Equipamentos do estado




Candeias do Jamari recebe equipamentos do estado
por: Shyley Saissem
O município de Candeias do Jamari foi beneficiado esta semana pelo Governo do Estado com a doação de equipamentos de panificação, computador, brinquedos para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), kits esportivos para o projeto “Bom de Escola, Bom de Bola” e equipamentos para a Academia da Terceira idade.
Todo esse material foi repassados pela primeira-dama do Estado, Ivone Cassol, e pela a secretária de Ação Social de Rondônia, Tânia Pires, em uma solenidade na Câmara Municipal.
O prefeito Dinho Sousa, na ocasião falou da felicidade em receber esses equipamentos e agradeceu o apoio que a administração estadual tem dado ao município de Candeias. Ele também afirmou que o material doado proporcionará à população do município uma oportunidade de qualificação profissional.
“Esses equipamentos serão de grande valia para Candeias. O forno será instalado nas dependência do Cras, onde será ministrado cursos de panificação. Estamos feliz em saber também que as mães que tiverem o interesse em fazer os cursos poderão levar seus filhos que ficarão numa brinquedoteca, que será montada com os brinquedos doados pelo estado.”, enfatizou o prefeito. Ele revelou ainda sua satisfação de ouvir da primeira-dama, que esses mesmos equipamentos serão doados para o distrito de Triunfo.
A primeira-dama do estado, Ivone Cassol, falou da importância do município de Candeias ser mais uma localidade a ser beneficiada com essa ação do Governo do Estado. “Esse é um projeto de grande alcance social idealizado pelo do governador Cassol, através da Secretaria de Ação Social”, afirmou.
Ela também lembrou que essa ação do Estado possibilita a geração de emprego e renda e ainda a capacitação profissional, por meio do Senai.
“A grande vantagem dessa parceria, é que esses alunos, geralmente dois por município, depois do aprendizado, passam a atuar como multiplicadores dentro da sua própria comunidade” frisou a primeira-dama.
Já Tânia Pires Secretária de estado da Ação Social disse estar muito entusiasmada em receber a informação de que a prefeitura de Candeias dará inicio nas obras do Centro de Referencia para Terceira Idade ainda este ano, local em que será instalada a academia doada pelo governo do estado.
“Ficamos muito feliz com essa informação repassada pelo prefeito e demonstra o zelo do prefeito Dinho Sousa pelos equipamentos doados, para instalação da academias de ginástica que faz parte do Programa Comunidade Ativa”, ressaltou. O programa contempla todas as faixas etárias com atividades físicas monitoradas, o que proporciona uma significativa melhora na qualidade de vida da população e assegurando o que preconiza o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).
Os equipamentos doados ao município no kit padaria foram forno a gás, industrial, liquidificadores, batedeiras, cilindros manual, balança de cozinha, botija de gás, assadeiras de alumínio. Já a academia é composta de dezessete aparelhos em cada aparelho podem exercitar-se duas pessoas simultaneamente.

Centro Cultural

Prefeitura de Candeias do Jamari inaugura Centro Cultural
Por: Shyley Saissem
Será neste sábado, 13, a partir da 19 horas, a inauguração do Centro Cultural de Candeias do Jamari. O espaço que passará a atender as necessidades culturais e assistenciais da população do município, ofertando mais opções e atividades de cultura e lazer, também poderá ser utilizado como local para palestras, reuniões, congressos e outros eventos.
Para viabilizar a obra, o prefeito Dinho Souza conseguiu alocar junto ao Governo Federal recursos financeiro no valor R$ 293,48 mil, liberados pelo Ministério da Integração Social.
Em 2008, antes mesmo de assumir, o então prefeito eleito esteve em Brasília conversando com o deputado Lindomar Garçon sobre as necessidades do município e conseguiu auxílio do parlamentar no sentido recursos federais para investir no setor cultural do município.
No local ocorrerão atividades que incentivem crianças e adolescentes a se envolverem em propostas culturais, por meio de atividades lúdicas como oficinas de artes cênicas, dança e musica, entre outras manifestações, através de ações educativas e culturais para a comunidade”.
O secretário municipal de Cultura de Candeias do Jamari, Lucivaldo Fabrício, lembrou que esta é uma obra há muito tempo esperada pela população do município. A solenidade servirá também para que o prefeito Dinho Souza faça a apresentação do Calendário Cultural do município para o ano de 2010.
“Este novo espaço cultural de Candeias foi edificado em um do ponto mais privilegiado do município, precisamente em frente ao complexo turístico Beira Rio. A partir da inauguração, passaremos a contar com um espaço com um auditório com capacidade para duzentos espectadores, nove salas de aula, cozinha e banheiros”, adiantou o secretário.
Para o prefeito Dinho Sousa, o Centro Cultural significa mais um avanço para a população do município. “Muita gente falava que esta obra não ia dá em nada. Mas elas estavam erradas. Estamos entregando o espaço à população que já merecia um local como esse”, concluiu o prefeito. Para cerimônia de inauguração está previsto apresentação de um músico da Orquestra Filarmônica de São Paulo, e ainda apresentações teatrais e exposições culturais. Também será servido um coquetel aos presentes à solenidade.

Repasse


Prefeitura de Candeias faz repasse a grupos folclóricos de Rondônia
Por: Shyley Saissem
Em uma solenidade no gabinete do prefeito Dinho Souza, esta semana, foram entregue a 18 grupo folclórico do estado de Rondônia, o ultimo repasse financeiro referente as apresentações do I Encontro Cultural e Turístico de Candeias do Jamari.
A verba disponibilizada é oriunda de emenda parlamentar dos deputados federais, Lindomar Garçom (PV) e Moreira Mendes (PPS) e proporcionou que o estado recebesse, através do município de Candeias, em dezembro ultimo, uma das maiores manifestações culturais, musicais e turísticos do estado.
“Estou muito feliz em honrar os nossos compromissos ao repassar esse recurso no valor de dois mil e seiscentos reais para os grupos folclóricos do estado. Nada mais justo para quem abrilhantou e valorizou o nosso evento realizado no final do ano passado. Nossa alegria maior é em saber que ajudamos a divulgar e fortalecer a cultura do estado de Rondônia como um todo”, disse o prefeito.
O presidente da Federação de Grupos Folclóricos , Quadrilhas e Bois Bumbás de Rondônia (Federon), Fernando Rocha, presente ao encontro, fez questão de agradecer o apoio que a prefeitura de Candeias do Jamari tem dado a cultura e ao folclore local.
“É muito importante esse incentivo da prefeitura de Candeias, em apoiar os grupos folclóricos do estado. Mais importante do que a nossa participação, foi o acolhimento que o município de Candeias de Jamari fez para esses grupos. Seria muito importante que outros municípios seguissem esse exemplo e tivessem a mesma visão que teve o prefeito Dinho Sousa, juntamente deputados federais Lindomar Garçon e deputado Moreira Mendes de agregar num só evento valores da cultura local e nacional”, frisou o Presidente.
Já o presidente do grupo folclórico Flor do Palheiral de Candeias, Juca Padeiro, disse que o dinheiro veio em boa hora porque vai ajudar nos preparativos dos grupos para este ano. “Com essa ajuda da prefeitura daremos o ponta pé inicial para começar elaborarmos os nossos projeto e ainda adquirir parte das nossas alegorias e adereço e vestimentas”. disse. Ele também enfatizou que o município que investe em cultura é um município inteligente por que da alternativa para que o seu povo possa desenvolver intelectualmente e socialmente.

Projeto Rondon


População de Candeias do Jamari será atendida pelo Projeto Rondon
Por: Shyley Saissem
Uma equipe do Projeto Rondon estará em Candeias do Jamari na segunda quinzena de julho. O anuncio foi feito na manhã desta terça-feira, 09, pelo capitão Vial, do Ministério da Defesa e pelo major Walber, do 17º Batalhão Infantaria de Selva de Rondônia ao prefeito Dinho Sousa.
O prefeito Dinho disse que a ajuda técnica do Projeto Rondon é bem-vinda. Para ele, receber um projeto de tamanha envergadura é de extrema valia para a população do município. Ele adiantou ainda que a prefeitura dará todo apoio rondonistas que visitarão Candeias no meio do ano.
“Fiquei muito feliz de sermos contemplados com este projeto. Os estudantes universitários voluntários do projeto receberão todo o apoio da prefeitura. Eles estarão abrindo mão de suas férias para trazer benefícios, conhecimento, solidariedade e cidadania à nossa população”, disse o prefeito.
O Projeto Rondon foi criado em 11 de julho de 1967 e contribuiu para formação de milhares de universitários em sua primeira fase que foi até 1989, quando o projeto foi suspenso. A nova fase iniciou em 2005, já no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesses cinco anos o projeto já levou mais de 7.500 acadêmicos e professores de diversas instituições de ensino superior do país a cerca de 500 municípios brasileiros.
“O projeto é desenvolvido pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério da Defesa. Este ano, os universitários irão desenvolver uma série de atividades em 20 municípios de Rondônia nas áreas de promoção à cidadania e melhoria do bem-estar social, capacitação da gestão pública e da promoção do desenvolvimento local sustentável”, adiantou o capitão Vial.
O militar disse ainda que a iniciativa, além de oferecer serviços voluntários, é uma oportunidade para que os universitários conhecerem a realidade de outros estados do interior do Brasil. “O projeto permite a esses estudantes conhecer de perto a realidade brasileira e sentir os anseios da população carente do nosso País”, ressaltou.

Compensação sócioambiental

Candeias do Jamari cobra compensação sócioambiental
Por:Shyley Saissem
Acontece nesta segunda-feira,08, a partir das 9h, no gabinete do prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, uma reunião com representantes dos consórcios do complexo hidrelétricos do rio Madeira, onde estão sendo construídas as usinas de Jirau e Santo Antônio Energia.
A reunião atendente a uma solicitação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Candeias á direção nacional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Brasília.
O objetivo é avaliar os impactos sócioambientais sofridos pelo município localizado às margens da BR 364, mas que devido a proximidade com a capital, Porto Velho, onde está instalado os canteiros de obras das usinas, acaba sofrendo a influência do complexo hidrelétrico.
Em resposta, o presidente do nacional do Ibama, Roberto Messias determinou que as empresas realizasse a reunião com o poder publico municipal, até a primeira semana de março, para discutir o andamento da pesquisa de impacto sócio ambiental que está sendo realizada pelas empresas.
No encontro, a prefeitura apresentará aos representantes dos consórcios quais são os impactos sócioambientais que o município está sofrendo, e as medidas compensatórias que o município exigirá, como formar de minimizar os efeitos negativos resultantes da construção das usinas.
O prefeito Dinho Sousa informou que teve que recorrer ao Ibama para que população do município não seja penalizada. O estudo detalhando os impactos sócioambientais sera encaminhado à direção do Ibama. O prefeito Dinho Souza alega que nos últimos meses houve um aumento expressivo nos serviços prestados pela prefeitura, principalmente nas áreas da educação, saúde, segurança pública e trânsito.
“Estamos buscando essas compensações para minimizar esses impactos. Um deles é o preço do aluguel que aumentou significativamente. Os hotéis também não estão mais suportando a demanda. Outro problema é no trânsito que tem que ser repensado. E Candeias, mesmos sendo um município pequeno, está recebendo uma grande quantidade de pessoas que vem para residir aqui, por causa da proximidade com a capital, além de outras comodidades que o município oferece”, disse o prefeito.
Dinho Souza lembra ainda que 80% da areia tirada do município no ano passado foram levadas para as usinas. E o Candeias, que é um rio potencialmente pesqueiro e turístico, está sendo assoreado pelas dragas que retiram a areia para as obras das usinas “Só quem está ficando com esse passivo é a população de Candeias do Jamari. E precisamos reverter esse quadro urgentemente”, frisou o prefeito.
Da reunião participarão o presidente da Câmara Municipal, vereador Benjamim Soares (PV) juntamente com vereadores secretários, assessores e sociedade civil para discutir essas questões das compensação tanto na área ambiental como social

Confraternização

Prefeito Dinho participa confraternização da Policia Militar
Por:Shyley Saissem
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, participa da solenidade festiva realizada pela Policia Militar da troca de comando do batalhão no município, ocorrida há cerca de dois meses. A festa foi no balneário Antônio Domingo.
Para o sargento Fonseca, novo comandante da corporação, a realização do momento de descontração era necessária servir também de confraternização da tropa, haja vista que assumiu a missão no município às vésperas das festividades natalinas. Em seguida veio os festejos de Ano Novo e posteriormente o carnaval.
“Somente agora, no inicio de março, estamos conseguindo realizar essa confraternização, isso é claro, com a ajuda do nosso prefeito Dinho que não mediu esforços para nos ajudar a realizar a festa”, disse.
O comandante falou ainda do êxito do trabalho da corporação no carnaval, e fez questão de relembrar que nenhuma ocorrência grave foi registrado durante a toda quadra carnavalesca. Afirmou que apesar do número pequeno no efetivo da tropa no município, o esquema de segurança foi satisfatório para coibir qualquer principio de tumulto.
Já o prefeito Dinho Souza falou da satisfação em participar pela primeira vez de uma confraternização organizada pelo comando do batalhão da Policia Militar, que só agora teve a oportunidade comemorar as festividade de final de ano.
“Estou muito feliz de ter sido convidado à participar deste momento de descontração e lazer desses abnegados guardiães da segurança em nosso município. A população de Candeias do Jamari está muito feliz pelos serviços prestado pelo comandante Fonseca, que está a frente dessa tão importante instituição para a nossa comunidade”, finalizou o prefeito.

Teatro de Arena

Prefeitura reinaugura o Teatro de Arena de Candeias
Por: Shyley Saissem
Neste domingo, 07, a partir das 16 horas, a Prefeitura de Candeias do Jamari reinaugura o Teatro de Arena de Candeias, na praça 13 de Fevereiro, com apresentação teatral exibição de filmes e apresentação com artista locais.
O Projeto Arena 2010 é mais uma ação da Secretaria Municipal de Cultura, pasta que agilizou a reforma das instalações do teatro e estabeleceu bases para transformá-lo novamente em um centro de experimentação de linguagem, discussão e reflexão sobre as dramaturgias e cultura local, nacional e mundial.
O secretario de Cultura, Lucivaldo Fabrício, adiantou que para a reinauguração foi preparada uma programação toda especial com a disponibilização, pela prefeitura, de um brinquedo pula-pula, distribuição de pipocas e picolé que será feita durante o evento.
Com a entrega do espaço, a Prefeitura de Candeias do Jamari pretende resgatar valores culturais, além de gerar oportunidade de descobrir novos talentos oriundos do município. “Essa é mais uma conquista para a cultura popular de nossa cidade”, frisou o secretário.
O prefeito Dinho Souza adiantou que neste ano de 2010 a prefeitura de Candeias de Jamari investirá pesado na cultura. Para isso já no próximo dia 13, inaugurará o Centro Cultural do município que atenderá a comunidade com uma série de atividades de entretenimento, lazer, exposições de arte plásticas e visuais e ainda com aulas de dança, teatro e musica.
“Este ano vamos investir pesado na cultura e no turismo por que entendemos que com a valorização da cultura e da arte estaremos, estaremos fomentando a geração de emprego e renda à população do município” afirmou o prefeito.

Entrega de terrenos


Prefeito Dinho Souza entrega terrenos a família carentes de Candeias
Por: Shyley Saissem
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, entregou esta semana 15 lotes de terras medindo 300 metros quadrados a famílias carentes do bairro Santa Letícia. No local, os novos proprietários, que já ocupavam a área há oito meses, poderão agora construir suas casas.
O terreno onde estão localizados os lotes pertencia a uma empresa, mas foi desapropriado pelo município por descumprimento de uma clausula do Termo de Posse que estipulava prazo para ocupação da área de mais de 4,5 mil metros quadrados .
Para o secretario de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do município, Wilson Café, essa foi uma decisão acertada do prefeito tendo em vista que terreno loteado não havia sido ocupado no prazo determinado e só estava servindo de reduto para bandidagem.
“Com a desapropriação, a prefeitura agora tem como fazer com que aquela área cumpra com seu papel social, que é assegurar um local para que aquelas famílias possam construir suas casas. A decisão política do prefeito foi uma alternativa para minimizar os problemas fundiários na área urbana do município”, disse.
O prefeito Dinho Souza reforçou que, apesar das dificuldades de expansão que o município enfrenta, a prefeitura tem buscado diariamente solucionar o problema do deficit habitacional que Candeias do Jamari passou a enfrentar, principalmente depois do início da construção das usinas hidrelétrica do rio Madeira (Jirau e Santo Antônio).
“A população do município tem crescido muito nos últimos anos. E para fazer frente a essa demanda, a prefeitura precisa tomar a decisão de desocupar áreas que não estão sendo aproveitadas para distribuir a quem precisa de moradia. Todo mundo mundo tem o direito de viver com dignidade e nós, como prefeito do município, estamos nessa luta para garantir uma melhor qualidade de vida aos menos favorecidos”,frisou o prefeito.
Para a dona de casa Janilce Oliveira, uma das beneficiadas, a decisão de prefeito de doar os lotes veio em boa hora. “Estou muito feliz com a atitude dele. Agora vou poder sair do aluguel e já posso contar com um canto para morar com seus filhos”, afirmou.
Com mesma essa doação de lotes, já são 30 o número de famílias beneficiadas com a ação da Prefeitura de Candeias do Jamari, só em fevereiro. O prefeito Dinho Souza assegurou que mais terrenos poderão ser desapropriado, caso não esteja sendo ocupado de acordo com o Termo de Posse, que dá o prazo de seis meses para que seja edificada alguma construção no local.

Audiência Pública

Prefeitura de Candeias do Jamari realiza Audiência Pública para discutir PPA
Por: Shyley Saissem
A Prefeitura de Candeias do Jamari realizou no auditório da Camara Municipal, uma Audiência Publica para discutir o Plano Plurianual (PPA) 2009/2013. O prefeito Dinho Sousa, participou do debate acompanhado da secretária de Planejamento, Linflavia Tindale. Na ocasião os dois expuseram aos representantes das instituições civis, organizações não-governamentais e vereadores presentes ao evento quais são as proposta de investimentos do município para 2010. “Estamos trabalhando de acordo com oque estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO e como o gestor público, temos a obrigação de guiarmos as nossas ações de acordo com o que foi aprovado no PPA. É no Plano Plurianual que estão as metas e as prioridades da administração pública e as demandas da população”, frisou a secretaria.
Durante a discussão foi mostrado à população todo o planejamento da prefeitura para a adoção de providências administrativas no segundo ano da administração de Dinho Souza.
O prefeito, por sua vez, falou aos presentes que a discussão do PPA com a comunidade, permite que o gestor público erre menos principalmente quanto ao uso do dinheiro do contribuinte.
“Com essa discussão do PPA, o município, passa a investir nas áreas que a população elege como sendo essenciais para ela, como a saúde, a educação e a segurança”, salientou Dinho Souza, ressaltando que quem ganha com isso com essa discussão é a sociedade.
A coordenadora em Candeias do Jamari, da Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Porto Velho, Nelci Ramos, ressaltou a importância da participação popular no processo da gestão pública municipal.
“É muito importante participar dessas discussões porque por meio delas a comunidade pode expressar o que quer para o município. Toda a população tem que está preocupada com à elaboração e à execução do PPA. Por isso saio daqui com a certeza de que esse debate é muito importantes, até porque sabemos que o prefeito está preocupado em trabalhar conforme o anseio da comunidade, sem perder de vista os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”, falou a coordenadora.
Estiveram presentes na audiência publica instituições e ONGs de Candeias do Jamari, como a União Municipal de Direitos e Desenvolvimento Humano, a Comissão de Justiça e Paz (ligada à Igreja Católica), o Conselho Municipal de Saúde, a Pastoral da Criança, a Associação de Desenvolvimento da Agroecologia e Economia Solidária.

Ação em Triunfo

Justiça Rápida Itinerante realiza ação em Triunfo
Por: Shyley Saissem
O distrito Triunfo de Candeias do Jamari foi beneficiado neste final de semana, com a operação “Justiça Rápida e Itinerante”, do Poder Judiciário estadual. A ação aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro, quando foram feita triagem dos casos que necessitam de auxilio judicial. Nos dias 20 e 21 de Março haverá um outro mutirão com a realização das audiências.
As triagens e as audiências serão realizadas nas dependências da Escola Estadual Albino Buttener, a partir das 8 horas. Na avaliação do prefeito Dinho Sousa a realização da ação do Tribunal de Justiça de Rondônia é importante por levar assistência judiciária às pessoas que necessitam desse serviço, nos locais mais distantes do Estado.
“Essa ação da Justiça no distrito de Triunfo tem um significado muito importante por ser, acima de tudo, um trabalho de caráter comunitário, social e de utilidade publica, além de beneficiar aquele cidadão que mais sente falta desse atendimento, que é a população carente do município. Devido a distância, muitas das vezes essas pessoas tem dificuldade em ter acesso aos serviços prestados pela Justiça”, ressaltou o prefeito.

Resultados positivos





Candeias do Jamari comemora os resultados positivos do Carnaval 2010Por: Shyley Saissem
Sem nenhum registro de ocorrência policial o município de Candeias do Jamari, comemora os resultados positivos do esquema montado pela Prefeitura juntamente com o sistema de segurança do estado durante o carnaval 2010.
Este esquema contou com a participação da Policia Militar, Batalhão Ambiental, Pelotão de Policiamento Ostensivo e Corpo de Bombeiro e serviu para coibir os possíveis tumultos que pudesse estragar a festa de carnaval no Corredor da Folia do município.
Para o prefeito Dinho Souza, esses resultados merecem ser comemorados, tendo em vista, que neste carnaval pela primeira vez na historia do município, não houve nenhum registro por morte ou outros tipos violencia durante toda programação.
“Estamos muito felizes com a parceria que fizemos com os órgãos de segurança publica estado, isto nos proporcionou que realizássemos um dos carnavais mais seguro do estado, com o termino do carnaval curtimos o fim de alegria e começo de saudade,” Disse o prefeito Dinho Sousa.
Quem também esteve presente nós cinco dias de folia e comemorou os resultados positivo do carnaval foi o deputado federal Lindomar Garçon, para o deputado o sucesso na realização do carnaval de candeias incluirá definitivamente o município no roteiro turístico do estado de Rondônia.
“Está de parabéns, a prefeitura por ter organizado um carnaval tão surpreendente como este sem briga, sem índice violência, isto demonstra que o município de Candeias do Jamarirealmente está preparado para receber os turistas e visitantes que buscam diversão aliada à segurança. Disse o deputado

Em grande estilo


Candeias do Jamari comemora 18º anos em grande estilo
Por: Shyley Saissem
Nesse sábado, 13, o município de Candeias do Jamari completa 18ª anos de Emancipação Politica promovendo, a partir das 8 horas, em frente da sede prefeitura, uma serie atividades cívicas, culturais, esportivas e religiosas.
Será um dia inteiro de programação para comemorar a elevação da cidade à categoria de município, que nos últimos anos vem se desenvolvendo de forma significativa, principalmente a partir de 2009, com a posse do prefeito Dinho Souza.
“Apesar de ter sido o primeiro ano do meu mandato conseguimos avançar em muitos aspectos na busca por melhorias na cidade e na qualidade de vida da população também”, afirma o prefeito ao lembrar das dificuldades iniciais que encontrou pela frente.
História
O município surgiu como povoação no cruzamento da BR 29 (atual BR 364) com o rio Candeias. Era conhecida como Vila Candeias em homenagem ao rio que corta cidade, um afluente do rio Jamari.
Por orientação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de Rondônia, o projeto de emancipação tramitou na Assembléia Legislativa com o nome de Candeias do Jamari, porque já existia o município de Candeias na Bahia.
“Por ser o rio Candeias um afluente importante do rio Jamari, o município acabou recebendo esse nome, mas com a denominação de Candeias do Jamari”, lembra Dinho Souza.
Para o gestor municipal a importância que tem o município para o estado de Rondônia,é inestimável tendo em vista que Candeias está a pouco menos de 20 quilômetros distante capital do estado, Porto Velho, via a BR 364.
“O nosso município está situando num ponto estratégico estado, na área de influência direta das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, que estão sendo construídas no rio Madeira, projetos orçados em cerca de R$ 13 bilhões”, frisa o prefeito.
Programação
A abertura dos festejos alusivos ao aniversário do município está prevista para às 8 horas 18º anos de emancipação do município de Candeias do Jamari. Às 8h30 começam a se apresentar as primeiras bandas com o show da “Força Aérea” e das “Milionárias” (Pâmola, Elâine),
A partir das 09 horas terão início os torneio de Futebol, com alunos da escolinha Elo Cidadão, no campo Herbert Pinto e o de Vôlei de Areia, no Espaço Alternativo atrás da Prefeitura. No mesmo horário também iniciará o Torneio de Futebol de Salão Masculino, na quadra Lucivaldo Barros Gabriel (atrás da Prefeitura)
A programação esportiva prossegue pela parte da tarde. Às16 horas, haverá o amistoso entre as seleções de Candeias do Jamari e de seleção de Porto Velho, no Campo de futebol Herbert Pinto. As atividades esportivas encerram a partir das 17 horas, com a realização do Torneio de Levantamento de Peso e Supino, na quadra Lucivaldo Barros Gabriel.

Melhor carnaval do estado.








Candeias do Jamari prepara-se para realizar o melhor carnaval do estado.

Por: Shyley Saissem
Um grande esquema de segurança está sendo montado pela Prefeitura de Candeias do Jamari, para comemorar os 18º anos de emancipação política do município e o carnaval 2010. Os dois eventos acontecerão simultaneamente no período de 06 a 16 de fevereiro.
A realização é da Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari, através da Secretaria Municipal de Cultura e constam a apresentação de diversas atrações musicais no Corredor da Folia, uma área aberta ao lado da prefeitura que sendo preparada especialmente para a realização de duas matinês (carnaval para as crianças) nos cinco dias de festa.
"A nossa idéia este ano é realizar o melhor carnaval do estado, até porque neste mesmo período, estaremos comemorando os 18º aniversario do município e pela importância dessas datas os nossos munícipes merecem o que tem de melhor em nível de show regional”, disse o prefeito Dinho Sousa.
A idéia é atrair brincantes e foliões não só do município de Candeias, mas também da capital, Porto Velho, e das demais cidades vizinhas que buscam diversão aliada a segurança.
O prefeito Dinho Sousa, destacou ainda a parceria que a prefeitura do município vem fazendo com o sistema de segurança do estado.
Está semana em uma reunião que contou com a presença do major Frederico, do 5º Batalhão da PM; subtenente Uchak,do Batalhão da Polícia Ambiental; sargento Fonseca, do 4º Pelotão de Candeias; Sargento Macedo, do Corpo de Bombeiros, foi fechado o esquema de segurança que será implantado durante toda a programação.
O secretário de Cultura do município Lucivaldo Melo confirmou que a Polícia Militar utilizará durante o evento 60 soldados do Batalhão da Policia Ambiental, Pelotão de Policiamento Ostensivo, além de três guarnições de radiopatrulha com o apoio de 06 motocicletas e ainda o Corpo de Bombeiro. Também serão usadas duas ambulâncias. Toda programação será acompanhada pelos plantonistas do Conselho Tutelar.
Apoio
O deputado federal Lindomar Garçon (PV), convidado pelos representantes dos blocos carnavalescos as Piranhas, Galo da Marechal, Tô com Cede, Não Agüenta Bebe Leite, Papudinho, Cabanas, Tiozinho, Amigos 51 também se prontificou em ajudar pessoalmente as agremiações carnavalescas na busca de patrocínio para incentivar o engrandecimento dessa festa no município.
Na programação também foi reservado um dia especial para os religiosos da cidade, no dia 13, a um grande evento ecumênico com apresentações banda musicais gospel, na quadra coberta Jair Carvalho Frota, em comemora o aniversario do município.