projeto de Assentamento Flor do Amazonas, localizada na Linha 43, (Balsa), mais um ônibus para o transporte escolar. Com esse o assentamento passa ser atendida por três os ônibus escolar.
Com a entrega do veículo, sobe para 17 o número de ônibus novos da frota escolar adquirido pelo executivo municipal, na gestão do prefeito Dinho Sousa, um aumento de mais de 80% na frota. Promocionalmente, é o maior índice de atendimento do estado de Rondônia.
O prefeito Dinho Sousa, durante a festividade de entrega do veículo, falou da felicidade em garantir mais um ônibus para a comunidade estudantil do assentamento, que agora terá mais conforto e comodidade no seu deslocamento à escola.
“Esse é um compromisso que havíamos firmado com a comunidade da linha 43 torna-se realidade, e que agora estamos honrando. E o nosso trabalho não pára, continuaremos empenhados possamos garantir a substituição de toda frota terceirizada até o final de nossa gestão”, disse o prefeito.
Na ocasião, o Dinho Sousa também anunciou a destinação pelo deputado federal Lindomar Garçon (PV), de uma emenda parlamentar a prefeitura no valor de R$ 1,9 milhão para recuperar as estradas vicinais que dão acesso às linhas 09, 27, 43 e Urupá. 
O presidente da Associação de Moradores da Linha 43, Nelson Vedana, agradeceu a prefeitura pelo ônibus ao mesmo tempo cobrou o compromisso de todo pais de alunos em conscientizar seus filhos para a conservação do transporte escolar que foi entregue a comunidade.
“Precisamos entender que esse ônibus escolar é um patrimônio nosso. E toda a comunidade teve ter compromisso em ajudar a prefeitura conservar esse patrimônio”, falou o presidente.
Os veículos atendem às normas de segurança, sendo que nas primeiras fileiras de bancos os espaços são destinados aos alunos com mobilidade reduzida com assentos especiais.
 Cada ônibus, por turno, transporta mais de 50 alunos, somando o transporte diário de aproximadamente dois mil estudantes, tanto da rede municipal e estadual, como também dos universitários. O transporte é realizado em 25 veículos, sendo 17 da prefeitura  e 8 ônibus de empresas terceirizadas.

Prefeitura reforma a estrutura da ponte do Rio Preto

Texto e Fotos: Shyley Saissem
A Secretaria de Obras da Prefeitura de Candeias do Jamari finalizou esta semana a reforma da estrutura da ponte do Rio Preto, que dá acesso às cinco comunidades que compõem o assentamento For do Amazonas.
O prefeito Dinho Sousa, reconhecendo que a antiga estrutura da ponte não oferecia mais segurança para o trafego de veículos, determinou que fosse executado um trabalho de urgência no local.



O secretário de Obras, Robson Sousa, informou que foi realizada a troca da madeira velha por novas, bem como a reforma de toda a estrutura que vai manter a ponte mais firme, com durabilidade e dando segurança no tráfego naquela região.


Dinho Sousa também ressaltou a prefeitura que o serviço de recuperação de pontes foi intensificado, pois o uso delas é de grande importância para o transporte escolar e o escoamento da produção dos agricultores do município.
“Nosso objetivo com esse trabalho de reforma de pontes é beneficiar os moradores da região, pequenos produtores rurais que precisam transportar seus produtos para vender na cidade”, disse o prefeito.
Além do trabalho de recuperação da ponte do Rio Preto, a Secretária Municipal de Obras também realizou nesse primeiro semestre a construção e reforma das pontes da Linha 64, no Assentamento Paraíso das Acácia, Linha Urupá e na Linha 09, no distrito de Triunfo. Paralelo a esse trabalho, a secretaria também tem dado sequência a melhoria das estradas vicinais em todo município.

Fenômeno da música gospel se apresenta no “1 Festival de Verão” de Candeias do Jamari

Texto: Shyley Saissem
Um grande público está sendo aguardado neste sábado, 25, no Complexo Turístico Beira-Rio Cultural, em Candeias do Jamari, para o “10 Festival de Verão” realizado pela prefeitura do município distante cerca de 20 quilômetros do centro de Porto Velho.
O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e financiado pelo Ministério do Turismo, recursos conseguido por intermediação do deputado federal Lindomar Garçon (PV).
Várias apresentações artísticas já foram confirmadas pela coordenação do evento, mas a atração principal será a “Noite de Louvor” com o cantor Mattos Nascimento.
Considerado como o fenômeno da música gospel brasileira — já vendeu mais de 8 milhões de discos — cantor será o grande diferencial da noite prometendo um show com muito louvor e adoração, a exemplo das apresentações que faz em todo o Brasil.
“Essa é a expectativa que temos, por ser ele um  artista de renome nacional. E o Festival de Verão, é um evento aberto a todos os públicos, e justamente por isso, não poderíamos esquecer as famílias. E foi pensando nelas que idealizamos esse show”, explicou o prefeito Dinho Sousa.
Mattos Nascimento é músico, cantor, compositor e trombonista,  que na década de 1980 atuou na banda de rock “Paralamas do Sucesso”. Mas desde que se tornou protestante tem se dedicado exclusivamente à carreira solo, gravando dezenas de álbuns.
Com o Festival de Verão, a Prefeitura de Candeias do Jamari, começa a consolidar o turismo como uma viés econômica para o município, e a tendência é o setor se fortalecer com as ações de fomento previstas para serem desenvolvidas.

Assentamento Flor do Amazonas, em Candeias, será atendido com mais um ônibus escolar

Texto e Fotos: Shyley Saissem
Visando garantir mais conforto e comodidade aos alunos no seu deslocamento à escola, a Prefeitura de Candeias do Jamari entrega neste domingo, 26, à comunidade do projeto de Assentamento Flor do Amazonas, localizada na Linha 43, da balsa, mais um ônibus para ser utilizado no transporte escolar. Com esse já são três os ônibus que atendem o assentamento.
Com a aquisição de mais esse veículo, sobe para 17 o número de ônibus novos adquirido pelo executivo municipal na gestão do prefeito Dinho Sousa. Com o aumento da frota, mais de 80% do serviço de transporte escolar no município é realizado pela prefeitura. Promocionalmente, é o maior índice de atendimento do estado de Rondônia.
O prefeito ressaltou que essa conquista representa uma grande economia para município que aos poucos o vem suprindo a necessidade da terceirização do serviço.

“O nosso objetivo é gestão substituir toda frota terceirizada até o final de nossa gestão. É uma medida que visa garantir que os alunos sejam transportados com segurança, conforto e tranqüilidade”, disse o prefeito.
O secretário de Educação, Alcimar Casal, que está à frente do gerenciamento do transporte escolar no município, ressaltou a importância da participação de todos na conservação dos veículos
“Esses veículos são um patrimônio da própria comunidade, e não da prefeitura. Por isso a população tem que nos ajudar na conservação de um patrimônio que é dela para que mais crianças possam ser atendidas com o serviço”, destacou o secretário.
Cada ônibus, por turno, transporta mais de 50 alunos, somando o transporte diário de aproximadamente dois mil estudantes, tanto da rede municipal e estadual, como também dos universitários. O transporte é realizado em 25 veículos, sendo  17 da prefeitura  e 8 ônibus de empresas terceirizadas.
Os 17 veículos que compõe a frota do transporte escolar foram financiados pelo Governo Federal com recursos do programa “Caminho da Escola” e com contrapartida do governo municipal. Em todo o processo de alocação e liberação dos recursos, em Brasília, foi fundamental a atuação do prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, e do deputado federal Lindomar Garçon (PV).

Solução para problema do lixo urbano em Candeias do Jamari

Texto: Shyley Saissem

Um projeto inovador que está revolucionando o tratamento dos resíduos sólidos nas cidades onde já foi implantado foi apresentado pelo prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, ao prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, na última segunda-feira, 20. Trata-se da usina de processamento de lixo que já está em utilização nas cidades de Unaí (MG) e Lagarto (SE).
Com a usina o lixo, além de ser reciclado, é também usado para gerar energia. A tecnologia, 100% brasileira, mais precisamente sergipana, prevê ainda a instalação de uma termelétrica que necessita no mínimo de três toneladas para produzir 2 MW/h (megawatt/hora), daria para levar luz uma cidade com 30 mil habitantes, ou 10 mil moradias.
“Como Candeias não tem condições de sozinha suprir a usina, viemos com o prefeito Roberto Sobrinho propor uma parceria para a instalação da usina que seria utilizada pelos dois municípios”, afirmou o prefeito Dinho Sousa. Ele firmou ainda que o projeto terá custo zero para as duas prefeituras, pois como o retorno do investimento é imediato (cerca de três meses após a usina entrar em operação) ele seria bancado pela iniciativa privada.
Ao ter conhecimento do projeto, Dinho Sousa, determinou que os secretários municipais Daniel Oliveira (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente) e Alcimar Casal (Educação) fosse até a cidade de Lagarto para obter mais informações. Os dois retornaram entusiasmados com a iniciativa.
“Esse é um empreendimento que por si só, se paga e é a solução definitiva para essa questão do lixo urbano. E nessa parceria que estamos propondo a Porto Velho, o que se quer e a exclusividade da destinação do lixo da capital para alimentar a usina, sem prejuízos as entidades dos catadores de lixo, porque o projeto já prevê uma parceria com esse pessoal. Nas cidades onde já está funcionando, a lucratividade das associações e cooperativas de catadores aumentou em cerca de 50%”, afirmou o secretário Alcimar Casal.
 Como funciona

Parte dos resíduos sólidos coletada é levada no caminhão até a usina. O lixo é despejado num silo, do jeito que foi retirado pelos lixeiros e transportado em uma esteira até o autoforno, onde é carbonizado a uma temperatura que pode chegar a 800oC  - tudo é mecanizado, sem contato manual.
O lixo não entra em contato com o fogo, ficando isolado em um tanque de aço. Por isso, não há combustão durante o processo de carbonização. É possível carbonizar três toneladas de resíduos por hora. O lixo não é queimado, é aquecido",
Um destilador acoplado ao forno dá forma líquida ao gás que sai do lixo carbonizado. Do líquido, é possível extrair: óleo vegetal, alcatrão, lignina e água ácida. Todas essas substâncias podem ser aproveitadas pelo mercado - desde a indústria química à de cosméticos. O óleo vegetal, uma vez limpo, mais 10% de álcool, já é o biodiesel, que pode ser utilizado em automóveis.
Resíduos de origem animal e vegetal são desidratados e depois se desintegram para formar uma massa de carvão. Essa massa é compactada em toras, que servem de combustível para o próprio forno.
O que não vira um novo produto dentro da usina, pode virar fora dela. É o caso de produtos de origem mineral. Objetos de vidro, ferro, lata, alumínio saem limpos e sem os rótulos de origem. Prontos para serem transformados em novos bens de consumo.
Na visita ao prefeito de Porto Velho, o prefeito Dinho Sousa (PV) estava acompanhado dos Vereadores de Porto Velho Cláudio carvalho Líder do governo na Câmara, Vereador DJ Moises (PV), Marcelo Reis (PV), Presidente da Câmara Eduardo Rodrigues (PV) e dos secretários municipais de Candeias Alcimar Casal e Daniel Oliveira. 

Prefeitura inicia os preparativos para o Arraial Flor de Candeias 2011

Texto: Shyley Saissem
A Prefeitura de Candeias do Jamari deu inicio esta semana nos preparativos para o “15º Arraial Municipal Flor de Candeias” que já se notabilizou como a segunda maior festa junina de Rondônia.O evento este ano será realizado de 29 de julho a 07 de agosto. Serão 10 dias em que o folclore e as tradições da cidade estarão no foco das atenções dos moradores locais e dos visitantes, que buscam o município para conhecer a cultura do Estado.A festividade reúne dezenas de atrações entre elas, apresentação de quadrilhas, shows musicais com artistas locais, parque de diversões e boi-bumbá. Assim como em outros anos, o evento é realizado pela prefeitura do município em parceria com o Governo do Estado, como forma de incentivar as manifestações culturais rondonienses.
"Temos no município uma riqueza cultural que esta sendo trabalhada como atrativo turístico para aquelas pessoas que nos visitam. E a prefeitura tem dado apoio a toda às manifestações nascidas do povo como, grupos de folguedos e quadrilhas juninas, por entendermos que precisamos investir não só na cultura popular, mas na cultura como um todo, para fomentar o setor", disse o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa.
Como parte da inovação e modernização da infraestrutura do arraial, este ano o evento muda local e passa ser realizado no espaço totalmente revitalizado do Complexo Turístico Beira-Rio Cultural, que fica às margem do rio Candeias.
O prefeito Dinho Sousa complementou ainda que a tradicional festa candeiense hoje deixou de ser uma programação de entretenimento à população, para transformar-se em um espaço onde dezenas de artistas locais e outros segmentos da cultura rondoniense têm a oportunidade de mostrar seu talento.
Na avaliação do prefeito, com o apoio da prefeitura é possível organizar melhor esse segmento, para que aliado ao turismo, o município tenha também uma alternativa de geração de emprego e renda, mesmo que temporários, para o fortalecimento da cultura local.
"Toda fonte de renda é importante para quem não está no mercado formal. E essas alternativas que surgem, acabam transformando-se na mola propulsora da  economia, no período de sua realização. É o caso do Arraial Flor de Candeias que gera inúmeros empregos diretos e indiretos nos dez dias de festa", ponderou.

Estudante de 11 anos vence o Concurso Cultura “A Arte é Sua

O aluno, Caio Albuquerque, do 6º ano, da escola Dom João Batista Costa, foi o vencedor do concurso “A Arte é Sua” da Prefeitura de Candeias do Jamari. O concurso de desenho foi idealizado para escolher a logomarca do “15º Arraial Municipal Flor de Candeias”. O desenho ganhador do concurso irá compor arte das camisetas e cartazes do evento que será realizado de 29 de julho a 07 de agosto.
Como premiação, Caio Albuquerque de apenas 11 anos, também foi premiado com uma bicicleta que será entregue no dia da abertura do arraial. Cerca de 150 alunos de quatro estabelecimentos de ensino do município (Dom João, Albino Burtner, Carlos Drummond de Andrade e Jaime Bacessart) participaram do concurso interno nas escolas, ocorrido no período de 07 a 15 de junho.  Nessa etapa, cada escola selecionou três trabalhos para a fase final.
Pela participação no concurso, as escolas receberam da prefeitura a doação de um kit contendo 01 bolas de futsal, 01 bolas de vôlei, 01 redes de vôlei e 01 pares de rede de futsal.
Os três primeiros colocados no concurso interno das escolas foram premiados, o primeiro colocado, troféu de honra ao mérito; o segundo, medalha de prata; e o terceiro, medalha de bronze. Todos inscritos receberam certificado de participação. Todos esses prêmios foram entregues nesta segunda-feira.
A secretária de Cultura, Patrícia Andrade, adiantou que o concurso foi idealizado como forma de incentivar o desenvolvimento de manifestações sócioeducativas e culturais na comunidade escolar, para que os alunos passem a participar de forma ativa do processo cultural do município.
“Resgatar as tradições histórico-culturais relacionadas às festas populares como os folguedos juninos, está entre as nossas metas. E nada melhor para isso estimulando, preservando e revitalizando a cultura junina no município, com a participação dos estudantes no processo”, explicou.