Fórum Comunitário Pró Selo do UNICEF

Candeias do Jamari realiza 1º Fórum Comunitário Pró Selo do UNICEF
Por Shyley Saissem
Com vistas a promover o fortalecimento da participação da sociedade nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para infância e adolescência, O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Candeias do Jamari em parceria com a prefeitura realiza, nesta sexta-feira, 24 de setembro, o 1º Fórum Comunitário Pró Selo do UNICEF Município Aprovado Edição 2009/2012.
O fórum será realizado na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, a partir das 14 horas. Na oportunidade, será apresentado o diagnóstico dos indicativos sociais relacionados a políticas para a criança e o adolescente no município e debater propostas para a melhoria dos índices que precisam elevados.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância premia iniciativas que assegurem cidadania a crianças e adolescentes. “Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento – físico, mental e emocional – de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive”, afirma Eliacir Pedrosa, articuladora Pro Selo Unicef Município Aprovado, em Candeias do Jamari.
O Selo é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes e contribuir para o Brasil alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Por meio dele, são desenvolvidas as capacidades dos gestores municipais e atores locais, monitorados e avaliados as políticas e o impacto da gestão municipal e da participação social na vida de meninas e meninos.
Um plano de ação sairá do fórum. A idéia é colocá-lo em prática até 2012. Até lá os indicadores que apresentaram baixo rendimento terão que melhorar para que o Unicef possa garantir o Selo. Em 2012 um Fórum final de avaliação, uma vez que atendidas todas as demandas, creditará ao município de Candeias do Jamari ao título de parceiro do Unicef e desenvolvedor de ações para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Dia “D” da cidadania em Triunfo

A Prefeitura de Candeias do Jamari realizou no último final de semana, na Escola Estadual Albino Buttner, no distrito de Triunfo (distante cerca de 90 quilômetros da sede do município), o Dia da “D” Convivência Familiar e Comunitária.

Por meio de uma ação articulada que envolveu diversos órgãos públicos do município, associações comunitárias, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública Estadual e a 17º Brigada de Infantaria de Selva, do Exército, foram disponibilizados vários serviços à comunidade.
Na ação a população recebeu serviços como emissão de Carteira de Trabalho, cadastramento ao Programa Bolsa Família, corte de cabelo, consultas médicas, exames de glicemia, preventivo e atendimento odontológico, entre outros.
Orientação e prevenção ao câncer de colo de útero e mama, pré-natal, orientação do Conselho Tutelar, palestras e emissão de notas e cadastro de produtores rurais, além de atividades de lazer e esportiva, também foram ofertadas à população local.
A prefeitura disponibilizou ainda uma equipe multiprofissional para esclarecer aos visitantes como funciona o trabalho e os benefícios oferecidos pelos Centros de Referências da Assistência Social (Cras e Creas), em Candeias do Jamari.
“Nosso objetivo com ações como essa é levar os serviços prestados pelo município para mais próximos da população que precisa do apoio do poder público, para que as famílias conheçam os programas de transferência de renda como o Bolsa Família, o Renda Mínima e Cidadã e o Projovem”, declarou a primeira-dama e secretaria municipal de Assistência Social, Lene Sousa,
O prefeito Dinho Sousa transferiu, por um dia, seu gabinete para Triunfo e juntamente com seu secretariado, ouviu diretamente da população, as suas principais reivindicações e demandas do distrito.
O chefe do executivo municipal acompanhou o andamento da obras da casa do médico, pavimentação de vias e saneamento, assim como o asfaltamento dos 28 km que o distrito à BR 364.

Cinema de graça em Candeias do Jamari


Visto por quase três milhões de pessoas, em 400 cidades espalhadas pelo Brasil, o Cine Sesi Cultural desembarca este final de semana em Candeias do Jamari (RO), com a proposta de trazer cinema de graça à população do município.
Uma parceria entre a prefeitura local e a instituição que congrega os trabalhadores da indústria possibilitou a realização do projeto na cidade. As exibições iniciam nesta sexta-feira, 10 e vão até domingo, 11, a partir das 18 horas, Complexo Turístico Beira-Rio.
Será exibido um filme por noite. Na sexta-feira, 10, será apresentado ao público o filme “Se eu fosse Você 2”, que conta a história de um casal que tem os corpos trocados.
Na segunda noite será a vez da exibição de “Pequenas Histórias”, um filme que descreve, com muito humor e magia, quatro história do imaginário mineiro contadas por uma senhora do interior de Minas Gerais.
O projeto encerra com as aventuras de uma turma de bichos bem diferentes em “A Era do Gelo 3”, um filme longa metragem destinado ao público infantil. Todas as películas serão exibidas em uma tela gigante montada na área do complexo turístico da cidade.
É uma tela de alto alvura de 12m x 5m com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de 2 mil watts e projetor Hi-Light Xenon de 2 mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.
Na avaliação do prefeito Dinho Sousa o festival de cinema itinerante, do Sesi, é importante por formar platéia para a arte cinematográfica e principalmente por levar produções nacionais e mundiais às localidades mais distantes do País.
“É importante receber um projeto dessa envergadura cultural em nosso município, que além de gerar entretenimento, também ajuda formação intelectual das pessoas.”, lembrou.

Construção de políticas públicas para as mulheres da Amazônia tem participação de Candeias do Jamari

A secretária municipal de Assistência e Defesa dos Direitos da Mulher, Márcia Souza, representou o município de Candeias do Jamari (RO) no Fórum Regional de Gestoras de Políticas Publicas para Mulheres, realizada na cidade de Macapá, capital do Estado Amapá. O encontro ocorrido no Teatro das Bacabeira foi aberto na última quarta-feira, 10 de setembro nesta sexta-feira, 03.
O evento é um desdobramento do Fórum Nacional de Mulheres, ocorrido em Brasília (DF) na última terça-feira (31/08), que contou com a participação da ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, da qual a secretária Márcia Souza também participou.
“Em Macapá, o fórum teve como principal objetivo promover um grande debate para avaliar as políticas públicas que são implementadas na região norte”, informou a secretária.
Por meio da discussão, explicou Márcia Souza, o que se buscou foi o maior envolvimento dos órgãos que lidam diretamente com as questões relacionadas à defesa dos direitos das mulheres e, com isso, conseguir uma maior participação das mulheres na luta pela igualdade de direitos entre gênero.
Para a secretária de Assistência e Defesa dos Direitos da Mulher, de Candeias do Jamari, o debate também proporcionou às participantes, aprofundar a discussão sobre o fortalecimento da rede de atendimento às mulheres e a troca de experiências entre esses organismos, com forma de fortalecer as políticas para o setor na região.
“Com o fortalecimento dessas políticas desenvolvidas e dos organismos com o compartilhamento das experiências será possível planejar melhor os projetos e ações a serem desenvolvidas. Daí a importância da realização desse fórum para que possamos um embasamento de como poderemos avançar nessa questão”, afirmou a secretária.
As decisões tomadas no fórum serão compiladas em um documento que será entregue ao próximo presidente da República e aos governadores que serão eleitos no pleito deste ano.
Dentro do Circuito de Políticas Públicas Integradas para as Mulheres, realizado dentro do fórum, foram debatidos assuntos como “Visibilidade e Legitimidade dos Organismos Governamentais para o Fortalecimento das Políticas Públicas para as Mulheres”, “O Esteriótipo e Preconceito com a Mulher no Espaço do Poder”, “Análise Social e Autonomia Econômica das Mulheres” e “Prostituição e Tráfico de Mulheres: Novas Faces de uma Velha Escravatura”.