Prefeitura comemora “Semana da Água”

Reportagem Shyley Saissem - Fotos: Joas Ferreira

A prefeitura de Candeias do Jamari, em parceria com Batalhão Ambiental de Policia Militar realiza no município, de 22 a 24 de março, a “Semana da Água 2011”. O evento tem o objetivo de fomentar na comunidade local as práticas ecologicamente corretas no manejo dos recursos hídricos.
Nesta terça-feira, 22, “Dia Mundial da Água”, a programação foi centralizada na praça 13 de Fevereiro, onde as instituições participantes do evento realizaram uma exposição em barracas montadas para receber o público.
Também foram realizadas atividades educativas com enfoque para o tema central do evento que este ano é “Água: Eu Não Desperdiço e você?”
O prefeito Dinho Sousa fez a abertura da programação junto com o comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Vilson de Salles. Participaram ainda da solenidade o Corpo de Bombeiros, a Policia Militar, o Exercito e os representantes da Caerd, Ibama, Emater, Sedam, Idaron, consórcio Santo Antonio Energia, Lions Clube, faculdade Finca e a empresa Lind’Água.
O prefeito Dinho Sousa, destacou a importância da água para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, e fez um paralelo sobre a relação entre saúde e saneamento.
“Estamos realizando com recursos do PAC um amplo trabalho de drenagem e esgotamento sanitário da cidade. Com isso, em pouco tempo, vamos ampliar o serviço de tratamento de esgoto na cidade. É um grande avanço para a população de Candeias, somado ao trabalho da Caerd no combate ao desperdício”, disse o prefeito.
Na quarta-feira, 23, será realizada a limpeza das margens do Rio Candeias, plantio de mudas e limpeza subaquática no balneário do complexo turístico Beira-Rio.
No dia, 24, quinta-feira, no encerramento da programação, será iniciada com uma caminhada ecológica com sensibilização da importância da preservação dos mananciais.
Além do caráter preventivo, a programação objetiva sensibilizar o público a respeito da necessidade de preservação das águas, bem como, orientar as gerações futuras sobre os riscos à saúde, quanto ao consumo de água não potável; a prevenção de doenças transmitidas pela água poluída, e orientação à comunidade quanto ao risco de adquirir doenças pela ingestão de água contaminada como, cólera, hepatite febre tifóide, entre outras.

NOTA DE PESAR

É com grande pesar e consternação que o Prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, lamenta o falecimento do Senhor Eduardo VALVERDE Araujo Alves, ex-Deputado Federal de Rondônia e Presidente do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores (PT), no Estado, ocorrido nesta sexta-feira, 12, em um acidente automobilístico na Rodovia BR 364. Em nome da população do município, o Prefeito Dinho Sousa prestar condolências aos familiares e amigos dessa ilustre pessoa que muito contribuiu para o desenvolvimento de Rondônia.

Dinho Sousa
Prefeito de Candeias do Jamari