Prefeitura inaugura escola nesta sexta-feira

Texto Shyley Saissem
A Prefeitura de Candeias do Jamari entrega nesta sexta-feira, 29, às 8h, para comunidade estudantil, o novo anexo da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dom João Batista Costa”, localizado na avenida Laércio Nobre, bairro Satélite, região central da cidade.

A unidade de ensino atenderá em dois turnos 250 alunos que cursam do 1º ao 5ª ano e conta com uma infraestrutura composta de um ambiente confortável e espaçoso, que dispõe de cinco salas de aula, secretaria, sala de professores, cozinha, refeitório, dois banheiros e área de lazer.

O secretario de Educação, Alcimar Casal, adiantou que o município não tem medido esforços para incluir a demanda reprimida dos alunos que estão fora da sala de aula, na rede municipal de ensino. E afirmou que problema cresceu da construção do complexo hidrelétrico do rio Madeira.

“Estamos trabalhando para minimizar os impactos negativos que afetam o município, por conta das obras das hidrelétricas Jirau e Santo Antônio. Com o inicio desses empreendimentos os problemas se avolumaram, principalmente no diz respeito no aumento da demanda da prefeitura na área da educação”, declarou.

O secretário ressaltou que as metas da prefeitura, mesmo com as dificuldades, têm sido mantidas no sentido de oferecer educação de qualidade à população .

Para o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, o funcionamento do anexo é de grande importância para garantir o acesso ao conhecimento à centenas de crianças que estavam sem estudar por falta de vagas.

“Temos tratado a educação como prioridade. A prefeitura, com recursos próprios, está alugando imóveis para ofertar mais salas de aula e com isso oportunizar conhecimentos as nossas crianças”, disse o prefeito·.

Pensando na comodidade dos alunos da escola anexo D. João, o prefeito Dinho Sousa, informou ainda que prefeitura estará disponibilizando um ônibus escolar para atender as crianças que residem nos bairros distante da escola.    

Candeias do Jamari realiza 10ª Festa do Peão de Boiadeiro


                        
Texto e fotos: Shyley Saissem
Será nesta quarta-feira, 27, abertura da 10ª Festa do Peão de Boiadeiro, de Candeias do Jamari. O evento ocorrerá na área do Espaço Alternativo, localizado atrás da prefeitura,

Em cinco dias de festa, a sede do município será transformada na capital estadual do rodeio, tamanha a envergadura do evento conhecido em todo Estado de Rondônia. É também e dos principais do gênero realizado na Amazônia.


Os ingressos estão sendo cobrados a preço popular (R$ 5,00) e a programação está prevista para iniciar a partir das 20 horas todas as noites.



A Festa do Peão de Boiadeiro é  realizada pela Federação de Rodeio Completo do Estado de Rondônia (Fercer) e promovido pela companhia Cazagrande Rodeio Texas, em parceria com a Prefeitura de Candeias do Jamari com o apoio de mais de 20 patrocinadores.



As principais atrações da festa este ano serão o desfile da rainha e princesas do Rodeio, e da cavalgada, Bailão com show de bandas regionais  e a realização das três etapas Rodeio Profissional em Touros, mais a  grande final no domingo, 1º de Maio, depois das festividades da Cavalgada do Trabalhador.


Para o prefeito Dinho Sousa, a realização da Festa de Peão de Boiadeiro é hoje um dos grandes eventos realizados no município por conseguir reunir milhares de pessoas todos os anos. O prefeito confirmou ainda na manhã desta quarta-feira, 27, apoio total aos dois eventos.
“Não estamos medindo esforços para estruturar o local, afim de que possa receber visitantes de todo o estado. Com isso o município terá como proporcionar divertimento e alegria para toda a nossa comunidade e também para aquelas pessoas que vêm de fora”, declarou o prefeito.

Comitivas confirmam participação na Cavalgada do Trabalhador

Texto Shyley Saissem / Fotos Joas Ferreira 
Os representantes das comitivas que participarão no próximo domingo, 1º de maio, da 18ª edição da Cavalgada do Trabalhador, de Candeias do Jamari, estiveram reunido no final da tarde da última segunda-feira, 26, com o secretário de Cultura do município, Lucivaldo Fabricio, para definir os preparativos para realização do evento.


Na ocasião foi informado às regras do evento definido pelo Termo de Ajuste de Conduta, celebrado pela Promotoria de Justiça de Urbanismo Ministério Público de Rondônia com os órgãos envolvidos na realização da cavalgada.



Para coordenadora da comitiva “Garanhões do Norte”, Maria Auxiliadora, foi importante normatizar as responsabilidades de todos os órgãos envolvidos na programação e, principalmente, a sensibilizar esses instituições na manutenção do evento.
“Trabalhamos vários meses com antecedência para esse dia especial. A Cavalgada do Trabalhador, hoje, já é um evento enraizado na cultura do povo candeiense, sendo assim, todos os esforços para manutenção dessa festa deve ser feita por parte do poder publico”, declarou a coordenadora.



Na reunião também foram apresentadas as comitivas que participarão do desfile este ano. “Os Veteranos”, “Los Garrotes”, “Garanhões do Norte”, “Os federais”, “Gela Goela”, “Ninguém é de Ninguém”, “Família e Amigos”, “Os Cavalos do Pica-Pau”, “Sintomucajá”,  “Os Fura-Olhos” e “Fenix” são as comitivas ratificadas pela organização do evento.


O secretário Cultura, Lucivaldo Fabricio, que tem acompanhado de perto os preparativos da festa, informou ainda que a concentração dos cavaleiros iniciará por volta das 9h, na área de evento conhecida como Espaço Alternativo, localizada atrás da prefeitura. Em seguida terá início o desfile das comitivas, considerado o ponto alto da programação.














A prefeitura não tem medido esforços para a realização da cavalgada que já é um marco no calendário de eventos do município. E estamos também esperando uma grande participação popular, pois é para a comunidade que nos empenhamos em realizar esse evento”, disse o secretário

Candeias do Jamari escolhe neste sábado a “Rainha da Cavalgada 2011”.

Texto: Shyley Saissem
Iana Saissem
Como parte da programação de abertura oficial da 18ª edição da Cavalgada do Trabalhador de Candeias do Jamari, que acontece no próximo dia 1º de maio, a prefeitura, em parceria com as comitivas, realiza neste Sábado de Aleluia, 23, o tradicional Baile Country com escolha da “Rainha e Princesa da Cavalgada”. O evento será a partir das 20h, no salão de eventos “Du Cais”, antigo Paulistinha, às margens do rio Candeias.
O concurso contará com a participação de cinco candidatas representando as comitivas “Gela Goela” (Iana Saissem), “Ninguém é de Ninguém” (Ozânia de Moraes), “Garanhões do Norte” (Janini Gogô), “Os Cavalo do Pica-Pau” (Beatriz Leal), “Fura Olho” (Claudia Casaroli) e “Fênix” (Mirlene Barbosa). A escolha será feita por uma comissão julgadora composta por personalidades do estado.
Os quesitos em julgamento serão: desenvoltura e simpatia; postura e beleza plástica; e traje típico da cavalgada. O evento está a cargo de Allan Veeck, diretor de Cultura de Candeias do Jamari.
Veeck adiantou que estão sendo preparadas varias coreografias especialmente para o concurso. A candidata vencedora receberá um prêmio em dinheiro e ainda desfrutará das regalias durante o rodeio e cavalgada do município. O concurso ainda escolherá a primeira e a segunda princesa e as garotas country.
Nosso objetivo é preparar as candidatas e proporcionar às participantes um momento de destaque, aprendizado, para que possam galgar um espaço no mercado das artes como modelo, cantoras, apresentadoras ou incluir-se na sociedade para ter um futuro de oportunidade profissional”, destacou Allan Veec.
O prefeito Dinho Souza, que acompanha os preparativos da festa de perto, lembrou que o concurso é um evento tradicional na cidade e ainda contará com a apresentação especial de cantores regionais.
Estamos numa grande expectativa quanto a escolha da nossa Rainha da Cavalgada. O concurso é o ponta-pé inicial para o rodeio e a cavalgada 2011 de Candeias do Jamari. Este ano trazemos grandes novidades na programação dessa, que é a maior festa folclórica e popular do município”, disse o prefeito.

Caravana da Páscoa visita as comunidades de Candeias do Jamari


Texto/Foto: Shyley Saissem 
Como faz todos os anos na época da Páscoa, o prefeito Dinho Sousa, juntamente a sua equipe do Gabinete e das secretarias municipais, fará neste dia-santo a alegria da criançada de Candeias do Jamari, com a entrega de ovos de Páscoa, caixas de chocolate, sorvetes e brinquedos.
Este ano a caravana percorrerá cinco localidades do município efetuando a distribuição do kit da páscoa.
A programação inicia manhã desta quinta-feira, 21, pelo balneário do Batista, no assentamento Paraíso das Acácias (Pamos), à tarde estará na escola da Associação do Assentamento Flor do Amazonas.
Na sexta-feira Santa, 22, a comemoração da Páscoa será pela manhã na Escola Municipal Mario Covas, no assentamento Vila Nova Samuel (Linha 45). À tarde a equipe se desloca para a Escola Municipal Jonatas Coelho, no distrito de Triunfo. No sábado, 23, a partir das 16h, será a vez da garotada da sede do município fazer a festa na Praça 13 de Fevereiro no centro da cidade.
A secretária municipal de Ação Social e primeira-dama do município, Elzilene Sousa, destacou o engajamento voluntário de dezenas de servidores que abriram mão do seu feriado para se juntar à Caravana da Páscoa, levando alegria e felicidade às famílias dos lugares mais longínquos do município. 
“A prefeitura trouxe estes chocolates pensando em fazer desta Páscoa um momento mais alegre e feliz. É muito gratificante ver o sorriso das crianças, já que para muitas delas, esse será o único presente de Páscoa”, disse a primeira dama.
O Prefeito Dinho Sousa, já no clima de congratulação, desejou uma feliz páscoa para todas as famílias de Candeias. “Páscoa é amor, é a paixão de Cristo por todos nós. Momentos como este é ver o brilho nos olhos e o sorriso e sincero de uma criança é o que de fato nos aproxima mais de Deus”, disse em tom emocionado.

Definido esquema de segurança para a Cavalgada do Trabalhador 2011


Texto: Shyley saissem 
Fotos: Joas Ferreira 
A Prefeitura Candeias do Jamari está preparando uma grande festa para receber os cavaleiros e as comitivas que participarão da 19º edição da Cavalgada Trabalhador. O evento será no próximo dia 1º de maio e já se tornou um acontecimento tradicional na cidade por reunir milhares de pessoas todos os anos.
Para garantir o sucesso dos anos anteriores, a coordenação do evento reuniu-se segunda-feira, 18, na sede do Ministério Publico Estado, em Porto Velho, com o promotor de justiça Aluildo de Oliveira, e representantes da Polícia Militar, Batalhão da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Idaron e Câmara Municipal com intuito de definir o esquema de segurança que será implantado durante todo o percurso da Cavalgada.
Dentre o que foi traçado, ficou acertado que no decorrer da cavalgada não poderá haver a participação de carreta, caminhões, ônibus e micro ônibus. Os participantes também não poderão arremessar de objetos na rua; usar bebidas em garrafas de vidros, utilizar esporas e chicote para movimentar o animal. Também está proibido a montaria carregar mais de uma pessoa, queimas de fogos de artifícios e a circulação de veículos superlotados.
Para a chefa de gabinete da prefeitura de Candeias do Jamari, Adriana de Jesus, a reunião foi importante porque normatizou a função de cada órgão na realização do evento. “Estamos todos empenhados para seguir as normas de segurança, pré-estabelecida entre os órgãos parceiros, para que possamos receber os cavaleiros e suas comitivas e assim proporcionar divertimento e alegria para todos que participarem da cavalgada este ano”, declarou.
A Cavalgada do Trabalhador 2011 será aberta a partir da 8h, com a concentração das comitivas na área do Espaço Alternativo, que fica atrás da prefeitura. Em seguida, terá início ao desfile dos cavaleiros e seus cavalos pelas principais ruas da cidade. O cortejo das comitivas é considerado o ponto alto da programação.

Prefeito de Candeias do Jamari decreta estado de calamidade pública


Desde o último final de semana que o município de Candeias do Jamari — distante cerca de 20 quilômetros do centro de Porto Velho — está sob estado de calamidade público. As fortes chuvas que castigaram a cidade nos últimos dias, principalmente na região que abrange o distrito de Triunfo e das linha 43 e 45 (Vila Nova Samuel), obrigaram o prefeito Dinho Souza assinar o decreto publicado no dia 14 no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia.





Nos últimos dias o volume de água que tem caído na cabeceira dos rios Candeias e Jamari aumentou tanto que só o primeiro, de acordo com dados preliminares, teria subido mais de 15 metros. Além da enchente que afeta também a orla da cidade, há ainda os estragos provocados pela enxurrada. Casas foram alagadas, pontes arrastadas e a rodovia estadual 458, que liga a sede do município a Triunfo está intrafegável.


Várias comunidades localizadas na zona rural do município chegaram a ficar isoladas por falta de acesso à cidade via terrestre. Com a decretação do estado de calamidade pública espera contar com o apoio dos governos federal e estadual para a implementação das ações emergenciais necessárias para minimizar os impactos provocados pela tragédia natural.





“Não podemos ficar alheios, indiferentes ou insensíveis a essa calamidade, mas, ao contrário, devemos contribuir para que haja um perfeito entrosamento com os diversos setores e segmentos da comunidade, solucionando ou minimizando as adversidades e as dificuldades dos munícipes atingidos pela enchente”, disse o prefeito. O estado de calamidade tem validade de 90 dias podendo ser renovado pelo mesmo período.
Dinho Sousa adiantou ainda, que cabe ao poder pública a obrigação de restaurar a normalidade de suas vidas, promovendo a recuperação da estrada vicinal que dá acesso às localidades atingidas pela ação destruidora da natureza. Além disso, ele afirmou que o que o município não dispõe de recursos financeiros próprios, ou mesmo previsão orçamentária, suficientes para arcar com o montante dos prejuízos sofridos e fazer frente às obras que se demonstram necessárias.

Exército realiza Operação Aciso em Candeias do Jamari

Reportagem e fotos: Shyley Saissem
Em comemoração aos 363 anos de criação do Exército Brasileiro, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, “Príncipe da Beira”, em parceria com a Prefeitura de Candeias da Jamari, realiza neste sábado, 16, mais uma edição da Operação Aciso (Ação Cívico Social).

O evento será na Escola Municipal Dom João Batista Costa, das 08h ás 13h, e consiste num trabalho social com atendimento médico,odontológico, corte de cabelo, palestra sobre DST/ Aids, hipertensão, emissão de documentos, apresentação de vídeo da atuação do Exército, divulgação sobre o serviço militar, emissão de documentos para reservista, apresentação da banda de musica e atividades para crianças — pista de corda, pintura, leitura e desenho entre outros.
Na ação conjunta também será realizada a reforma geral da quadra poliesportiva da escola municipal Dom João Batista Costa.
O prefeito Dinho Sousa, falou da importância da operação do Exército que proporciona à população o acesso a diversos serviços essenciais para à comunidade.
“Temos que agradecer e reconhecer o compromisso do Exército com o município ao desenvolver ações sociais que são tão importantes para comunidade. No ano passado foi feita a reforma da creche Pedro Torres, e este ano a reforma da quadra da escola Dom João, obras importantes para Candeias por beneficiar milhares crianças e adolescente”, destacou o prefeito.
Para o major Walber Andrade, coordenador da ação, a Operação Aciso é importante por promover a cidadania e trabalhar a melhoria da qualidade de vida da comunidade e aproximar a sociedade do Exército, para que ela tenha a corporação como uma extensão da própria casa.

Em comemoração aos 363 anos de criação do Exército Brasileiro, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, “Príncipe da Beira”, em parceria com a Prefeitura de Candeias da Jamari, realiza neste sábado, 16, mais uma edição da Operação Aciso (Ação Cívico Social).
O evento será na Escola Municipal Dom João Batista Costa, das 08h ás 13h, e consiste num trabalho social com atendimento médico,odontológico, corte de cabelo, palestra sobre DST/ Aids, hipertensão, emissão de documentos, apresentação de vídeo da atuação do Exército, divulgação sobre o serviço militar, emissão de documentos para reservista, apresentação da banda de musica e atividades para crianças — pista de corda, pintura, leitura e desenho entre outros.
Na ação conjunta também será realizada a reforma geral da quadra poliesportiva da escola municipal Dom João Batista Costa.
O prefeito Dinho Sousa, falou da importância da operação do Exército que proporciona à população o acesso a diversos serviços essenciais para à comunidade.
“Temos que agradecer e reconhecer o compromisso do Exército com o município ao desenvolver ações sociais que são tão importantes para comunidade. No ano passado foi feita a reforma da creche Pedro Torres, e este ano a reforma da quadra da escola Dom João, obras importantes para Candeias por beneficiar milhares crianças e adolescente”, destacou o prefeito.
Para o major Walber Andrade, coordenador da ação, a Operação Aciso é importante por promover a cidadania e trabalhar a melhoria da qualidade de vida da comunidade e aproximar a sociedade do Exército, para que ela tenha a corporação como uma extensão da própria casa.

Justiça Rápida Itinerante realiza ação em Candeias do Jamari

Reportagem e Fotos: Shyley Saissem
O município de Candeias do Jamari está sendo beneficiado esta semana pela décima segunda vez com a operação “Justiça Rápida e Itinerante”, do Poder Judiciário estadual. No município a ação ocorre nos dias 13 e 14, na Câmara Municipal, no horário das 08 ás 17 horas. No local estão sendo feita a triagem dos casos que necessitam de auxilio judicial.
Na avaliação do prefeito Dinho Sousa a realização de mais de uma década da ação do Tribunal de Justiça de Rondônia em Candeias do Jamari é importante por levar assistência judiciária a população do município que necessitam desse serviços.

“Essa ação da Justiça na cidade Candeias tem um significado muito importante por ser, acima de tudo, um trabalho de caráter comunitário, social e de utilidade publica, além de beneficiar aquele cidadão que mais sente falta desse atendimento, que é a população carente do município. Devido à distância, muitas das vezes essas pessoas tem dificuldade em ter acesso aos serviços prestados pela Justiça”, ressaltou o prefeito.
O Coordenador da Justiça Rápida, Juiz João Luiz Rolim Sampaio, informou que nesta ação os servidores do Tribunal de Justiça, irão fazer a triagem de casos que envolvam cobranças de pequenos valores, divórcio, separação judicial consensuais, restabelecimento de sociedade conjugal, dissolução de sociedade de fato, alimentos, reconhecimento ou investigação de paternidade, execução de alimentos, retificação de certidões de nascimento e de casamento, justificação de registro tardio, justificação de união estável, cobrança de aluguéis, possessórias, execução de contratos entre outros casos que necessitem da intervenção da justiça. 
“É importante que todos que tenham interesse, compareçam à triagem com cópias dos documentos pessoais, comprovante de endereço. No caso de divórcio/separação consensual, alimentos ou guarda devem trazer também a cópia do registro de nascimento dos filhos”, acrescentou o Juiz.  Dando sequência aos atendimentos em Candeias do Jamari a “Justiça Rápida e Itinerante”, do Poder Judiciário estadual realizará no dia 30 de Abril um novo mutirão de atendimento no município. Desta vez para cumprimento das audiências judiciais agendadas nesses dias 13 e 14 no município. 
De acordo com os números repassados pela Inscrivam Judicial Gigliane Romanini do Tribunal de Justiça, até a tarde desta quinta-feira, 14, mais de 250 audiências já haviam sido marcadas, um número inferior ao registrada há um ano atrás quando foram marcados mais de 300 julgamentos.