Texto: Shyley Saissem/Fotos: Joas Ferreira
No ultimo dia 30 de maio ocorreu em Candeias do Jamari o lançamento oficial do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Executado pelo governo federal em parceria com estados e municípios visa estimular a agricultura familiar com a compra da produção dos agricultores locais.
A solenidade aconteceu no auditório do Centro Cultural, ao lado do complexo cultural e turístico Beira-Rio, a partir das 9h. Na ocasião foi feita a primeira compra de produtos produzidos na região com entrega simultânea às entidades beneficiárias. Os recursos para compra será disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Criado em 2003 como parte das ações do Fome Zero, do governo federal, o PAA tem estimulado milhares de agricultores a produzir cada vez mais e levado às populações em situação de risco alimentar e nutricional, a garantia de um alimento de qualidade.
De acordo com Maciel Fidelix gerente regional da Emater, em Candeias do Jamari, Rondônia foi um dos primeiros estados a aderir ao PAA, medida que garantiu um investimento, até momento, de mais de R$ 46, 90 milhões, beneficiando mais 20,79 mil famílias do estado.
“Para 2011 o número de municípios beneficiados deve chegar a 24, em um investimento de mais de dois milhões e quinhentos reais. O limite para cada família é de quatro mil e quinhentos reais, que possibilitará a compra de mais de mil toneladas de alimentos”, disse o diretor.
A secretária municipal de Assistência Social, Lene Sousa, informou que os alimentos adquiridos serão distribuídos a 15 entidades cadastradas na prefeitura
“Essas instituições realizam atividades com pessoas em situação de insegurança alimentar ou atividades socioassistenciais e educativas. A expectativa é que mais de duas mil pessoas no município sejam beneficiadas pelo PAA, com alimentação mais nutritiva e de qualidade.
O secretário municipal de Agricultura, Antônio Ademar, informou que o programa beneficiará inicialmente 20 agricultores que farão a entrega da sua produção toda segunda-feira. Os alimentos serão recebidos por uma equipe de funcionários da Emater.
“O PAA é muito importante para o município por beneficiar o agricultor familiar que devidamente cadastrado, terá o direito de comercializar anualmente, pelo programa, até quatro mil e quinhentos reais cada um deles, em produtos in natura ou beneficiados”, disse.O secretário informou ainda que os produtos adquiridos pelo programa são imediatamente repassados às entidades que atuam com atividades socioassistenciais e organismos governamentais, como escolas públicas e creches.
As entidades beneficiadas em Candeias do Jamari serão Associação dos idosos vovó Ginoca, Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, Projovem, e as Escolas EMEF Dom João Batista Costa, Creche Municipal Pedro Torres, Escola Municipal de Educação Infantil Fernando Manuel Fonseca, Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Alves da Silva, Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João Batista da Costa, Escola Municipal vovó Ginoca, Esola Municipal Serafina Azevedo.