Páginas

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) chega à Candeias do Jamari






Texto: Shyley Saissem/Fotos: Joas Ferreira
No ultimo dia 30 de maio ocorreu em Candeias do Jamari o lançamento oficial do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Executado pelo governo federal em parceria com estados e municípios visa estimular a agricultura familiar com a compra da produção dos agricultores locais.
A solenidade aconteceu  no auditório do Centro Cultural, ao lado do complexo cultural e turístico Beira-Rio, a partir das 9h. Na ocasião foi feita a primeira compra de produtos produzidos na região com entrega simultânea às entidades beneficiárias.  Os recursos para compra será disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Criado em 2003 como parte das ações do Fome Zero, do governo federal, o PAA tem estimulado milhares de agricultores a produzir cada vez mais e levado às populações em situação de risco alimentar e nutricional, a garantia de um alimento de qualidade.
De acordo com Maciel Fidelix gerente regional da Emater, em Candeias do Jamari, Rondônia foi um dos primeiros estados a aderir ao PAA, medida que garantiu um investimento, até momento, de mais de R$ 46, 90 milhões, beneficiando mais 20,79 mil famílias do estado.
“Para 2011 o número de municípios beneficiados deve chegar a 24, em um investimento de mais de dois milhões e quinhentos reais. O limite para cada família é de quatro mil e quinhentos reais, que possibilitará a compra de mais de mil toneladas de alimentos”, disse o diretor.
A secretária municipal de Assistência Social, Lene Sousa, informou que os alimentos adquiridos serão distribuídos a 15 entidades cadastradas na prefeitura
“Essas instituições realizam atividades com pessoas em situação de insegurança alimentar ou atividades socioassistenciais e educativas. A expectativa é que mais de duas mil pessoas no município sejam beneficiadas pelo PAA, com alimentação mais nutritiva e de qualidade.
O secretário municipal de Agricultura, Antônio Ademar, informou que o programa beneficiará inicialmente 20 agricultores que farão a entrega da sua produção toda segunda-feira. Os alimentos serão recebidos por uma equipe de funcionários da Emater.
“O PAA é muito importante para o município por beneficiar o agricultor familiar que devidamente cadastrado, terá o direito de comercializar anualmente, pelo programa, até quatro mil e quinhentos reais cada um deles, em produtos in natura ou beneficiados”, disse.O secretário informou ainda que os produtos adquiridos pelo programa são imediatamente repassados às entidades que atuam com atividades socioassistenciais e organismos governamentais, como escolas públicas e creches.
As entidades beneficiadas em Candeias do Jamari serão Associação dos idosos vovó Ginoca, Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, Projovem, e as Escolas EMEF Dom João Batista Costa, Creche Municipal Pedro Torres, Escola Municipal de Educação Infantil Fernando Manuel Fonseca, Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Alves da Silva, Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João Batista da Costa, Escola Municipal vovó Ginoca, Esola Municipal Serafina Azevedo

Prevfogo/Ibama contrata brigadista para atuar em Candeias do Jamari

Texto: Shyley Saissem/Fotos: Joas Ferreira
Encerra na tarde desta sexta-feira, 27, com a divulgação da lista dos aprovados, a terceira e ultima etapa do processo seletivo para contratação de brigadistas temporárias para o combate de incêndios florestais no município de Candeias do Jamari.
Durante o curso de formação os candidatos foram avaliados pelas suas habilidades com o uso de ferramentas agrícolas e aptidão física, nos testes teóricos e práticos.
O edital estipula que serão selecionados 15 candidatos, sendo que 13 trabalharam como brigadistas, um como chefe de brigada e outro como chefe de esquadrão. O serviço será prestado no período de julho a novembro de 2011.
A contratação será realizada por meio de convênio entre o Ibama e a Prefeitura de Candeias do Jamari e a remuneração varia de um a dois salários mínimos.
Os contratados também receberão vantagens como auxílio alimentação, auxílio pré-escolar para os filhos menores de idade, auxílio transporte e seguro acidente. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
De acordo com instrutor responsável pela ultima etapa de seleção dos candidatos, Hélio Moreira, a brigada do Ibama gerará emprego temporário por pelo menos 5 meses.
“É muito importante a implantação da brigada no município. E isto só será possível com a parceria do governo municipal que disponibilizará toda a infraestrutura necessária para implantação do Centro Especializado do Prevfogo no município”, informou. 
Para o processo seletivo foram inscritos 63 candidatos, no entanto, apenas 20 foram selecionados para essa fase final do curso de Formação de Brigadista.
O programa é coordenado nacionalmente pelo Ministério do Meio Ambiente e no município tem a parceria da Prefeitura de Candeias do Jamari. Já a contratação fica a cargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do programa Prevfogo.

Candeias do Jamari realiza solenidade de Juramento à bandeira

Texto e fotos Shyley Saissem/fotos Joas ferreira
A Junta Militar de Candeias do Jamari realizou no ultimo dia 27 maio a solenidade de Juramento à Bandeira. O evento foi realizado na quadra de esportes Lucivaldo Gabriel de Barros, localizado atrás da prefeitura, no bairro União.

Na ocasião 380 jovens receberão o Certificado de Alistamento e o Certificado de Dispensa Militar de Incorporação, referente à classe de 1993 e anos anteriores.
Uma das novidades da solenidade cívica foi a participação dos jovens alistados pela Junta Militar do município de Itapuã do Oeste. A solenidade, a exemplo dos outros anos, foi presidida pelo prefeito Dinho Sousa, que tem se notabilizado como um dos principais incentivadores da implantação e permanência do JM no município.
Na avaliação do prefeito, o Exército, além de cumprir o preceito constitucional de proteger a nação, desenvolve um trabalho importante que é o de profissionalizar milhares de jovens todos os anos.“O Exército muito mais que defender a pátria defende a família. Por isso tenho dado apoio à permanência da Junta Militar em Candeias do Jamari”, declarou o prefeito.

Prefeitura de Candeias intensifica atendimento do PSF na zona rurais


A Prefeitura de Candeias do Jamari realizou no início desta semana, no distrito de Triunfo (distante cerca de 90 quilômetros da sede do município), o Dia da “D” da Saúde com o objetivo de atender a população da zona rural do município.

Por meio da ação foram disponibilizados pela equipe do Programa da Saúde da Família (PSF) vários serviços à comunidade, como consultas médicas, exames de glicemia, além de atendimento odontológico, orientação e prevenção ao câncer do colo de útero e mama, pré-natal entre outros.

O mutirão de atendimento também contou com a presença do chefe do executivo municipal, o prefeito Dinho Sousa, que foi acompanhar o trabalho de atendimento médico domiciliar realizado pelas equipes do PSF. Hoje o programa conta com seis equipes.
“Sabemos da importância do Programa Saúde da Família para a comunidade. Nesse sentido é que trabalhamos para viabilizar a infraestrutura necessária para que as equipe do PSF façam semanalmente esse atendimento domiciliar às famílias da zona rural. Com isso esperamos evitar o congestionamento no atendimento nas uma unidade básica da saúde tanto de Candeias como de Porto Velho”, disse.
Dinho Sousa também aproveitou a visita para informar que, na primeira quinzena de junho, a prefeitura entregará mais três automóveis (uma Kombi e dois Fiat Uno) para o Programa de Combate às Endemias. Os veículos ficarão à disposição das equipes do Programa de Saúde da Família de Triunfo e das outras comunidades do interior.
A Secretária de Saúde Adriana Rodrigues, destacou também os avanços alcançados pelas equipes do PSF, que propiciou o aumento do número de procedimentos realizados nas áreas urbana e rural.

“Hoje Candeias do Jamari é o município de Rondônia que, proporcionalmente tem o maior número de equipe do PSF atendendo a população. E esse indicie tende aumentar com a inclusão de mais uma equipe para trabalhar na Unidade Básica Nova Colina, localizada na BR 364, assim que for inaugurada”, ponderou a secretária.
As equipes do PSF são formada por clínico geral, odontólogo, enfermeiros, bioquímicos, técnicos em enfermagem e agente de saúde comunitário. Além do atendimento médico, os profissionais também desenvolvem atividades educativas como orientação em grupo, aplicação de flúor, coleta de material para exames, acompanhamento das dosagens de cálcio, ferro e glicose, entre outros procedimentos.

Prefeitura de Candeias prepara a 1ª etapa de vacinação contra a poliomielite

Reportagem Shyley Saissem/Fotos: Joas Ferreira 
Após conseguir alcançar meta estipulada pelo Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1, o setor técnico de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), da Prefeitura de Candeias do Jamari, já trabalha nos preparativos da 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia Infantil).
O Dia “D” da campanha será n o próximo dia 18 de junho com abertura oficialna Unidade Mista de Saúde Santa Izabel, no bairro União. Com a meta de vacinar no mínimo 95% das crianças do município, menores de cinco anos de idade, a prefeitura disponibilizará a população sete equipes formadas por vacinadores e auxiliares que atenderão a comunidade das o7h ás 17h.
Em todo município funcionarão sete pontos de vacinação: Unidade Mista de Saúde Santa Izabel, Bar do Duca, Escola Municipal Dom João Batista da Costa, Posto de Saúde União do Palheiral, Creche Municipal Francisco Alves, creche Rosa Fé e Posto de Saúde São Pedro, no distrito de Triunfo.
Além da imunização contra a poliomielite, estarão disponíveis também vacinas como a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.
A Coordenadora Municipal de Atenção Básica à Saúde, Marcia Cristina, enfatizou que no período da campanha os pais ou responsável deverão comparecer a um posto para imunizar seu filho.
É importante levar a carteira de vacinação para as devidas atualizações. A vacina contra a paralisia infantil é rápida, segura e indolor, utilizada via oral. A criança toma apenas duas gotinhas, o que corresponde a uma dose”, disse a coordenadora.
Vacina                                                                                                    
A vacina contra a poliomielite é um serviço básico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponível durante todo o ano nos postos de saúde, na vacinação de rotina. Além do esquema básico – as três doses de rotina – a criança de até cinco anos de idade tem de tomar todos os anos as duas doses da campanha para evitar o contágio da doença que é transmitida por três tipos de vírus. 
A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é contaminada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso.                                                         
As consequências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão mais grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte – por meio de uma tetraparalisia. A doença é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral.
A pessoa infectada pode transmitir a doença pelas fezes que, em contato com o ambiente, atinge quem não foi devidamente imunizado. Como o vírus é muito leve, ele pode ser levado pelo ar, entrar em contato com o alimento, com os brinquedos, ou atingir a criança por via oral ou pela ingestão de água contaminada.
Uma pessoa que teve poliomielite, principalmente em um ambiente em que o saneamento básico é desfavorável, o vírus pode contaminar a água, o solo e o meio ambiente de forma geral. 
H1N1
Durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em Candeias do Jamari, os idosos, crianças e gestante que ainda não receberam a vacina contra a gripe H1N1 poderão ser imunizados em qualquer posto de vacinação acima citado.

Semede promove oficina de capacitação para motoristas e monitores de transporte escolar


Reportagem Shyley Saissem/Fotos Joas Ferreira
A Secretaria Municipal da Educação e Esportes (Semede), de Candeias do Jamari, promoveu no ultimo sábado, 14, no auditório do Centro Cultural, a 10Jornada de Transporte Escolar da Rede Municipal de Ensino.

O evento teve como público-alvo motorista e monitores dos veículos utilizados no transporte de alunos das escolas municipais e estaduais.        
O tema central do encontro abordado pelas coordenadoras pedagógicas da Semede, Mariza Mendonça e Sheila Morais foi “Ética e Relacionamento Interpessoal”. Para o secretário da Educação, Alcimar Casal, a capacitação é importante para profissionalizar o serviço prestado à comunidade.
“Periodicamente a prefeitura tem ofertado cursos para os motorista e monitores do transporte escolar, a fim de que tenham noção da função que exercem. Eles precisam, por exemplo, saber de detalhes mínimos como chamar a atenção e como se porta perante os alunos”, explicou.

O secretário também destacou a criação um setor de transporte escolar, dentro da Semede para acompanhar de perto todas as demandas do setor no município. O prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa também esteve presente na oficina de capacitação e falou dos avanços alcançados pelo município na área da educação.
“Em menos de dois anos conseguimos melhorar a qualidade do transporte escolar. Este ano o município entregou para comunidade escolar 16 ônibus, isso significa que mais da metade da frota foi adquirida em nossa gestão. Esse é mais um compromisso assumido que estamos colocando em prática. Agora é fundamental a participação de todo para a conservação desse patrimônio que não da prefeitura e, sim, da população”, destacou o prefeito.O município de Candeias do Jamari é responsável pelo transporte diário de aproximadamente dois mil estudantes, tanto da rede municipal e estadual, como também dos universitários. O transporte é realizado em 25 veículos.

Pré-escola Vovó Ginoca promove Festa da Família

Texto: Shyley Saissem/Fotos Joas Ferreira
A Escola Municipal Vovó Ginoca, de Candeias do Jamari, promoveu neste final de semana a tradicional Festa da Família. O objetivo do evento foi unir os familiares no ambiente escolar, criando um espaço especial de convivência para os alunos, suas famílias e também para a comunidade.
Estiveram presentes no evento o prefeito Dinho Sousa, o secretário da Educação, Alcimar Casal, além dos pais, diretoras, professoras e familiares dos alunos. Durante a festa, entre outras atividades, as crianças participaram de brincadeiras que focavam a importância da família e professores na educação das futuras gerações.
O secretário Alcimar Casal explicou que o objetivo do evento é estimular a participação e o envolvimento das famílias dos alunos nas atividades extracurriculares da escola, para que os pais possam participar da vida escolar dos filhos,  por meio de programações voltadas para a realidade e bem estar de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
“A escola precisa estabelecer uma parceria consistente com a família, visando entre outras coisas, o fortalecimento da educação e a qualidade do ensino. A família na escola garante a motivação do estudo e o bom comportamento do aluno no seu convívio escolar”, afirmou.
O prefeito Dinho Sousa, lembrou da importância de momentos como esse para a integração da família no processo educacional e também dos investimentos realizados pela prefeitura na melhoria da educação no município.
Desde que assumiu, o prefeito afirmou que tem dado prioridade à educação infantil, investido em obras de reforma e ampliação das escolas que atendem essa clientela. Outros avanços foram o reforço do transporte escolar com a aquisição de mais 17 ônibus para o transporte dos alunos e a climatização das escolas.
Hoje, cem por cento dos estabelecimentos de ensino localizados da área urbana de Candeias estão equipadas ou com ar-condicionado ou com central de ar. Todos esses investimentos visam melhorar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos das escolas municipais”, ressaltou o prefeito.
A diretora da pré-escola Vovó Ginoca, Iete Morais, falou da importância da realização de eventos que servem para valorizar a  família, como principal formadora do caráter da criança, assim como, envolver toda a comunidade no processo educacional.
“Procuramos trabalhar em sintonia com a comunidade escolar. Nossa intenção é criar uma relação de parceria com os pais dos alunos para que eles, juntos com a escola, possam colaborar para o aprendizado e o amadurecimento de seus filhos”, frisou a diretora.

Dinho Sousa eleito um dos 50 melhores prefeito do Brasil


Texto: Shyley Saissem/ Foto Joas Ferreira 
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, recebeu na manhã desta quinta-feira, 12, no hotel Plaza Bittar, em Brasília, a premiação nacional concedida pela União Brasileira de Divulgação (UBD), como um dos 50 Melhores Administradores Municipais do Brasil.
Candeias do Jamari foi um dos municípios selecionados por ter se destacado na pesquisa de opinião publica nacional que aferiu os programas implementados pelo prefeito Dinho nas áreas de educação, saúde e infraestrutura urbana, iniciativas que teriam contribuído para o desenvolvimento urbano do município.
Outros pontos na administração que foram considerados relevantes para a sua premiação, foram os avanços nas áreas social, ambiental, econômico e cultural, resultando na melhoria da qualidade de vida da população.
Para a premiação também foram valorizadas as melhorias obtidas sob a ótica da responsabilidade social e da adesão assegurada pela gestão municipal aos “Princípios do Pacto Global das Nações Unidas”.
“Para mim, como gestor público, esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito em beneficio da população de Candeias e reforça o nosso compromisso de fazermos uma administração cada vez melhor e que a população possa ter mais dignidade e melhor qualidade de vida”, destacou o prefeito.
A UBD, empresa responsável pela pesquisa nacional de opinião pública foi criada em  2001, com a finalidade de divulgar o turismo e eventos das regiões brasileiras, através de pesquisas interativas destacando as melhores administrações municipais do Brasil.
Ao todo foram 564 municípios pesquisados adotando-se os critérios de saúde, educação, merenda escolar, saneamento básico e qualidade total dos serviços municipais.

Dinho participa de Marcha dos Prefeitos em Brasília


Texto: Shyley Saissem 
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, esteve essa semana em Brasília participando da 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O movimento, encabeçado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), protestou contra a elevada carga tributária e a suspensão anunciada pelo governo federal de repasse de recursos de contratos de obras ainda não iniciadas.
Outros temas discutidos foram os royalties, regulamentação da Saúde e programas do governo federal executados pelos municípios.
Para o prefeito de Candeias do Jamari, ter participado da “Marcha dos Prefeitos”, foi importante para debater temas como a regulamentação da emenda 29, que prevê fixação de gastos mínimos da União com a saúde, a divisão dos royalties de petróleo do pré-sal entre os municípios e a reforma política e tributária e ainda avançar na construção de um pacto federativo que seja capaz de diminuir as diferenças regionais e promover o desenvolvimento sustentável.
“A marcha dos prefeitos foi importante para dá aos gestores municipais forças nas negociações com o governo federal. Precisamos avançar nessa discussão, hoje, por exemplo, o governo federal promove a expansão de salários, mas o poder público continua com a mesma estrutura orçamentária, tributária e dos marcos legais que tinha 20 anos atrás. Estou saído daqui com a esperança que de fato as garantia feitas pela União de aumentar os investimentos nos municípios brasileiros em 2011 sejam postas de fato em pratica”, disse o prefeito.
No enceramento da marcha, nesta quinta-feira,12, após a leitura de uma carta com diversas reivindicações feitas pela Confederação Nacional dos Município CNM ao governo federal, os prefeitos saíram de Brasília com a garantia do ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, de o governo aumentar os investimentos nos municípios brasileiros ainda este ano.

População participa debate sobre Plano Municipal de Turismo


Texto: Shyley Saissem/Fotos Joas Ferreira 
Encerra no próximo dia 13 de maio, as oficinas participativas que estão sendo realizadas para discutir a elaboração do Plano Municipal de Turismo de Candeias do Jamari.
Ao todo serão quatro oficinas que acontecem na Câmara Municipal, realizadas pela prefeitura do município juntamente com a empresa Práxis Projeto e Consultoria (Santo Antônio Energia).
As discussões sobre programas, projetos e ações serão desenvolvidas para a confecção do plano iniciaram no último dia 10, com a presença da comunidade, iniciativa privada, setor público e terceiro setor (organizações não-governamentais).
Na primeira noite de debate, na terça-feira, 10, foi feita a apresentação do Diagnóstico de Potencial Turístico de Candeias do Jamari, a metodologia de funcionamento das oficinas e a cadeia turística local.
Nos dias 11 e 12. O publico alvo serão os responsáveis pelos será o segmento de bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, padarias, mototáxis, táxis e donos de estabelecimentos comerciais relacionados ao turismo.
Nas dinâmicas de grupos os participantes terão a missão de identificar os principais problemas relacionados ao turismo e à sua área de atuação, em Candeias do Jamari, e sugerir os encaminhamentos referentes aos problemas identificados.
Na sexta-feira, 13, finalizando as oficinas, os gestores públicos municipais de Candeias juntamente com órgãos do setor de Porto Velho e lideranças locais, terão a missão de analisar os principais problemas apontados pelos grupos participantes das oficinas dos dias 11 e 12. Eles terão ainda que propor soluções e diretrizes para o fomento do turismo sustentável no município.
O secretário de Planejamento e Turismo, de Candeias do Jamari, Valmor Alves da Sousa, explicou que a intenção é fazer com que o maior número de pessoas participe das discussões, pois o Plano de Turismo é que irá norteador as decisões da prefeitura para o setor, a médio e longo prazo.
“A participação da população e muito importante, haja vista que as sugestões e ideias que estão sendo colocadas nas oficinas, têm enriquecido o nosso debate. As sugestões colhidas servirão como ponto de partida para a elaboração do Plano Municipal de Turismo”, disse.
O consultor de Turismo Mateus Romnha adiantou que a intenção é estabelecer ações operacionais de curto prazo que cuidem das tarefas e procedimentos mais simples, além das ações táticas com abrangência por setor, e das ações estratégicas para analise do ambiente externo e que tem por finalidade principal a organização do setor como todo.

“Queremos definir ações que promovam Candeias do Jamari como um destino indutor do turismo no estado, fomentando a economia local e regional, associada à proteção e preservação do patrimônio arquitetônico, artístico, cultural e ambiental”, ponderou.