Famílias de baixa renda terão imóveis regularizados pela Prefeitura de Candeias

Assegurar a titulação dos terrenos urbanos ocupados por famílias de baixa renda. As famílias não terão que pagar nada pelo serviço.

O programa de Regularização Fundiária Sustentável de Assentamentos Informações é financiado pelo Ministério das Cidades e visa garantir a titulação definitiva dos imóveis de 2,5 mil famílias com renda de até três salários mínimos residentes no município.
Nesta quinta-feira, 11, a prefeitura, juntamente com a empresa contratada para realizar o serviço de Levantamento Topográfico Planialtímetro e Cadastral e o Trabalho Técnico Social juntos às famílias, realizará uma Audiência Pública na Câmara Municipal para a divulgação dos trabalhos que serão desenvolvidos para a titulação dos imóveis.
A proposta é fazer o diagnóstico topográfico da cidade, recadastramento imobiliário, cadastro socioeconômico e a emissão dos títulos para as famílias que serão beneficiadas, tornando possível a confecção de mapas com informações verídicas e em escalas reais de medidas, a verificação da cadeia dominial e a constituição de direitos reais sobre os imóveis.

Atualmente, como documentação, o município possui um mapa geral da zona urbana, bem como os mapas das quadras e lotes, porém fora de escala, desordenado, desatualizado, mas sem informações confiáveis no que diz respeito aos verdadeiros donos dos terrenos, além de não poder ser constatado a metragem das divisas dos lotes. Para o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, além de corrigir essa deficiência a campanha de regularização é importante por trazer outras vantagens.

“Como proprietárias dos imóveis há anos, essas famílias poderão ter acesso à linhas de créditos para construção, reforma, conclusão e ampliação de suas edificações residenciais ou comerciais, bem como serem beneficiadas com a elaboração e implantação de projetos de infraestrutura urbana”, afirmou o Dinho Souza.
Entre esses projetos o prefeito citou pavimentação de ruas, expansão da rede de água e esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, construção de prédios públicos ou equipamentos urbanos como escolas, creches, postos de saúde e hospitais e também de infraestrutura de lazer e esportes (praças e centros esportivos).
O prazo para a conclusão dos trabalhos é de seis meses e no cadastramento dos imóveis e lotes deverá constar o detalhamento das construções existentes como: residencial unifamiliar (residências de um ou mais pavimentos onde reside uma só família); residencial multifamiliar (prédios residenciais, duas ou mais casas em um terreno); edificação mista (prédios e/ou terrenos com residências e lojas); edificação comercial (prédios e/ou terrenos com pontos comerciais); e serviços públicos (prédios destinados ao serviço público como prefeitura, hospitais, escolas, entre outros).

No cadastro socioeconômico os itens básicos são: a identificação com informação individual das pessoas; número de ocupantes dos imóveis com suas devidas identificações; a relação familiar e/ou social entre eles; uso do imóvel (residencial, comercial, industrial, serviços ou misto); ocupação (próprio ou alugado); se há família expandida sob o mesmo teto, tempo de residência no imóvel; escolaridade dos ocupantes, atividade ocupacional, renda familiar e número de participantes na renda; número de crianças, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais; e organização social que participa.

 “Com essa campanha pretendemos não apenas promover o bem estar da população e a melhoria na prestação dos serviços públicos, mas também melhorar a arrecadação do município, porque esses imóveis, a partir da regularização, passarão a constar no cadastro do IPTU para o pagamento do imposto e vamos também ter em mãos um instrumento que nos permitirá planejar melhor a urbanização da cidade. Por isso é muito importante a participação da população da Audiência Pública desta quinta, na Câmara”, enfatizou o prefeito.

Concurso Miss e Mister Candeias do Jamari


Todo o charme e o glamour dos concursos de beleza estão de volta a Candeias do Jamari com a realização da quarta edição da “Miss e Mister Candeias”, que será realizado neste sábado, 06, a partir das 20h, no “Bar do Cais”, localizado às margens do rio que batiza a cidade.
A jovem e o jovem mais belos, vencedores nas duas modalidades em disputa, representarão o município no certame estadual do concurso que será realizado no próximo ano, em Porto Velho. O concurso é realizado com o apoio do prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, e da Secretária Municipal de Cultura.
O promotor Allan Veeck antecipou que o evento seguirá os padrões dos concursos nacionais, no que diz respeito ao rito, regras e quesitos que estarão em julgamento.
Para a escolha da Miss e do Mister Candeias 2010 serão levados em consideração aspectos como, beleza, simpatia, desenvoltura e elegância. Os jurados poderão dá notas que variam de notas 0 a 10.
“Estamos preparando um evento para fazer história em Candeias. Por isso, temos certeza de que quem comparecer ao Bar do Cais, presenciará na passarela, um desfile com belas moças e rapazes da região e ainda terá a oportunidade de desfrutar de um mega evento que promete parar a cidade”, adiantou Alan Veeck.
Pelo que está sendo preparado para a noite de sábado, Veeck acredita que este será o evento social do ano na cidade. “Essa é a nossa expectativa. A ansiedade e o otimismo já toma conta dos 20 candidatos e candidatas, que apostam na simpatia e na beleza para conquistar os jurados,” afirmou.

Prefeito cobra Compensações Ambientais

Texto: Shyley Saissem 
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, em audiência em Brasília com o presidente nacional Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Abelardo Bayma reivindicou medidas enérgicas do órgão no sentido de combater os impactos socioambientais que vem sofrendo o município com a construção do complexo hidrelétrico do Rio Madeira, em Porto Velho.
Localizado às margens da BR 364, a proximidade de Candeias com a capital de Rondônia (cerca) de 20 km, onde estão instalados os canteiros de obras das duas usinas tem trazido uma série de problemas para a cidade, como o aumento expressivo da demanda que a prefeitura passou a ter, principalmente nas áreas da educação, saúde, segurança pública e trânsito.
O prefeito enfatizou ainda que os impactos sociais e ambientais que o município passou a sofrer desde o início das obras do Madeira, estão comprovados numa pesquisa realizada recentemente pela empresa Práxis Projeto e Consultoria. Trabalho consistiu no levantamento da situação social, econômica e urbana vivida pelo do município, a partir da construção das usinas.
Na ocasião, o prefeito de Candeias do Jamari detalhou também as conseqüências danosas que o município está sofrendo e as medidas compensatórias que a prefeitura exigirá, como formar de minimizar os efeitos negativos resultantes da construção das usinas.
No estado o prefeito reiterou as mesmas reivindicações ao superintendente regional do Ibama Cezar Luiz Guimarães que disponibilizou-se apoiar os demanda apresentadas e pediu que tudo fosse documentado e encaminhado ao órgão junto com uma cópia da pesquisa que aponta as influências negativas que a construção do complexo hidrelétrico tem provocado.   
“Tivemos que tomar essa atitude para que a população de Candeias do Jamari fique apenas com o ônus para pagar. Queremos também desfrutar dos bônus que a construção desses dois empreendimentos pode trazer para o município. Não concordamos que apenas Porto Velho receba as compensações. O nosso município também está sendo impactado e precisa ser ressarcido por isso”, frisou.  

O prefeito informou que por conta da explosão populacional que nos últimos dois anos elevou o número de habitantes do município para a casa dos 21 mil habitantes – antes era de 17 mil habitantes -, preço do aluguel disparou.
Os hotéis também não conseguem atender a demanda, devido a grande número de pessoas que continuam chegando de outros estado em busca de empregos nas usinas. Elas trabalham em Porto Velho e moram em Candeias por causa da proximidade com a capital. Outro problema é no trânsito que tem que ser repensado e existe ainda a questão ambiental.
 “Cerca de 80% da areia usada na construção das usinas são retirada do município. Além disso, o Candeias, que é um rio potencialmente pesqueiro e turístico, está sendo assoreado pelas dragas que fazem a retirada desse material”, frisou o prefeito.

Prefeitura comemora o Dia do Servidor Publico


Uma grande festa está ocorrendo nesta sexta-feira, 29, desde às 13 horas, no balneário Antonio Domingos, em comemoração ao Dia do Funcionário Público. O evento tradicional no município também é aberto aos familiares dos servidores da Prefeitura de Candeias do Jamari.
Para facilitar o acesso dos servidores ao local da festa, um ônibus está circulando pelo itinerário que dá acesso ao balneário. No local está sendo servido almoço e em seguida está previsto um a realização de um torneio de futebol, gincana com sorteio de vários prêmios, e atividades culturais.















Para a chefa de gabinete da prefeitura de Candeias, Adriana de Jesus, responsável pela organização da festa, a idéia é fazer um evento em que todos os funcionários e familiares, participem das comemorações divertindo-se da melhor maneira possível na festa preparada especialmente para eles.
“É o reconhecimento da importância do trabalho dos funcionários dentro das ações da prefeitura. Uma oportunidade também para entrosarmos e nos confraternizarmos”, adiantou Adriana.
O prefeito Dinho Sousa enfatizou a importância da realização de momento de confraternização como esta, mais também falou das suas preocupações com o servidor municipal e de suas metas visando à melhoria das condições de trabalho dos servidores municipais.
Lembramos dos nossos funcionários todos os dias e não apenas no Dia do Servidor. Em Candeias os nossos servidores abnegados como são, merecem os nossos sinceros agradecimentos pelo apoio, pela dedicação diária e, acima de tudo, pelo trabalho que realizam. Por isso nesse dia esperamos que todos se divirtam a aproveitem o máximo esse evento preparado com carinho para eles”, enfatizou o prefeito. 

Prefeitura de Candeias do Jamari e Junta Militar realizam solenidade de entrega de certificados

Por Shyley Saissem
Acontece nesta sexta-feira, 29, a partir das 8h na Câmara Municipal de Candeias do Jamari, a solenidade de Juramento da Bandeira, ocasião em que 200 jovens receberão o Certificado de Alistamento e o Certificado de Dispensa Militar de Incorporação, referente à classe de 1992 e anos anteriores.
Este é o segundo ato realizado este ano no município pela Junta Militar, órgão presidido pelo prefeito Dinho Sousa, que tem sido um dos principais incentivadores da implantação e permanência do JM na região.
Na avaliação do prefeito, o Exército, além de cumprir o preceito constitucional de proteger a nação, desenvolve um trabalho importante que é o de profissionalizar milhares de jovens todos os anos.

“O Exército muito mais que defender a pátria defende a família. Por isso tenho dado apoio à permanência da Junta Militar em Candeias do Jamari”, declarou o prefeito.